Whatsapp icon Whatsapp

Política

A palavra “política” provém do grego “politéia”. Tal palavra era usada para se referir a tudo relacionado a polis (Cidade-estado) e à vida em coletividade. Portanto, podemos chegar a um ponto em comum ao afirmar que a política está relacionada diretamente com a vida em sociedade, no sentido de fazer com que cada indivíduo expresse suas diferenças e conflitos sem que isso seja transformado em um caos social.

Embora se afirme que gregos e romanos tenham criado a política, com destaque para a obra “Política” de Aristóteles, não podemos negar a existência de relações de poder e autoridade em civilizações anteriores. De fato, gregos e romanos desenvolveram as características de autoridade e poder no sentido político.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De certa forma, a política surgiu para garantir a estabilidade social. O agente máximo que garante essa estabilidade é o Estado. O poder político, exercido pelo mesmo, está diretamente relacionado ao direito de coerção e uso legítimo da força física. Assim, para garantir os interesses da sociedade em geral, o Estado pode, de forma única, utilizar a forma coercitiva. Em sua obra “O Príncipe”, Maquiavel afirmou que o que move a política é a luta pela conquista e pela manutenção do poder, além disso, segundo ele, os fins deveriam justificam os meios, isto é, para a finalidade da ordem, soberania e bem-estar social, o Estado poderia usar a força física de forma legítima.

A ciência política é uma área do pensamento destinada a estudar os modelos de organização e funcionamento estatal. No âmbito acadêmico, essa área do conhecimento se institucionalizou particularmente nos Estados Unidos, com desdobramentos para a Europa Ocidental. Após a crise das democracias representativas, a difusão da política como uma ciência ocorreu em vários países do Terceiro Mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eliene
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Política

Absolutismo
Clique para saber o que foi o absolutismo. Entenda como surgiu, suas práticas econômicas e como acabou.
Anistia
Clique no link para saber o que é a anistia. Veja também os tipos de anistia na legislação brasileira, o uso da anistia no Brasil e a diferença com indulto e graça.
Asilo político
Entenda o que é o asilo político. Veja a diferença entre o asilado político e o refugiado. Saiba como funciona o asilo político no Brasil e em outros países.
Câmara dos Deputados
Acesse o texto para conhecer sobre a Câmara dos Deputados, a casa que compõe a câmara baixa do Legislativo federal do sistema político brasileiro.
Candidatos à presidência do Brasil: 2010
Informações sobre os candidatos ao cargo político mais importante do Brasil.
Censura
Acesse o texto e saiba o que é censura. Entenda como se manifesta, veja momentos em que foi utilizada no Brasil e o que nossa Constituição diz.
Cleptocracia
Cleptocracia, o que é cleptocracia, governo, política, corrupção, ladrões, características da cleptocracia.
Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)
Acesse este link para conhecer e entender do que se trata uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Saiba como e por quem pode ser formada uma CPI.
Como é eleito o Presidente dos EUA?
Entenda como é eleito o Presidente dos Estados Unidos!
Como funciona o sistema político brasileiro?
Como funciona o sistema político brasileiro?, política, Brasil, três poderes, câmara, senado, Executivo, Legislativo, Judiciário, processo político, política brasileira.
Congresso Nacional
Acesse o texto para saber o que é o Congresso Nacional. Entenda como funciona, como é formado, quem elege seus membros e como as leis são criadas.
Demagogia
Um conceito político com significações diversas.
Deputado estadual
Clique aqui e saiba detalhes sobre o que é o cargo de deputado estadual e quais são suas funções.
Deputado federal
Você sabe o que é e o que faz um deputado federal? Clique aqui e entenda as funções desse cargo político e como ocorre sua eleição.
Desobediência Civil
Conheça do que se trata a ideia de desobediência civil. Saiba o significado dessa ideia, quando surgiu e quando foi exercida ao longo da história.
Diferença entre voto nulo e branco
Acesse este link e leia este texto do Mundo Educação que trata das diferenças que existem entre voto nulo e voto branco. Saiba com o nosso texto como a Constituição e como a Lei das Eleições entendem os dois votos e como o eleitor faz o registro de voto nulo ou branco na urna.
Direita e esquerda
Clique aqui e descubra o que são direita e esquerda na política. Saiba quando essa divisão surgiu e entenda o que cada perspectiva defende.
Eleições na Argentina
Clique no link e acesse o texto para entender como funcionam as eleições na Argentina. Entenda quem pode votar e conheça as três etapas da eleição para presidente.
Estado de sítio
Descubra o que é o estado de sítio. Veja como ele pode ser implantado, em quais situações isso pode ser feito, o que muda com ele, e os momentos em que ocorreu.
Extrema-direita
Clique aqui, entenda o que é extrema-direita e conheça sua ideologia. Saiba também quais foram os principais regimes de extrema-direita.
Fidelidade Partidária
Uma questão comum a várias democracias contemporâneas.
Governador
Clique aqui para entender o que é um governador. Veja as funções desse cargo no Brasil e como a população brasileira escolhe os seus governadores.
Impeachment
O instrumento político que retirava os poderes de um dirigente do Poder Executivo.
Impostos recolhidos obrigatoriamente
Impostos recolhidos obrigatoriamente, o que é imposto, a finalidade dos impostos, tipos de impostos, quem são os responsáveis pela cobrança dos impostos, impostos recolhidos pela União, impostos recolhidos pelo Estado, impostos recolhidos pelos municípios.
Keynesianismo
Conheça o que é o keynesianismo e o que defende essa teoria econômica. Veja suas características e consequências.
Lavagem de dinheiro
Lavagem de Dinheiro, o que é lavagem de dinheiro, como funciona o esquema de lavagem de dinheiro, paraísos fiscais.
Lei marcial
Clique aqui e saiba o que é lei marcial. Entenda quando pode ser adotada e quais direitos podem ser reduzidos. Descubra se existe previsão de lei marcial no Brasil.
Lobby
Lobby, o que é lobby, o que caracteriza um lobby, fazer lobby, política, influências, corrupção, interesses, jogo político, lobby é ilegal?, lobista, jogo de interesses.
Marco temporal
Saiba mais sobre o marco temporal clicando aqui. Entenda o que propõe essa tese jurídica, quando começou a ser defendida e quais são suas possíveis consequências.
Monarquia
Clique aqui para saber mais a respeito da forma de governo mais antiga que existe atualmente: a monarquia. Conheça os modelos e as características das monarquias.
Movimento sufragista
Conheça a história do movimento sufragista, isto é, a atuação do movimento feminista em busca do direito ao voto e da participação na vida política.
O que é CPMF?
Fique sabendo o que é a CPMF e que importância ela teve no contexto da “Nova República” no Brasil.
O que é golpe de Estado?
Acesse o texto para entender o que é golpe de Estado e veja como essa ação ilegal acontece. Conheça os golpes de Estado que ocorreram no Brasil.
O que é inelegibilidade?
Saiba o que é inelegibilidade. Entenda a diferença entre ela e a suspensão dos direitos políticos. Confira os políticos brasileiros que se tornaram inelegíveis.
O que é intervenção federal?
Acesse o texto para saber o que é intervenção federal. Veja em que situações ela pode ser decretada e quantas vezes essa medida já foi utilizada no Brasil.
Parlamentarismo
Entenda como funciona o parlamentarismo nos países democráticos e republicanos. Saiba qual a origem e as características desse sistema político.
Paternalismo
Um prática em que o favor toma o lugar da representação política.
Plutocracia
Plutocracia, o que é plutocracia, características da plutocracia, riqueza, política, governo exercido pelos ricos.
Poder Executivo
Acesse para saber mais sobre o Poder Executivo. Entenda o princípio dos Três Poderes, a função do Executivo e as funções específicas de seus representantes.
Poder Judiciário
Você sabe como funciona o Poder Judiciário? Clique aqui e entenda o que ele é, qual a função que possui e quais os órgãos e membros que fazem parte dele.
Poder Legislativo
Clique para saber mais sobre o Poder Legislativo. Entenda qual é a sua função e como seus representantes são escolhidos.
Populismo
Clique aqui e acesse este texto que explica sobre populismo. Entenda o que significa esse conceito que foi utilizado para explicar parte da experiência histórica e política do Brasil. Conheça ainda as críticas feitas por estudiosos a respeito desse termo e compreenda o fenômeno recente do populismo de direita.
Prefeito
Clique no link para ler detalhes sobre as funções de um prefeito, como ele se elege e a história das prefeituras no Brasil.
Presidencialismo
Clique para conhecer mais sobre o presidencialismo. Entenda o que é esse sistema de governo, suas características básicas e como funciona no Brasil.
Presidente da República
Saiba o que significa ser presidente da república e quais as funções do cargo. Descubra como ocorre sua escolha e qual é a linha de sucessão presidencial no Brasil.
Segundo turno nas eleições
Clique aqui, entenda por que algumas eleições possuem segundo turno e saiba quando ele foi instituído.
Senado Federal
Clique aqui, entenda o que é, como funciona, o que representa e qual a função do Senado Federal e saiba onde está localizado.
Senador
Clique e acesse para saber mais detalhes sobre os senadores, agentes políticos que atuam na Câmara Alta do Congresso Nacional. Entenda suas funções.
Sistema eleitoral brasileiro: como funciona?
Acesse para saber mais sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. Entenda os dois sistemas que organizam as eleições: o majoritário e o proporcional.
Tecnocracia
Tecnocracia, o que é tecnocracia, características da tecnocracia, política, tecnologia, economia, utopia, métodos de produção, ciência.
Teocracia
A forma de governo influenciada por concepções de caráter religioso.
Título de eleitor
Clique aqui para saber tudo sobre o que é o título de eleitor. Saiba também a história desse documento e como tirá-lo pela internet.
Três Poderes
Saiba mais sobre o surgimento e a divisão dos Três Poderes e sobre aquele que propôs esse modelo de Estado: Charles Montesquieu.
Tribunal de Haia
Saiba o que é o Tribunal de Haia e entenda qual o seu papel. Veja como aconteceu a fundação desse tribunal e conheça os quatro casos de condenação emitidos em Haia.
Urna eletrônica
Clique aqui e saiba sobre a urna eletrônica, usada nas eleições brasileiras. Entenda como funciona e o sistema de segurança que possui.
Vereador
Clique aqui para saber mais sobre o cargo legislativo de vereador. Veja a história das Câmaras Municipais no Brasil, e conheça as funções de um vereador.
Você sabe o que é crime eleitoral?
O que é crime eleitoral? Clique aqui, entenda o que são os considerados crimes eleitorais e veja exemplos.