Whatsapp icon Whatsapp

Drogas

Denominam-se drogas quaisquer substâncias utilizadas que causam alterações na estrutura e funções do organismo. Podem ser classificadas quanto à origem, efeitos, entre outros.
O termo drogas refere-se a quaisquer substâncias que, quando utilizadas, causam alterações na estrutura e funções do organismo.
O termo drogas refere-se a quaisquer substâncias que, quando utilizadas, causam alterações na estrutura e funções do organismo.

Drogas é a denominação dada a qualquer substância que, quando utilizada, causa alterações na estrutura e funções do organismo. As drogas são utilizadas pelo homem há séculos. Inicialmente, eram retiradas da natureza – as folhas secas eram o principal recurso no tratamento de doenças. Atualmente, muitas dessas drogas são sintetizadas em laboratórios, e muitas são usadas de forma recreativa.

Origem

A palavra droga provavelmente tem origem francesa (drogue) ou holandesa (droog) e, originalmente, referia-se às folhas secas utilizadas nos tratamentos de doenças. Atualmente, essa denominação está relacionada não apenas às substâncias utilizadas no tratamento de doenças, tampouco às substâncias de origem natural (extraídas da natureza) apenas, referindo-se também às substâncias de uso recreativo e de origem sintética (produzidas em laboratório e com ausência de substâncias naturais em sua composição) e semissintética (produzidas em laboratório com a presença de substâncias naturais em sua composição).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O homem sempre teve uma relação com a natureza de forma íntima. A utilização das plantas em seu dia a dia foi essencial para o conhecimento de suas diversas propriedades, como a existência de substâncias psicoativas.

O homem faz uso dessas substâncias desde a antiguidade, como para suportar algumas adversidades no ambiente em que viviam, como o cansaço. Em seguida, essas substâncias passaram a ser utilizadas em rituais religiosos, como forma de cura, ou recreativamente.

Alguns termos conhecidos atualmente têm relação direta com essa temática. O termo drogaria, por exemplo, refere-se aos locais onde as substâncias utilizadas em tratamentos, como as folhas secas, eram compradas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: 5 problemas de saúde que mais matam no mundo

Tipos de drogas

As drogas podem ser classificadas, de acordo com o ponto de vista legal, por meio dos efeitos produzidos no sistema nervoso central, dos efeitos de acordo com a indicação terapêutica, entre outras formas.

  1. De acordo com o ponto de vista legal – Essa classificação pode variar entre países, pois possuem legislações diferentes. De acordo com a legislação brasileira:

  • Legal: sua venda e consumo são liberados, apesar de ocorrer algumas restrições para venda de algumas substâncias. No Brasil, podemos destacar o caso do álcool e tabaco, que têm sua venda e consumo liberados, com exceção dos menores de 18 anos de idade.

  • Ilegal: sua venda e seu consumo são proibidos, ficando sujeito a sanções penais tanto quem comercializa quanto quem consome. No Brasil, são drogas ilícitas a maconha, o LSD, a cocaína, entre outras.

  1. De acordo com os efeitos produzidos no sistema nervoso central - Essa classificação é bastante utilizada pelos profissionais de saúde:

  • Depressivas: são drogas que diminuem a atividade cerebral, causando perda de reflexo, atenção, entre outros. São exemplos de drogas depressivas o álcool, os medicamentos ansiolíticos, os anestésicos, os antipsicóticos, entre outros.

  • Estimulantes: são drogas que atuam de forma oposta às depressivas, aumentando as atividades cerebrais e o estado de alerta e deixando o indivíduo agitado. São exemplos de drogas estimulantes o café, o guaraná, a cocaína, entre outras.

  • Perturbadoras: as drogas perturbadoras afetam o funcionamento do sistema nervoso central de forma a alterar a percepção, causando efeitos como perda dos sentidos e alucinações. São exemplos de drogas perturbadoras a maconha, o LSD, entre outras.

  1. De acordo com os efeitos (ação terapêutica) – Essa classificação é utilizada para caracterizar medicamentos cuja ação terapêutica é maior no organismo e os que atuam de maneira mais específica. Assim, esses medicamentos dividem-se em:

  • Efeitos gerais: medicamentos calmantes, estimulantes, entre outros;

  • Efeitos específicos: medicamentos diuréticos, antidepressivos, entre outros.

As drogas ilícitas têm sua venda e consumo proibidos, ficando sujeito às sanções penais quem as consome ou comercializa.
As drogas ilícitas têm sua venda e consumo proibidos, ficando sujeito às sanções penais quem as consome ou comercializa.

Drogas ilícitas

Os entorpecentes ilícitos ou drogas ilícitas, como dito anteriormente, são drogas cuja venda e consumo são proibidos. No Brasil, são exemplos de drogas ilícitas a maconha, cocaína, entre outras.

O debate sobre a legalidade e ilegalidade das drogas vai além dos benefícios ou malefícios que causam no organismo, tendo também os fatores cultural e econômico um peso significativo nas tomadas de decisões.

No Brasil, por exemplo, o álcool e o tabaco são substâncias que têm sua venda e consumo liberados, ou seja, são drogas lícitas. É importante destacar que a venda dessas substâncias a menores de 18 anos é proibida por lei. No entanto, o álcool e o tabaco são responsáveis pelo desenvolvimento de diversas enfermidades.

O álcool, devido às alterações que causam no estado de consciência, está relacionado também a outros problemas, como violência e acidentes de trânsito. Essa substância, inclusive, já foi considerada como uma droga ilícita nos Estados Unidos entre os anos de 1919 e 1933, no entanto, hoje ele é legalizado.

São exemplos de drogas ilícitas e seus efeitos:

  • Ecstasy: Também conhecido como bala, o ecstasy é uma droga de origem sintética. A sua ação no organismo inicia-se com euforia, perda de inibição, progredindo para náusea e queda de pressão. Seu uso contínuo está relacionado ao desenvolvimento da depressão.

  • Maconha: É uma droga de origem natural. Em alguns indivíduos, atua causando relaxamento, em outros, euforia e angústia. Seu uso contínuo está relacionado à depressão, ansiedade e até síndrome do pânico.

  • Cocaína: É uma droga semissintética. Ela inicia sua ação causando aumento da autoestima, em seguida causa perda de apetite, insônia e cansaço. Pode causar alterações neuropsicológicas, com prejuízo das funções cerebrais.

Efeitos das drogas no cérebro

Os efeitos que as drogas causam no organismo variam entre os indivíduos. No entanto, sabe-se que o seu efeito no cérebro está relacionado principalmente com a sua ação sobre os neurotransmissores, que são moléculas presentes nas vesículas pré-sinápticas neurais, atuando na resposta inibitória ou excitatória entre os neurônios.

Muitas drogas atuam impedindo que o neurotransmissor seja recapturado após a sua liberação, aumentando, assim, o seu tempo de ação e desencadeando uma sensação de prazer. Outra forma de ação é de ligar-se aos receptores de alguns neurotransmissores, causando alucinações.

Assim, o consumo de drogas ao longo do tempo pode desencadear alterações no sistema nervoso de forma que, para que se sintam os mesmos efeitos ao consumir determinada droga, a dosagem deve ser aumentada.

A partir desse ponto, pode ser caracterizada a dependência química, pois da mesma maneira que o indivíduo passa a utilizar uma dosagem maior para obter um determinado efeito, a diminuição ou ausência do consumo também gera efeitos específicos de mal-estar, levando a uma compulsão pelo consumo com maior frequência da droga.

A dependência química causa alterações físicas e psíquicas que impossibilitam muitas vezes o dependente químico de buscar ajuda sozinho.
A dependência química causa alterações físicas e psíquicas que impossibilitam muitas vezes o dependente químico de buscar ajuda sozinho.

Consequências do uso de drogas na família

O consumo de drogas pode causar efeitos diversos nos indivíduos. Um desses efeitos é a dependência química, que vem se tornando um problema grave de saúde pública no país. A dependência química afeta a vida do dependente de diversas formas, seja em suas relações afetivas, seja como profissionais, o que acaba por desestruturar muitas famílias.

No entanto, a presença da família é essencial para o dependente químico, pois as alterações físicas e psíquicas decorrentes da dependência química impossibilitam, muitas vezes, o dependente químico de buscar ajuda sozinho para livrar-se dessa dependência.

Publicado por Helivania Sardinha dos Santos

Artigos de Drogas

Alguns produtos que contém substâncias inalantes.
Solventes ou inalantes
Substâncias que causam dependência com muita facilidade.
Álcool, ocasiona mudanças no desempenho e comportamento da pessoa.
Álcool
Álcool, como são adquiridas as bebidas alcoólicas, droga psicotrópica, o quê provoca o consumo do ácool, problemas decorrentes do excesso de álcool.
Anfetaminas
Anfetaminas
Anfetaminas, as anfetaminas, o princípio ativo, conseqüências do uso de anfetaminas (podendo levar o indivíduo até ao suicídio por razões ilusórias), efeitos da anfetamina, histórico e curiosidades.
Ansiolíticos
Ansiolíticos
Ansiolíticos, o que são Ansiolíticos, os efeitos dos Ansiolíticos no organismo, o uso medicinal dos Ansiolíticos, os efeitos prejudiciais e a dependência dos Ansiolíticos.
Apesar dos efeitos psicoativos, a ayahuaska não é considerada droga
Ayahuaska
Bebida feita por meio da fervura do cipó mariri e das folhas da chacrona que é usada em rituais religiosos, como Santo Daime e União do vegetal: sua utilização e efeitos.
Barbitúricos
Barbitúricos
Barbitúricos, os barbitúricos, o que são os barbitúricos, para que os barbitúricos são usados, o que os barbitúricos provocam, o que os barbitúricos causam, as consequências do uso de barbitúricos.
Cena do filme "Turistas", no qual o tema é abordado.
Boa Noite Cinderela
Boa Noite Cinderela, o conjunto de drogas que constituem o Boa Noite Cinderela, qual o efeito do Boa Noite Cinderela, como ocorre a utilização do Boa Noite Cinderela, o que é o boa noite cinderela.
Café, uma das maiores fontes de cafeína
Cafeína
Cafeína, a cafeína, uso da cafeína como estimulante, o café, refiregerante, efeitos da cafeína, efeitos do uso contínuo da cafeína e as conseqüências pelo consumo exagerado da cafeína.
Cigarro, o maior problema de saúde pública mundial.
Cigarro
Cigarro, maior problema de saúde pública mundial, composição do cigaro, composição da fumaça do cigarro, efeitos provocados pelo cigarro.
As drogas podem ser classificadas de acordo com seus efeitos.
Classificação das drogas
Classificação das drogas de acordo com os estpimulos que promovem no sistema nervoso central.
Cocaína
Cocaína
Cocaína, a cocaína, princípio ativo da cocaína, efeitos da cocaína, sensações, o consumo da cocaína, princípio ativo e curiosidades a respeito da cocaína.
A família se torna um “codependente”.
Codependência
Codependência, o que é codependência, quem pode ser codependente, sintomas que se manifestam em pessoas com codependência, o tratamento contra a codependência.
Cogumelos
Cogumelos
Cogumelos, os cogumelos, cogumelo, cogumelos usados como alucinógenos, quais as causas que os cogumelos trazem para o organismo, tipos de cogumelos, efeitos dos cogumelos.
O uso crônico da cola de sapateiro desencadeia em graves sequelas.
Cola de sapateiro
Droga muito difundida entre crianças e adolescentes de rua.
Substâncias que constituem o crack
Crack
Crack, O que é o Crack, Como é feito o Crack, quais as substância que constituem o Crack, quando surgiu o Crack, as causas do Crack, os sintomas do Crack.
O cigarro é um dos principais exemplos de drogas lícitas.
Drogas lícitas e ilícitas
Drogas lícitas e ilícitas, drogas lícitas, drogas ilícitas, álcool, cigarro, maconha, cocaína, crack, critério usado para classificar as drogas em lícitas e ilícitas, drogas.
Ecstasy
Ecstasy
Ecstasy ou Pílula do Amor, o ecstasy. Informações sobre o princípio ativo da droga, conseqüências e efeitos do uso do ecstasy, surgimento do ecstasy (histórico) e as curiosidades a respeito do Ecstasy. Também pode ser chamada de pílula do amor.
Para um indivíduo com 70kg, 3 ou 4 copos de cerveja podem conferir reflexos retardados, dificuldades de se adaptar em diferentes luminosidades, tendên
Efeitos do excesso de álcool no organismo
Saiba o que o uso excessivo do álcool pode causar em seu organismo a curto e a longo prazo.
Usuário de Heroína
Heroína
Heroína, a heronína, o princípio ativo da heronína, conseqüências da heroína e malefícios do uso da heroína, efeitos e histórico da heroína (surgimento da droga).
I-Doser: uma droga alternativa e sem efeitos colaterais?
I-Doser
Você já ouviu falar do I-Doser? Clique aqui e conheça do que se trata!
Lança-perfumes
Lança-perfume
Lança Perfume, o que é lança perfume, do que o lança perfume é feito, quando o lança perfume foi proibido no Brasil, como o lança perfume era usado antigamente, os efeitos do lança perfume, o que o consumo do lança perfume causa, o perigo do uso do lança
O LSD é uma droga sintética que não pode ser comercializada em território nacional.
LSD
Você já ouviu falar a respeito do LSD? Clique aqui e conheça mais sobre essa droga sintética, responsável por provocar alucinações.
A maconha é a droga ilícita mais utilizada em nosso país.
Maconha
Que tal conhecer mais sobre a maconha? Essa planta polêmica pode trazer danos quando usada como droga de abuso, porém apresenta algumas substâncias importantes.
Flor da Coca, da qual é extraída parte da composição da merla.
Merla
Merla, a merla, o que é a merla, efeitos da merla, quais as consequências da merla, onde a merla age no organismo, consequencias da merla, a merla e o organismo, efeitos da merla.
Cigarro: a droga legal que causa forte dependência e um número considerável de mortes a cada ano.
Mitos sobre drogas
Desmistificando alguns aspectos relacionados às drogas.
Flor da papoula, a fonte da morfina.
Morfina
Morfina, o que é Morfina, eeitos da Morfina, para que serve a Morfina, conseqüências da morfin, como é feita a produção da morfina.
Ópio sendo extraído
Ópio
A única droga que foi motivo declarado para uma guerra.
Peiote: planta alucinógena utilizada em rituais religiosos.
Peiote
Cacto cujo principal componente psicoativo é a mescalina: uma substância alucinógena.
Skank
Skank, o skank, o que é skank, droga skank, qual a derivação do skank, como o skank é considerado, quais as consequencias do uso do skank, quanto custa o skank.
Indução à sonolência
Soníferos
Soníferos, o que são soníferos, as consequências da utilização de soníferos, o que os soníferos causam.
As substâncias do “Boa noite, Cinderela” provocam muita sonolência.
Substâncias químicas do “Boa noite, Cinderela”
Acesse este link e conheça as substâncias que podem ser usadas no golpe “Boa noite, Cinderela”. Substâncias como alcaloides, que têm ação depressora no sistema nervoso central, quando misturadas em bebidas alcoólicas, formam uma droga usada, geralmente, para dopar pessoas e, assim, realizar assaltos ou crimes sexuais.
Conheça mais uma artimanha do tráfico de drogas.
Tráfico de droga e “mulas”
Conheça mais uma artimanha do tráfico de drogas.
video icon
Química
Funções orgânicas no Enem: como esse tema é cobrado?
Funções orgânicas é um tema bastante recorrente nas provas do Enem, aparecendo principalmente para que sejam identificadas frente a uma espécie química. Vamos conferir como esse tema já foi cobrado nos exames anteriores.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!