Whatsapp icon Whatsapp

12 de Outubro – Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em nosso país no dia 12 de outubro. Essa data comemorativa foi estabelecida por uma lei sancionada em 1924, durante a Primeira República.
Crianças abraçadas e sorrindo sentadas em um banco de madeira
O Dia das Crianças foi criado por um decreto sancionado em 1924, durante o governo de Artur Bernardes. Essa data popularizou-se após a década de 1950.

No dia 12 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia das Crianças. Nosso país foi um dos primeiros a comemorar essa data e, desde 1924, o calendário brasileiro tem um dia especialmente dedicado às crianças. Somente em 1959, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estabeleceu o dia 20 de novembro como Dia Internacional das Crianças, em referência à Declaração dos Direitos da Criança.

Para entender a história da instituição desse dia no Brasil e sua popularização, é importante conhecer um pouco do conceito de infância no mundo ocidental.

Debate sobre infância na história

Muitos especialistas em história da infância, como o historiador francês Philippe Ariès, asseguram que o conceito de infância ou de criança, tal como o concebemos hoje, foi socialmente construído a partir do século XVIII. Nessa época, as primeiras teses de pedagogia moderna – como as de Jean-Jacques Rousseau – começaram a pensar a criança de acordo com suas singularidades físicas, cognitivas e sociais. Assim, pautas como desenvolvimento da estrutura corporal e aprendizado escolar de acordo com a faixa etária começaram a entrar nas discussões políticas, sobretudo após a Revolução Francesa.

As legislações dos Estados Nacionais do século XIX, apoiadas nas ideias liberais herdadas do Iluminismo e da Revolução Francesa, solidificaram essa nova concepção de infância. Os cuidados com a criança passaram a ser função não apenas de seu núcleo familiar, mas também do Estado. Com a crise social deflagrada pela Primeira Guerra Mundial – que deixou milhares de crianças órfãs e abandonadas –, as reflexões sobre a infância tornaram-se ainda mais relevantes e incisivas. Foi nesse contexto que muitos países começaram a realizar congressos direcionados ao estudo sobre a criança.

Acesse também: 22 de agosto – Dia do Folclore

Quando surgiu o Dia da Criança no Brasil?

A cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil) sediou, em 1923, o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Nessa época, o país era governado por Artur Bernardes. Galdino do Valle Filho, um dos deputados federais da época, aproveitando a atmosfera reflexiva que o congresso deixara na capital, elaborou, no ano seguinte (1924), um projeto que tinha como objetivo a criação de um dia nacional dedicado à criança.

A proposta do deputado era de que esse dia fosse celebrado em 12 de outubro. O projeto de Galdino foi aprovado, e o Dia da Criança foi oficializado pelo presidente Artur Bernardes por meio do decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O registro da lei feito na época afirmava que: “Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário”|1|. É claro que a criação da dita “festa da criança” não teve repercussão imediata, tornando-se popular após 1950.

Acesse também: Conheça a origem da árvore de natal

Como o Dia das Crianças tornou-se popular no Brasil?

Criança brincando em um patinete em referência ao Dia das Crianças.
O Dia das Crianças ficou popular no Brasil após uma campanha publicitária da marca de brinquedos Estrela.

Foram necessários cerca de 30 anos para que o Dia das Crianças entrasse no “gosto” do povo brasileiro. Isso aconteceu a partir de 1955, quando a marca de fabricação de brinquedos Estrela iniciou uma campanha nacional para venda de seus produtos. A campanha foi intitulada “Semana do Bebê Robusto”. A ação consistia em usar o Dia da Criança para alavancar a venda de brinquedos.

Dez anos depois, em 1965, foi a vez da empresa Johnson & Johnson dedicar-se ao mesmo tipo de projeto, com a campanha “Bebê Johnson 65”. A partir de então, o Dia da Criança, criado no Brasil em 1924, passou a ser disseminado em todo o país.

O feriado do dia 12 de outubro tem relação com o Dia das Crianças?

Apesar de o Dia das Crianças ser celebrado no dia 12 de outubro, essa data comemorativa não tem nenhuma relação com o feriado nacional decretado nesse dia.

O feriado que existe nacionalmente em 12 de outubro está relacionado com Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Esse dia tornou-se feriado com a lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, sancionada pelo presidente militar João Figueiredo.

Frases para o Dia das Crianças

Frase para o Dia das Crianças.

  • Ser criança é uma festa. Por isso, nunca permita que a farra termine. Feliz Dia das Crianças!

  • A criança faz do mundo o que ela conseguir inventar.

  • Ser criança é ter o passe livre para se lambuzar comendo seu doce preferido.

  • Hoje é dia de quem sabe aproveitar muito bem o lado doce da vida!

Notas

|1| Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924. Para acessar, clique aqui.

Publicado por Cláudio Fernandes , Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

04 de outubro – Dia da Natureza
Entenda por que o Dia da Natureza é comemorado em 04 de outubro e a importância da criação dessa data. Neste texto abordaremos ainda a importância da natureza para o ser humano, os impactos negativos do homem no meio ambiente e medidas que podem ser realizadas no nosso dia a dia para reduzir esse impacto.
15 de outubro - Dia do Professor
Acesse para saber mais a respeito do Dia dos Professores. Entenda como surgiu essa data comemorativa e quando ela ocorre em outros países.
16 de outubro - Dia Mundial da Alimentação
Você sabe por que o Dia Mundial da Alimentação é tão importante? Conheça a história por trás da criação da data e os temas já abordados nela.
1º de outubro – Dia do Idoso
Clique aqui e saiba mais sobre o Dia do Idoso e também sobre a Lei n°10.741, também conhecida como Estatuto do Idoso.
1º de outubro — Dia Internacional da Música
Clique no link para saber mais detalhes sobre o Dia Internacional da Música. Veja quando essa data comemorativa foi criada. Conheça seu objetivo e sua importância.
26 de Outubro – Criação da Cruz Vermelha
Conheça a história de Criação da Cruz Vermelha, em meio às guerras nacionalistas do século XIX.
29 de outubro – Dia Nacional do Livro
Saiba por que, em 29 de outubro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional do Livro e a importância dessa data.
31 de Outubro – Halloween
Conheça as origens e significados do feriado de Halloween, bem como as mudanças que ocorreram desde a sua criação!
31 de outubro – Halloween
Clique e conheça a história do Halloween. Veja qual é a origem da festa e entenda como ela foi introduzida nos Estados Unidos! Conheça seus principais símbolos!
Dia do Médico
Considerações importantes sobre a profissão que cuida da saúde.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!