Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. África do Sul
  3. Copa do Mundo de 2010

Copa do Mundo de 2010

A copa do mundo de 2010 será realizada na África do Sul. É a primeira vez que um país africano sedia um evento esportivo que tem repercussão mundial.
O evento envolverá trinta e dois países do mundo, entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2010.
A seleção da África do Sul, até hoje, só participou de duas copas do mundo. Das vagas oferecidas aos participantes, treze são destinadas aos países da Europa, seis aos países africanos, quatro e meia aos países asiáticos, quatro e meio aos da América do Sul, três e meio aos da América do Norte e meio para a Oceania – isso em percentuais equivalentes ao número de países de cada continente.
As cidades que sediarão os jogos são: a capital do país – Cidade do Cabo, Bloemfontein, Durban, Joanesburgo, Nelspruit, Polokwane, Port Elizabeth, Pretória, Rustenburg.
As trinta e duas seleções participantes serão divididas em oito grupos, sendo que duas dessas saem classificadas para as oitavas de final. A eliminação dos outros times acontecerá nessa fase, ficando oito times selecionados para as quartas de final. O país que perder estará imediatamente eliminado da competição. Nas semifinais, quatro países disputarão as vagas para a final. Os perdedores dessa etapa disputarão o terceiro lugar num jogo realizado no dia 10 de julho e a grande final acontecerá no dia 11, num estádio em Johannesburgo.
A África do Sul não possui o número suficiente de estádios para atender a demanda de uma copa do mundo, motivo pelo qual está construindo mais cinco estádios de futebol. Porém, a FIFA (Fédération Internationale de Football Association) teme que o país não consiga terminar as obras em tempo. Caso isso não aconteça, a Alemanha sediará o evento.
A logomarca oficial da copa do mundo de 2010 foi apresentada no dia sete de julho de 2008.
Zakumi é o mascote que irá alegrar a festa. É um leopardo, animal facilmente encontrado no país, e seu nome significa África dez, sendo ZA da sigla do país e kumi do número dez..
Além da figura do animal, criaram um slogam interligando a copa de 2006 com a de 2010 sendo, “futebol por um mundo melhor – da Alemanha para a África”. É uma homenagem à Alemanha, pela manifestação contra o racismo na copa passada.
Zakumi – África 10
Zakumi – África 10
Publicado por: Jussara Barros
Assuntos relacionados
Bandeira da África do Sul e atrações do país
Curiosidades da África do Sul
Conhecendo a África do Sul e as principais formas de se divertir no país.
Derartu Tulu e Elana Meyere mostram que é possível viver sem o racismo
Esportes Mais Praticados na África do Sul
O apartheid, o racismo e os esportes praticados no país.
Fuleco, mascote da Copa 2014
Copa do Mundo 2014 no Brasil
Após 64 anos, a Copa do Mundo volta ao Brasil em 2014. Conheça detalhes da competição e a entenda melhor.
Copa do Mundo é realizada a cada quatro anos, com título disputado por 32 seleções
Copa do Mundo
Clique neste link do Mundo Educação e tenha acesso a uma série de informações sobre a Copa do Mundo de Futebol. Neste texto você poderá ver uma rápida definição da competição e de sua importância esportiva assim como acompanhar a evolução do evento e ter acesso a informações básicas.
Mascote da 21ª edição da Copa do Mundo*
Copa do Mundo Rússia 2018
Saiba tudo sobre a Copa do Mundo 2018, que será realizada em onze cidades da Rússia, de 14 de junho a 15 de julho. O Mundial de Futebol contará com a participação de 32 seleções. Serão disputados 64 jogos em doze estádios. A final acontecerá dia 15 de julho, em Moscou.
Têxtil, automobilístico, alimentos e minérios são os destaques
Comércio da África do Sul
As principais fontes de renda que movem o país.
Comemorações do dia da Mulher e do dia da Liberdade
Alguns Feriados da África do Sul
Feriados importantes que refletem a luta pela dignidade desse país.