História Geral

As ruínas da Grécia Antiga são um dos elementos que permanecem dos tempos passados e auxiliam-nos no estudo da História
As ruínas da Grécia Antiga são um dos elementos que permanecem dos tempos passados e auxiliam-nos no estudo da História

Estudar a História é estudar a ação do homem no tempo e no espaço, principalmente a constituição de suas sociedades e instituições, que expressam os conteúdos culturais, econômicos, políticos e sociais das épocas e lugares em que ocorreram.

Porém, em virtude da enorme quantidade de fatos históricos protagonizados pelos seres humanos, é necessário ao estudo dessa área do conhecimento a sua divisão. Nesse sentido é que surge a História Geral, abarcando os fatos ocorridos no mundo desde a Pré-história, mas geralmente reservando para outras esferas o estudo da História do Brasil e História da América.

Apesar de se referir a uma perspectiva eurocêntrica de divisão temporal, geralmente a História Geral foi dividida em Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Mesmo com diversas críticas feitas atualmente por uma gama variada de historiadores, ainda se segue nos currículos escolares e universitários essa divisão.

Dessa forma, a seção do Mundo Educação acompanha essa divisão da História Geral, apresentando, porém, outros recortes históricos e sociais, como as Guerras Mundiais e as ações das Mulheres na História.

O leitor está convidado a explorar esse vasto conhecimento sobre a história da humanidade.

Publicado por Tales dos Santos Pinto
Assista às nossas videoaulas

Seções de História Geral

Reprodução de um cartaz dos EUA, similar a um de 1943, que pretendia mostrar a força das mulheres durante a guerra
As Mulheres na História
Saiba mais sobre o papel desempenhado pelas mulheres na História e o conhecimento historiográfico produzido sobre o assunto.
Guerras: a humanidade caminha para o fim?
Guerras Mundiais
Saiba mais sobre as guerras mundiais: os conflitos que movimentaram a história da humanidade desde a Antiguidade até os dias atuais.
Idade Antiga
Clique aqui e entenda o que é a Idade Antiga. Conheça os marcos desse período da história e as principais civilizações que se desenvolveram nele.
Liberdade Guiando o Povo, de Eugene Delacroix, representando os ideais da Revolução Francesa
Idade Contemporânea
Clique aqui e tenha acesso a inúmeros artigos sobre a Idade Contemporânea.
Idade Média
Idade Média instituiu o feudalismo na Europa, tornou a agricultura sua atividade principal e consolidou o poder da Igreja Católica após aliança com os reinos bárbaros.
Idade Moderna
Clique para saber mais sobre a Idade Moderna. Entenda também por que a História é dividida em períodos e quais são os acontecimentos marcantes desse período.
Leopoldo II, rei da Bélgica, ficou marcado na história como o símbolo da crueldade imperialista praticada no Congo Belga.*
Imperialismo
Clique aqui e acesse este texto para saber do que se trata o termo Imperialismo, bem como o que foi o Imperialismo no século XIX e quais as suas consequências.
Pré-História
Acesse o site e conheça os períodos que compõem a Pré-História. Veja quem eram e de que forma os primeiros humanos chegaram ao Brasil. Conheça a arte rupestre.
A Batalha de Verdun foi uma das mais importantes da Primeira Guerra Mundial e ocorreu em abril de 1916.
Primeira Guerra Mundial
Clique para conferir tudo o que você precisa saber sobre a Primeira Guerra Mundial: suas causas, países envolvidos, fases e consequências.
A Revolução Francesa teve como grande marco a Queda da Bastilha, que aconteceu no dia 14 de julho de 1789.
Revolução Francesa
Clique e acesse este texto para ter informações sobre a Revolução Francesa, um dos maiores e mais relevantes acontecimentos da história da humanidade.
Crianças trabalhando em uma fábrica têxtil dos Estados Unidos que foi construída no final do século XIX.
Revolução Industrial
Clique e acesse este texto para saber mais a respeito da Revolução Industrial. Entenda por que ela se iniciou na Inglaterra e conheça suas fases e consequências.

Artigos de História Geral

As fontes históricas são registros do passado e utilizadas pelos historiadores para compreendê-lo.
Fontes históricas
Acesse o site e conheça mais sobre as fontes históricas. Conheça o que elas são, quais são os seus tipos e por que são tão importantes para o estudo sobre o passado.
Golpe militar em Mianmar
Clique no link e acesse este texto para saber mais sobre o golpe militar em Mianmar. Conheça esse país asiático e entenda o contexto desse golpe.
Visão aérea de Moscou com alguns dos prédios e das torres que compõem o Kremlin em destaque
História de Moscou
Clique no link e tenha acesso a detalhes sobre a cidade de Moscou, capital da Rússia, ao longo da história.
Visão aérea da Ilha de Vassiliev, a maior ilha que faz parte do território de São Petersburgo
História de São Petersburgo
Clique no link e tenha acesso a detalhes sobre a história da segunda maior cidade da Rússia, que foi fundada em 1703 e nomeada de São Petersburgo.
Visão de parte do Kremlin de Moscou. O rio na imagem é o Rio Moscou
História do Kremlin de Moscou
Clique no link e tenha acesso a detalhes sobre a história do Kremlin da cidade de Moscou.
Nacionalismo
Conheça as características principais do nacionalismo e fique sabendo também em que contexto ele se desenvolveu! Conheça, ainda, suas consequências.
Nicolau Maquiavel
Clique aqui e conheça a biografia e as ideias de Maquiavel, um defensor do absolutismo que legou um grande ensinamento para a teoria política posterior à sua obra.
Conseguimos perceber a importância da história para vida quando compreendemos o tipo de utilidade que ela pode nos oferecer
Qual é a importância da História?
Entenda um pouco da importância da história para a vida prática.
Bandeira imperial – O período do Brasil Império é um dos mais explorados em provas do Enem
Questões sobre o Brasil Império no Enem
Saiba que importância têm as questões sobre Brasil Império no Enem, como são construídas e o que é privilegiado em suas abordagens.
Supremacia branca
Acesse este texto para saber mais sobre a supremacia branca. Entenda o conceito e veja aplicações dele na história. Saiba como se originou essa concepção racista.
video icon
Química
Ligações Químicas no Enem
As ligações químicas podem ocorrer de duas formas: entre átomos/íons ou moléculas. Elas resultam em características e propriedades que são bastante exploradas nas provas do Enem. Se liga na aula de hoje, que consiste em uma breve revisão sobre as ligações químicas, além de mostrar como elas já foram cobradas nas edições anteriores do Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?