Tabela periódica

A Tabela Periódica é uma ferramenta na qual temos todos os elementos conhecidos organizados em colunas horizontais e verticais.
A Tabela Periódica dos elementos químicos

A Tabela Periódica é o resultado da necessidade que os químicos sempre tiveram de organizar os elementos químicos e fornecer o máximo possível de informações sobre eles para facilitar a consulta, quando necessária.

Vários foram os cientistas que tentaram e propuseram organizações para os elementos químicos ao longo da história. A Tabela atual foi proposta pelo químico Henry Moseley, no ano de 1913, quando ele criou a lei periódica, que enuncia que:

As propriedades dos elementos químicos se repetem periodicamente, quando eles são ordenados em ordem crescente de seus números atômicos”.

Neste espaço (veja os textos dispostos logo mais abaixo), você poderá explorar e ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre a Tabela Periódica e os elementos químicos, pois aqui ofereceremos diversos textos que abordam os mais variados temas relacionados à Tabela, como:

1) Organização da Tabela Periódica

Ao organizar a Tabela Periódica em ordem crescente de número atômico, Moseley posicionou os elementos químicos formando colunas horizontais e verticais. Cada uma dessas colunas recebeu uma denominação:

• Colunas horizontais: os períodos, que são sete, indicam a quantidade de níveis de energia presentes em cada átomo de cada elemento químico.

• Colunas verticais: as famílias ou grupos, que são dezoito, indicam o subnível mais energético de cada átomo de cada elemento químico. As famílias periódicas podem ser divididas em famílias A ou famílias B, sendo oito famílias A (família dos elementos representativos) e oito famílias B (família dos elementos de transição):

As famílias A e B e os períodos da Tabela Periódica

2) As características dos elementos químicos

Entre as principais características dos elementos químicos, podemos destacar:

a) Estados físicos

Em relação à temperatura ambiente, os elementos podem ser classificados em:

Líquidos: elementos como mercúrio (Hg) e o bromo (Br), por exemplo, são líquidos em condições ambientes. Vale dizer que outros elementos, tais como o gálio (Ga), rubídio (Rb), frâncio (Fr) e o césio (Cs), tornam-se líquidos em temperaturas um pouco maiores, entre 27ºC e 30 ºC.

- Gasosos: apenas os elementos hidrogênio (H), nitrogênio (N), oxigênio (O), flúor (F), cloro (Cl) e os gases nobres são gasosos em temperatura ambiente.

- Sólidos: todos os outros elementos químicos.

b) Natureza

A natureza do elemento está relacionada com suas principais propriedades e comportamentos físicos, a saber:

• Metais (quadrados brancos na representação abaixo): Elementos químicos sólidos em temperatura ambiente que apresentam como principais características a condução de corrente elétrica, a condução de calor e a capacidade de formar cátions;

• Ametais (quadrados azuis na representação abaixo): Elementos químicos que apresentam características contrárias às dos metais. A principal delas é a capacidade de formar ânions;

• Hidrogênio (quadrado amarelo na representação abaixo): elemento químico mais abundante do universo e apresenta características que não o assemelham a nenhum outro elemento químico;

• Gases nobres (quadrados verdes na representação abaixo): Elementos químicos encontrados no estado gasoso que apresentam grande estabilidade. Por essa razão, não necessitam interagir com nenhum outro átomo de outro elemento químico.

Posição dos elementos na tabela quanto à sua natureza

c) Obtenção

- Naturais: elementos químicos que podem ser obtidos na natureza;

- Artificiais: elementos químicos produzidos pelo homem em laboratório, como os transurânicos (número atômico é maior do que 92) e os cisurânicos (número atômico é menor do que 92).

3) As propriedades periódicas dos elementos químicos

Várias são as propriedades referentes aos elementos químicos que podem discutidas e analisadas com base na Tabela Periódica:

• Raio atômico (propriedade referente ao tamanho dos átomos do elemento);

• Energia de ionização (energia necessária para retirar um elétron de um átomo no estado gasoso);

• Eletronegatividade (capacidade que um átomo tem de atrair para perto de si os elétrons da ligação com outro átomo);

• Eletroafinidade (energia liberada por um átomo no estado gasoso ao receber um elétron);

• Eletropositividade (Capacidade que um átomo tem de liberar os elétrons da ligação com outro átomo);

• Ponto de fusão e Ponto de ebulição: (Por meio da tabela, podemos identificar se certo elemento apresenta maior tendência de sofrer fusão ou ebulição em relação a outro elemento);

• Reatividade (capacidade que um átomo tem de reagir com outro, formando novas substâncias).

Publicado por Diogo Lopes Dias

Artigos de Tabela periódica

Os cobiçados e belos diamantes são cristais formados única e exclusivamente por átomos de carbono, um ametal.
Ametais
Conheça os ametais. Veja quais são as características, propriedades e aplicações desses elementos químicos. Aprenda quais são as diferenças entre eles e os metais.
Localização dos calcogênios na tabela periódica
Calcogênios
Clique e conheça o que são os calcogênios por meio da distribuição eletrônica e das características gerais desse importante grupo da tabela periódica.
O Hélio é um gás nobre utilizado para encher balões de festa
Características dos gases nobres
Conheça as características dos gases nobres e entenda por que apenas esses elementos recebem a denominação de nobres na Tabela Periódica.
Dois terços dos elementos da Tabela Periódica são classificados como metais
Classificação dos Elementos
A classificação dos elementos da Tabela Periódica é: metais, ametais ou não metais, semimetais, gases nobres e hidrogênio.
Elementos de transição na tabela periódica
Distribuição eletrônica dos elementos de transição
Aprenda a realizar a distribuição eletrônica dos elementos de transição e saiba quais são as principais diferenças entre os elementos representativos.
Distribuições eletrônicas dos elementos representativos terminam em s ou p
Distribuição eletrônica dos elementos representativos
Aprenda, clicando aqui, como é a distribuição eletrônica dos elementos representativos. Você poderá verificar que esses elementos apresentam um padrão com relação ao subnível mais energético (local de maior energia de um átomo), que, nesse caso, sempre serão os subníveis e ou p, na camada de valência.
Podemos localizar um elemento químico utilizando a ferramenta da distribuição eletrônica e vice-versa
Distribuição eletrônica e a Tabela Periódica
Veja como indicar o subnível mais energético e o número de elétrons do átomo relacionando a distribuição eletrônica com a Tabela periódica.
O tecnécio é um dos quatro elementos cisurânicos
Elementos cisurânicos
Conheça cada um dos elementos denominados cisurânicos, suas características, localização na tabela periódica e utilizações.
Elementos de Transição Interna e Externa
Aprenda a localizar na Tabela estas classes de substâncias.
Os elementos representativos estão coloridos na Tabela Periódica acima
Elementos Representativos
Aprenda a identificar na Tabela Periódica quais são os elementos representativos e veja algumas de suas propriedades e aplicações.
Os elementos transurânicos possuem número atômico maior que o do Urânio
Elementos transurânicos
Conheça a sigla, nome, número atômico, características e história dos elementos químicos de número atômico maior que 92, os elementos transurânicos.
A eletroafinidade é uma propriedade periódica
Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica
Veja o que é e como se comporta a propriedade periódica da eletroafinidade ou afinidade eletrônica.
Valores de eletronegatividade dos elementos da Tabela Periódica segundo Linus Pauling
Eletronegatividade
Conheça umas das propriedades periódicas mais importantes, a eletronegatividade.
Na substância cloreto de cálcio, o cálcio é o elemento mais eletropositivo
Eletropositividade
Aprenda a determinar a eletropositividade de um elemento pela análise do seu raio atômico e do seu posicionamento na Tabela Periódica.
A energia de ionização é necessária para remover um elétron do átomo
Energia de Ionização
Leia aqui sobre a propriedade periódica da energia de ionização, grandeza que mede a energia recebida quando um átomo perde um elétron.
Sigla do carbono, elemento químico que dá nome à família IVA da tabela periódica
Família do carbono
Clique e saiba quais são os elementos químicos que formam a família do carbono, suas características, propriedades e principais utilizações.
Grupo 17: os halogênios.
Halogênios
Descubra quais elementos são os halogênios. Conheça suas propriedades e características. Resolva os exercícios propostos sobre o tema.
Interpretando a Tabela Periódica
Como entender a estrutura e disposição dos elementos na tabela.
A familía dos metais alcalinos compreende os elementos da família 1 ou IA
Metais Alcalinos
Os elementos da família 1 ou IA são denominados metais alcalinos por estarem presentes em cinzas de plantas.
O cimento é composto por um óxido que apresenta na sua constituição o metal alcalinoterroso cálcio
Metais alcalinoterrosos
Conheça as principais características e utilizações dos metais alcalinoterrosos!
A confecção de joias é uma aplicação dos metais nobres
Metais nobres
Clique e aprenda o que são os metais nobres e conheça as principais características de cada um deles!
Metais, não metais e metaloides
Clique aqui e conheça as características dos metais, não metais e metaloides.
Siglas e nomes dos novos elementos químicos
Nomes dos novos elementos químicos
Conheça quais são os nomes dos novos elementos químicos da Tabela Periódica e as razões que levaram à escolha de cada nome.
Os quatro novos elementos da Tabela Periódica
Novos elementos da Tabela Periódica
Conheça por intermédio deste texto os quatro novos elementos da Tabela Periódica!
Colunas verticais e horizontais da Tabela Periódica
Períodos e Famílias da Tabela Periódica
Conheça como são organizados os períodos e as famílias da Tabela Periódica!
O tungstênio (W) é o metal de maior ponto de fusão, o que explica seu uso em filamentos de lâmpadas incandescentes
Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição na Tabela Periódica
Veja qual é a relação dos pontos de fusão e de ebulição dos elementos em relação ao crescimento do seu número atômico, na mesma família e no mesmo período da Tabela Periódica.
A grafita é um alótropo do ametal carbono que tem capacidade de conduzir corrente elétrica
Propriedades dos ametais
Conheça as principais propriedades físicas e químicas dos ametais!
Propriedades periódicas e aperiódicas
Qual delas aumenta obedecendo a posição na Tabela Periódica?
O tamanho de um átomo é influenciado pela quantidade de prótons e elétrons existente na sua composição
Raio iônico
Clique e conheça a influência da perda e do ganho de elétrons em um raio iônico.
O estudo da reatividade pode ajudar a prever se uma reação ocorrerá ou não
Reatividade na Tabela Periódica
Aprenda a determinar se um elemento é mais reativo ou não do que outro por meio do estudo da reatividade na Tabela Periódica.
Os elementos destacados em verde são os semimetais na Tabela Periódica
Semimetais
Conheça quais são os sete elementos classificados como semimetais na Tabela Periódica e veja se essa classificação ainda está correta segundo a IUPAC.
As séries dos lantanídeos e actinídeos estão localizadas do lado de fora do corpo principal da Tabela Periódica
Séries dos lantanídeos e actinídeos
Conheça as características e distribuições eletrônicas dos elementos pertencentes às séries dos lantanídeos e actinídeos.
O que são classes sociais, castas e estamentos?
Aprenda tudo sobre as diferentes formas de estratificação social; veja também como ainda podemos classificar os indivíduos por meio de classes, castas ou estamentos sociais.