Whatsapp icon Whatsapp

Japão

O Japão é um dos países mais desenvolvidos e industrializados de todo o planeta. O território japonês é formado por um conjunto de ilhas banhadas pelo Oceano Pacífico.
Bandeira do Japão
Bandeira do Japão

Japão é um país formado por um conjunto de ilhas situadas na porção oriental do continente asiático. A geografia local é diversa e marcada pela instabilidade geológica. Além disso, a história japonesa é milenar e heterogênea.

O país, antes uma notável potência imperialista, foi duramente atingido pela Segunda Grande Guerra (1939–1945). A derrota japonesa nesse conflito resultou na adoção de uma política externa mais pacifista. Atualmente, o Japão é uma grande potência econômica e industrial. O país possui uma infraestrutura moderna e detém elevados indicadores sociais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A população japonesa desfruta de um alto padrão de vida. A cultura do Japão possui particularidades significativas, com destaque para a realização de diversos rituais, bem como para o respeito entre os indivíduos desse povo.

Leia também: Países desenvolvidos — as nações com elevado grau de desenvolvimento econômico

Resumo sobre o Japão

  • A história do Japão é complexa e envolve diversos períodos históricos. A Era Meiji é um dos principais marcos da história moderna japonesa.

  • O Japão foi uma das nações derrotadas na Segunda Guerra Mundial (1939–1945). O país rendeu-se após o ataque com bombas atômicas realizado pelos Estados Unidos.

  • A geografia japonesa é caracterizada pelo relevo montanhoso. O país possui inúmeros vulcões e registra muitos tremores de terra.

  • O território japonês é altamente populoso e povoado. A capital do Japão, Tóquio, é considerada a maior aglomeração urbana do mundo.

  • A economia japonesa é a terceira maior do planeta. O país é forte nos setores de serviços diversos e na produção de bens manufaturados.

  • A infraestrutura japonesa é extremamente moderna. O país é pioneiro no desenvolvimento de tecnologias nas áreas de transporte e telecomunicação.

  • O sistema governamental do Japão é composto por uma monarquia constitucional unitária parlamentarista.

  • A cultura japonesa envolve vários aspectos do mundo digital, como os desenhos animados e os jogos de videogame.

  • Os japoneses possuem hábitos culturais bastante específicos que são encarados como exóticos por grande parte da população mundial.

Videoaula sobre o Japão

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre o Japão

  • Nome oficial: Estado do Japão.

  • Gentílico: japonês.

  • Extensão territorial: 377.975 quilômetros quadrados.

  • Localização: Ásia Oriental.

  • Capital: Tóquio.

  • Clima: temperado.

  • Governo: monarquia constitucional unitária parlamentarista.

  • Idioma: japonês.

  • Religiões: 96% (xintoísmo e budismo); 2% (cristianismo); 2% (outras).

  • População: 126.300.000 de habitantes.

  • Densidade demográfica: 336,8 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,919 (muito alto).

  • Moeda: iene.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 5,082 trilhões de dólares.

  • PIB per capita: US$ 40.246 dólares.

  • Gini: 29,9%.

  • Fuso horário: UTC+9.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU); Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec); G8; G20.

  • Divisão administrativa: 8 regiões, sendo elas:

Hokkaidō

Kansai

Tōhoku

Chūgoku

Kantō

Shikoku

Chūbu

Kyūshū

História do Japão

O Japão possui uma história milenar. O povoamento do território japonês é bastante antigo. Porém, a unificação das tribos locais ocorreu de forma lenta e gradual, frente ao complexo sistema de administração da ilha, que envolvia líderes ancestrais e figuras militares, como os chamados samurais.

Mesmo assim, o país possuía certa estabilidade econômica e política, que perdurou ao longo dos séculos. A ruptura no sistema administrativo japonês ocorreu no final do século XIX em razão, dentre outros fatores, de interferências externas que passaram a influenciar a cultura dos japoneses.

Sendo assim, foi instituída a chamada Era Meiji, que tinha como objetivo estabelecer uma política de refirmação dos hábitos culturais japoneses frente às influências de outras nações. Portanto, foi instituído um novo império, que tinha como foco primordial atender às necessidades dos japoneses em oposição aos demais povos regionais.

Esse período ficou marcado pela forte expansão imperialista japonesa, que invadiu inúmeros territórios da Ásia e do Pacífico, bem como pela militarização do país, que participou ativamente de vários conflitos bélicos. O principal deles foi a Segunda Guerra Mundial (1939–1945).

Destruição vista após bombardeio atômico sobre a cidade Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial
Destruição vista após bombardeio atômico sobre a cidade Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial

A virada no cenário histórico do Japão ocorreu justamente no pós-Segunda Guerra, quando o país foi derrotado pelos Aliados, com destaque para a atuação dos Estados Unidos, que atacaram o território japonês com duas bombas atômicas.

A rendição do Japão culminou em uma grande mudança na lógica econômica e política do país. Os japoneses abriram mão dos territórios invadidos, instituíram uma nova economia de mercado e promoveram a desmilitarização do país. A promulgação de um novo documento constitucional, por exemplo, aproximou o Japão de um regime democrático.

Leia também: Japão após a Segunda Guerra Mundial – o que ocorreu depois da rendição?

Geografia do Japão

O Japão é um país insular, situado na porção leste da Ásia, mais precisamente no Oceano Pacífico. O território japonês é formado por um conjunto de quase 4.000 ilhas, com destaque para as quatro principais: Hokkaidō, Honshu, Kyūshū e Shikoku.

O Japão, por causa de sua formação insular, não possui fronteiras terrestres, porém está localizado nos limites das áreas marítimas das Coreias do Norte e do Sul, China e Rússia.

O território japonês é geomorfologicamente composto por um relevo irregular, formado predominantemente por montanhas. O ponto mais alto do Japão é o famoso Monte Fuji, que tem 3.776 metros de altitude. A localização geográfica do Japão, no Anel de Fogo do Pacífico, resulta em um cenário de instabilidade geológica constante, com a ocorrência de terremotos e a presença de vulcões.

O clima japonês é variado. Há uma predominância do clima temperado. Porém, as ilhas localizadas no sul do país possuem temperaturas maiores do que aquelas localizadas na porção norte. A ocorrência de chuvas é constante ao longo das estações.

Já a vegetação do Japão é composta por diversos tipos de florestas, com destaque para as formações vegetais de floresta temperada. A rede hidrográfica do Japão é restrita e formada por pequenos cursos de água.

Mapa do Japão

Mapa do Japão

Demografia do Japão

O Japão possui uma população de cerca de 126 milhões de habitantes. O território japonês, além de populoso, é altamente povoado, em razão da grande concentração de habitantes em uma pequena extensão espacial.

O país conta, ainda, com uma elevada taxa de urbanização, sendo que a maior parte da população vive em cidades. A aglomeração urbana de Tóquio, capital do Japão, é uma das maiores do mundo, com quase 40 milhões de habitantes. Além da capital, são cidades populosas Yokohama, Osaka, Nagoia, Sappore, Kobe e Kioto.

A população japonesa é homogênea. O país tem baixa diversidade de etnias e detém um pequeno número de imigrantes. Além disso, o Japão possui uma expectativa de vida elevada. Sendo assim, a parcela de idosos na população do país é grande. Já a taxa de fecundidade é baixa.

A população japonesa desfruta de um elevado padrão de vida e alto desenvolvimento humano. A língua oficial do Japão é o japonês. Ademais, as principais práticas religiosas do país estão voltadas para o xintoísmo e o budismo.

Leia também: Diferença entre populoso e povoado

Economia do Japão

O Japão é um país desenvolvido, industrializado e possui uma das maiores economias do planeta. O principal setor econômico do país é o terciário, voltado para as atividades de comércio e serviços, além do turismo. A economia japonesa conta com grandes empresas de serviços nas áreas de finanças, informática e tecnologias diversas.

Vista da cidade de Tóquio, no Japão
O comércio e os serviços são ramos importantes para a economia japonesa. [1]

O Japão também possui um parque industrial variado. O país é um grande produtor de bens manufaturados e equipamentos de transporte. Destaca-se a indústria de base, como siderúrgicas e metalúrgicas, além da forte presença de fábricas de eletrônicos. O Japão é, por isso, um dos maiores exportadores de bens industriais do mundo.

Já o setor primário, apesar de restrito, também é desenvolvido. A agricultura é diversificada e ocorre predominantemente em pequena escala, voltada para o consumo local. Já a pecuária está concentrada em pequenas produções de suínos e aves. A pesca é uma atividade igualmente importante.

Infraestrutura do Japão

O Japão é um dos países com a infraestrutura mais moderna em todo o mundo. O território japonês é marcado por uma gama de estruturas avançadas de transporte e telecomunicações. O país é pioneiro no desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação. Além disso, há muitos institutos de pesquisa. Destaca-se no Japão a ampla cobertura de acesso à internet e mídias digitais, bem como às redes de transporte, formadas por modais ferroviários, rodoviários e aeroviários.

Porém, mesmo com um forte aparato tecnológico, o Japão possui baixíssima disponibilidade de recursos naturais. Sendo assim, boa parte da matéria-prima utilizada nas indústrias locais é exportada, principalmente os recursos minerais e energéticos. O abastecimento de energia no Japão é predominantemente oriundo das fontes petrolífera e nuclear. Acerca do aspecto sanitário, o território japonês é quase totalmente atendido por estruturas de coleta de água e abastecimento de esgoto.

Dessa forma, a população japonesa dispõe de fácil acesso aos serviços públicos, que decorre da oferta de ótima infraestrutura, com destaque para a saúde e a educação. As escolas japonesas são referência mundial. Já o sistema de saúde é público, com ampla cobertura nacional. O Japão possui, ainda, um índice muito baixo de violência.

Leia também: Terremoto de Fukushima de 2011— o maior tremor de terra já registrado em solo japonês

Governo do Japão

O governo do Japão é formado por uma estrutura mista de poder. Ele compreende a figura do imperador, que possui poderes limitados, e também do primeiro-ministro, que exerce a função de chefe de governo. Sendo assim, o governo japonês é definido como uma monarquia constitucional unitária parlamentarista.

Além disso, compõe a estrutura governamental do país o Poder Legislativo, que apoia o Executivo na proposição de políticas nacionais. Os representantes desse Poder são escolhidos pelo voto direto e formam o parlamento do Japão.

Cultura do Japão

A cultura do Japão é muito rica e expressiva. A população japonesa, em razão do seu isolamento histórico e político ao longo dos séculos, possui hábitos peculiares que, inclusive, são valorizados na sociedade. Consequentemente, o país é marcado por símbolos culturais bastante específicos, que contribuem para a representatividade japonesa em todo o mundo.

Os elementos culturais dos japoneses estão expressos, por exemplo, nas artes, como a tradição dos origamis e dos bonsais; na culinária, com o arroz e o sushi; no esporte, com o judô e o caratê; e na mídia, com os mangás e os animes. Os desenhos animados, a prática do videogame e as músicas de karaokê são outras influências culturais bastante representativas do Japão.

Os hábitos da sociedade japonesa são formados, ainda, pelo sincretismo religioso. As práticas religiosas são adotadas, inclusive, em vários aspectos da vida cotidiana japonesa e estão atreladas a diversas celebrações do país. Ademais, os japoneses são vistos como um povo muito educado e que respeita suas tradições.

Curiosidades sobre o Japão

  • Os japoneses possuem o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em suas residências.

  • O uso de máscaras no Japão sempre foi comum, em especial na rua e no transporte público, a fim de evitar infecções virais.

  • As tatuagens ainda são um tabu no Japão. Elas são estigmatizas por causa da sua correlação com grupos criminosos do país.

  • O transporte público japonês, em especial os trens que percorrem o território do país, é considerado o mais pontual do mundo.

  • A limpeza das escolas japonesas é realizada pelos próprios alunos e seus professores ao final do dia de aula.

  • O Japão registra vários tremores de terra ao longo de um dia. O Grande Terremoto do Leste do Japão, ocorrido em 2011, é considerado o maior já ocorrido no país.

  • As Olimpíadas de Verão de 2020 foram realizadas em Tóquio. Porém, o evento ocorreu somente em 2021, em razão da pandemia de covid-19.

Créditos da imagem

[1] ESB Professional / Shutterstock.com

Publicado por Mateus Campos

Seções de Japão

Curiosidades do Japão
Curiosidades do Japão, Samurai, Saquê, Hirgana, Katakana, Kanji, alfabeto japonês, glossário,

Artigos de Japão

Grupo de Brasileiros (dekasseguis) no Japão.
Brasileiros descendentes que migram para o Japão
Brasileiros descendentes que migram para o Japão, A relação migratória entre Brasil e Japão, O que são dekasseguis, O número de dekasseguis no Japão, O motivo que leva os brasileiros a ir para o Japão.
O bonsai faz parte da cultura brasileira.
Elementos japoneses que integram a cultura do Brasil
Elementos japoneses que integram a cultura do Brasil, Contribuições japonesas para o esporte praticado no Brasil, Os desenhos japoneses apresentados no Brasil, Contribuições urbanas dos japoneses.
Família de imigrantes japoneses erradicada nos Estados Unidos.
Emigração Japonesa
Emigração japonesa, movimento migratório japonês, século XIX, modernização da economia japonesa, Havaí, América Latina, Segunda Guerra Mundial, recuperação da economia japonesa, nikkeis.
Os japoneses estão ligados a tecnologias.
Informações úteis sobre o Japão
Informações úteis sobre o Japão, Informações sobre o território do Japão, Informações sobre a população do Japão, Informações sobre a economia do Japão, Informações sobre as atividades econômicas do Japão.
Apresentação de músicas japonesas tradicionais.
Música japonesa
Música japonesa, As características da Música japonesa, A classificação da Música japonesa, As etapas históricas da Música japonesa, instrumentos utilizados pelos japoneses.
Tóquio é o centro financeiro, econômico e político do Japão.
Tóquio
Conheça mais sobre Tóquio, a metrópole com maior aglomeração urbana do mundo. Saiba sobre sua história, características geográficas e pontos turísticos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.