Whatsapp icon Whatsapp

Estações do ano

Estações do ano são subdivisões baseadas em padrões climáticos, representando os períodos do ano. Existem quatro estações: verão, outono, inverno e primavera.
As estações do ano representam quatro diferentes períodos ao longo de um ano.
As estações do ano representam quatro diferentes períodos ao longo de um ano.

Estações do ano designam quatro períodos ao longo de um ano, cada um com características distintas, baseadas em padrões ou variações climáticas. As estações do ano são: outono, inverno, primavera e verão.

Características das estações do ano

As estações do ano possuem características bem definidas e específicas, diferenciando-se nos Hemisférios Sul e Norte de acordo com a inclinação do eixo da Terra e com os movimentos de rotação e translação.

Veja abaixo as principais características das estações do ano:

Verão

Apresenta temperaturas elevadas e dias mais longos que as noites. Nesse período, há aumento dos índices pluviométricos. Essa estação do ano sucede a primavera e antecede o outono.

Outono

É considerado um período de transição e caracteriza-se pelo declínio das temperaturas, com exceção das regiões que se localizam próximo ao Equador. Nesse período, as folhas das árvores apresentam tons amarelados e costumam cair, indicando mudança de estação.


O outono representa um período de transição entre o verão e o inverno.

Inverno

Caracteriza-se pela queda das temperaturas e, em alguns lugares do Hemisfério Sul, pela ocorrência de geadas e nevascas. Apresenta dias mais curtos e noite mais longas em decorrência da menor incidência solar. Nesse período, ocorrem migrações de diversas espécies de animais para áreas com temperaturas mais elevadas.


Em lugares distantes do Equador, o inverno representa um período de intensas nevascas.

Primavera

Apresenta temperaturas amenas e agradáveis e aumento dos índices pluviométricos. Os dias começam a ficar mais longos, e as noites passam a ser mais curtas. A característica principal dessa estação é reflorescimento da flora terrestre.

Estações do ano no Hemisfério Norte

  • Verão: inicia-se por volta do dia 21 de junho, finalizando por volta do dia 23 de setembro. É chamado de verão boreal.

  • Outono: inicia-se por volta do dia 23 de setembro e finaliza-se por volta do dia 21 de dezembro. Essa estação é chamada de outono boreal.

  • Inverno: inicia-se por volta do dia 21 de dezembro e finaliza-se por volta do dia 20 de março. É conhecido como inverno boreal.

  • Primavera: inicia-se por volta do dia 20 de março, finalizando por volta do dia 21 de junho. É conhecida como primavera boreal.

Estações do ano no Hemisfério Sul

  • Verão: inicia-se por volta do dia 21 dezembro e finaliza-se por volta do dia 20 de março. É conhecido como verão austral.

  • Outono: inicia-se por volta do dia 20 de março e termina por volta do dia 21 de junho. É conhecido como outono austral.

  • Inverno: inicia-se por volta do dia 21 de junho e finaliza-se no dia 21 de setembro. É conhecido como inverno austral.

  • Primavera: inicia-se por volta do dia 22 de setembro e finaliza-se por volta do dia 21 de dezembro. É conhecida como primavera austral.

Estações do ano no Hemisfério Sul – 2020

 

Início

Término

Outono

20 de março de 2020 às 00h50min

20 de junho de 2020 às 18h44min

Inverno

20 de junho de 2020 às 18h44min

22 de setembro de 2020 às 10h31min

Primavera

22 de setembro de 2020 às 10h31min

21 de dezembro de 2020 às 07h02min

Verão

21 de dezembro de 2020 às 07h02min

20 de março de 2020 às 00h50min


Ordem das estações do ano

A ordem das estações do ano depende da escolha de um mês como referência. Se o mês escolhido no Hemisfério Sul, por exemplo, for janeiro, a estação do ano vigente será o verão. Nesse mesmo mês, no Hemisfério Norte, será inverno.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja abaixo a ordem das estações do ano, inciando-se pelo verão:

Verão → Outono → Inverno → Primavera

Por que existem as estações do ano?

As estações do ano existem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de translação, em que a Terra gira ao redor do Sol, é responsável pela existência das estações do ano. Já o movimento de rotação, em que a Terra gira em torno do seu próprio eixo, possibilita a ocorrência do dia e da noite.

Leia também: Movimento de rotação e translação da Terra

Como o movimento de translação faz com que a incidência solar seja diferente nos dois hemisférios, as estações do ano não ocorrem de maneira uniforme e simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.

Solstício e Equinócio

Solstício: fenômeno astronômico que compreende o início do verão e do inverno nos hemisférios. Nesse período, o Sol incide com maior intensidade em um dos hemisférios, o que é conhecido como solstício de verão. Quando um hemisfério está no solstício de verão, o outro está no solstício de inverno.

Equinócio: fenômeno astronômico que compreende o início da primavera e do outono. Nesse período, que ocorre duas vezes ao ano, os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz. No equinócio, os dias e as noites têm igual duração.

Saiba mais: Características do solstício e equinócio


Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano.

Estações do ano no Brasil

As estações do ano não ocorrem de maneira precisa em quase todo o Brasil. Estados da região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, e regiões de Minas Gerais e do Rio de Janeiro apresentam as estações do ano mais bem definidas.

Na maioria das regiões, há duas estações bem determinadas: uma quente e úmida, outra quente e seca. Veja abaixo as principais características das estações do ano no Brasil:

  • Verão: durante esse período, ocorrem chuvas de curta duração. Mudanças temporais repentinas também são comuns em decorrência do aumento das temperaturas, que favorece a formação de tempestades seguidas de trovoadas.


O verão representa um período chuvoso e de altas temperaturas.

  • Outono: nesse período, ocorrem a redução dos índices pluviométricos e a queda gradual das temperaturas, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e partes da região Centro-Oeste do país. Durante essa estação, as condições meteorológicas variam rapidamente, ocorrendo geadas e nevoeiros na região Sul.

  • Inverno: estação em que as temperaturas apresentam queda em algumas localidades e elevação em outras. Regiões como Sudeste e Centro-Oeste apresentam, nesse período, o menor índice pluviométrico do ano e baixa umidade do ar. Nas regiões Sudeste e Sul, especialmente, há atuação de frentes frias. Nessa época do ano, é comum a ocorrência de doenças respiratórias, em virtude da baixa umidade do ar.

  • Primavera: é um período de mudanças nas temperaturas e aumento gradativo dos índices pluviométricos. Representa a transição entre uma estação muito seca e outra muito úmida. Durante esse período, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentam temperaturas que tendem a elevar-se ao longo da estação.

Leia mais: Início da primavera


A primavera representa o momento de reflorescimento da flora terrestre.

Estações do ano em inglês

Português

Inglês

Verão

Summer

Outono

Autumn/Fall

Inverno

Winter

Primavera

Spring

Publicado por Rafaela Sousa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

As dunas são formações características dos desertos.
Desertos
Saiba quais são as principais características naturais dos desertos. Veja quais são os maiores desertos do mundo. Entenda o processo de formação de um deserto.
O significado do termo inverno refere-se aos aspectos físicos da estação, como o tempo nublado e frio.
Inverno
Saiba mais sobre as características do inverno. Entenda o fenômeno do equinócio e sua influência na ocorrência das estações do ano. Veja como é o inverno no Brasil.
As pás de um ventilador fazem um movimento de rotação
Movimentos de translação e rotação
O movimento de um objeto qualquer é classificado como sendo de translação, rotação ou uma combinação deles. Veja mais sobre movimento de translação e rotação!
Outono
Clique e veja características do outono. Entenda também o que é um equinócio, quando ele ocorre e por que o outono é chamado de estação das frutas.
O Sol é muito importante para a existência de vida no nosso planeta
Particularidades da dinâmica do Sol
Conheça as principais características da estrela responsável pela formação do nosso sistema solar, o Sol.
Terra, único planeta que possui vida.
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.
A primavera é a estação do ano conhecida como estação das flores.
Primavera
A primavera acontece na mesma época do ano no hemisfério Norte e Sul? Saiba a resposta para essa e outras perguntas lendo nosso texto sobre a estação da primavera.
Os processos erosivos podem causar sérios danos aos solos
Processos erosivos
Compreenda o conceito e as características dos processos erosivos.
As variações observadas na atmosfera ao longo de um dia dizem respeito às condições do tempo de um determinado lugar.
Qual é a diferença entre tempo e clima?
Descubra a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são as definições de cada um, bem como os elementos que os influenciam. Veja também o que é previsão do tempo.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano.
Solstício e equinócio
Solstício e equinócio, fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano, relacionam-se com o movimento aparente do Sol, que interfere na quantidade de radiação solar recebida pela Terra. Saiba as principais características desses fenômenos, quando ocorrem e qual a relação entre eles e as estações do ano.
A umidade do ar é um importante elemento climático
Umidade do Ar
Entenda o que é a umidade do ar e descubra a importância desse elemento climático, bem como as diversas influências que ele possui sobre a nossa vida.
Verão
Conheça mais sobre o verão. Saiba quais são suas principais características e quando se inicia nos dois hemisférios. Descubra também o que é horário de verão.
video icon
Geografia
Discussões sobre o clima 2021 e COP-26
Assista à videoaula sobre as discussões sobre o clima 2021 e a COP-26. Saiba o que são as COP, onde será a COP-26 e qual a importância dessas conferências!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!