Whatsapp icon Whatsapp

Sociologia

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento. Assim, diversas outras áreas do conhecimento utilizam dos conhecimentos sociológicos para promoverem ações que estejam diretamente ligadas à intervenção nas sociedades.

Leia também: Estado laico: o tipo de Estado que prevê uma liberdade religiosa

Surgimento da sociologia

A diversidade de culturas, opiniões e etnias enriquece o trabalho sociológico, que tenta estabelecer uma teoria que se encaixe em processos diferentes.
A diversidade de culturas, opiniões e etnias enriquece o trabalho sociológico, que tenta estabelecer uma teoria que se encaixe em processos diferentes.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No início do século XIX, o filósofo francês Auguste Comte formulou o positivismo, uma doutrina filosófica que visa o progresso social por meio da ordem social, do progresso científico e da disciplina individual. O pilar do positivismo é a lei dos três estados, que reconhecia na humanidade a insurgência de três distintos estágios de desenvolvimento: o estado teológico, o estado metafísico e o estado positivo.

No primeiro estado, as explicações acerca da natureza baseavam-se em especulações de cunho religioso baseadas em divindades e seres sobrenaturais, porque o ser humano, na verdade, não conseguia explicar os fenômenos naturais. No segundo estado, o ser humano havia evoluído intelectualmente e criado a filosofia como maneira de promover uma especulação racional acerca do ordenamento do mundo, mas ainda não era capaz de criar e utilizar a ciência para promover tais explicações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O terceiro e mais avançado estado deu-se com o desenvolvimento da ciência. A partir de então, houve o reconhecimento de que as explicações sobre a natureza encontram-se na própria natureza e de que a organização natural do mundo requer um processo de observação e desbravamento do mundo para uma posterior elaboração de teorias.

Para Comte, esse último estágio era o que o século XIX vivia, mas, para completá-lo, era necessário o desenvolvimento de uma nova ciência capaz de estudar a sociedade por meio dos mesmos mecanismos que as ciências da natureza usavam em relação à natureza.

A sociedade europeia vivia os reflexos de duas grandes revoluções e de mudanças sociais que aconteciam desde o Renascimento. Em primeiro lugar, a burguesia começou a fortalecer-se, junto ao nascente capitalismo, durante o período renascentista, pois a ampliação do comércio proporcionada pelo capitalismo mercantilista (aquele baseado na ampliação do comércio ultramarino e na busca por uma maior quantidade de exportação e importação de itens, como seda, ouro e especiarias) permitiu aos burgueses uma grande ascensão econômica.

O crescimento da burguesia e o surgimento do capitalismo no século XV levaram os europeus a procurarem novas rotas comerciais, o que fez os espanhóis e os portugueses atracarem seus navios em um novo continente, até então desconhecido pelos europeus, asiáticos e africanos: a América.

O contato com povos diferentes fez com que os exploradores europeus desenvolvessem os primeiros estudos sobre a cultura e o desenvolvimento das sociedades que eles chamavam preconceituosamente de “primitivas”. Surgem aí os primeiros escritos que, de maneira etnocêntrica, estavam classificando e ordenando as pessoas de etnias diferentes. Essas são as primeiras bases para o desenvolvimento de uma área dos estudos sociais que fará parte da sociologia: a antropologia.

O contexto europeu do século XIX era de caos e instabilidade social, devido a mudanças sociais ocorridas pela Revolução Francesa e pela Revolução Industrial. Esta marcou o início de uma nova fase do capitalismo, o capitalismo industrial. A produção em massa das indústrias, comandadas pela burguesia, que havia enriquecido com o comércio, agitou os grandes centros urbanos, primeiramente situados na Inglaterra, como Londres. Houve, por conta disso, um intenso e repentino êxodo rural, o que ocasionou desemprego (pois não havia trabalho disponível para todo mundo) e suas consequências: violência, miséria, epidemias e instabilidade social. Já aquela deixou a França em um longo período de instabilidade política desde o fim do século XVIII.

Esses fatores fizeram com que Auguste Comte apostasse na criação de uma nova ciência como maneira de entender e reorganizar a sociedade. Essa ciência foi chamada primeiro de física social, mais tarde, o próprio Augusto Comte batizou-a de sociologia, o que fez com que ficasse conhecido como o “pai da sociologia”.

Apesar de ter formulado a ideia inicial dessa área, Comte não criou um método próprio para a sociologia e nem desenvolveu estudos estritamente científicos no ramo, o que fez com que o filósofo, escritor e psicólogo francês Émile Durkheim criticasse a sua obra e dedicasse-se a tornar a sociologia uma ciência.

Durkheim cria um método baseado na análise dos fatos sociais, que são, segundo o pensador, estruturas que tendem a repetir-se em todas as sociedades e garantem ao sociólogo um trabalho mais cientificamente preciso. Durkheim também introduziu a sociologia como disciplina de estudo no Ensino Superior. Pela formulação do método e por seu trabalho de pesquisa sociológico, o pensador francês é considerado o primeiro sociólogo.

Émile Durkheim, o primeiro sociólogo.
Émile Durkheim, o primeiro sociólogo.

Além de Durkheim, Karl Marx e Max Weber também criaram importantes métodos para a análise sociológica. Segundo Marx, para entender a sociedade, é necessário reconhecer as estruturas de dominação das classes sociais e atentar-se para a produção material que cada sociedade legou. Tal constatação culminou no método chamado “materialismo histórico dialético”.

Para Weber, o sociólogo deveria observar o comportamento individual de cada pessoa e compará-lo a modelos, construídos pela sociologia, chamados de “tipos ideais”, fazendo surgir o método baseado na ação social. Durkheim, Weber e Marx são os três pensadores da sociologia clássica por formularem as primeiras teorias sociológicas bem fundamentadas.

Veja também: Democracia: o poder político nas mãos da população

A finalidade da sociologia

A sociologia, enquanto ciência, tem como finalidade entender as estruturas sociais e fornecer ferramentas teóricas para que haja alguma modificação nessa estruturação. O trabalho da sociologia, nesse sentido, consiste em identificar, classificar e analisar as estruturas sociais em geral, com o auxílio de outras ciências sociais, como a antropologia, a fim de fornecer ferramentas para diversas ciências de diversas áreas (como a psicologia, o direito, as comunicações sociais, as teorias administrativas, a medicina etc.).

Objeto de estudo da sociologia

O trabalho do sociólogo consiste em analisar a sociedade em sua organização geral. Como os laços sociais acontecem e permanecem e como ocorre a interação social, a influência de elementos como o capitalismo, a globalização, o consumo nas sociedades, as guerras e a produção é tema recorrente de análise sociológica. Enquanto a sociologia foca no todo dessas relações sociais, ela também se utiliza de outras ciências para fazer recortes mais precisos dos elementos de uma sociedade.

A psicologia fornece uma ferramenta de análise dos indivíduos para a compreensão dos seus papéis individuais no todo e para fim de comparação entre a ação de um indivíduo sozinho e de um indivíduo inserido na sociedade. A economia e a ciência política fornecem estudos sobre as estruturas econômicas e políticas das sociedades, que consistem em importantes elementos para entender-se o todo da organização social.

A antropologia, por sua vez, fornece um estudo mais acurado sobre o ser humano por meio do entendimento de suas origens e de suas diversas culturas, que podem ocasionar vários processos de desenvolvimento social diferentes.

Relação entre sociologia e filosofia

Apesar de o senso comum pensar a sociologia e a filosofia como áreas idênticas ou, ao menos, bastante parecidas, elas são completamente diferentes entre si. A filosofia surgiu no século VI a.C. e consiste num exercício do pensamento sobre si mesmo e sobre as coisas do mundo. A filosofia, nesse sentido, não é considerada uma ciência, por não partir de um método preciso de análise de um objeto em si com uma finalidade específica que está fora de si mesma.

A atividade do filósofo é contemplar o pensamento e o conhecimento para que este se desenvolva, o que difere a atividade filosófica da atividade sociológica. O sociólogo pode, muitas vezes, colher elementos na filosofia para aprimorar a sua análise. A filosofia pode fazer uma problematização crítica da sociologia ou com base em teorias sociológicas, mas as duas áreas, que muitas vezes completam-se, são diferentes.

Acesse também: Mito da Caverna: a alegoria platônica que discorre sobre o conhecimento humano

Relação entre sociologia e psicologia

A letra psi, do alfabeto grego, representa a psicologia.
A letra psi, do alfabeto grego, representa a psicologia.

Há uma íntima relação de complementaridade entre essas duas áreas do saber: enquanto a sociologia tenta compreender as estruturas sociais que provocam padrões de comportamento em vários indivíduos, a psicologia tenta compreender as estruturas individuais que provocam certos comportamentos no indivíduo. Muitas vezes, os elementos buscados pela psicologia estão na sociedade, o que obriga o psicólogo a buscar na sociologia dados para o seu trabalho.

Publicado por Francisco Porfírio
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Sociologia

Ações afirmativas
Conheça um pouco mais sobre ações afirmativas, o que são, quais são seus tipos, sua importância e seu legado na sociedade brasileira.
O futebol trazido pelos europeus foi absorvido por inúmeras cultuas diferentes *
Aculturação
Entenda como se dá o processo de aculturação. Clique aqui!
Adoção no Brasil
Clicando aqui você encontrará dados e estatísticas sobre a adoção no Brasil, além de saber como funciona o processo e por que muitas crianças não são adotadas.
Os protestos de Hong Kong, em 2014, reuniram uma multidão nas ruas pedindo pela democracia *
Agregados sociais
Os agregados sociais são fenômenos sociológicos de extrema importância em nossa realidade atual. Clique aqui e saiba o que são!
Alteridade
Acesse este link para saber o que é alteridade, em que contexto ela se aplica, e como a alteridade é importante para o convívio social democrático e justo.
Anarcocapitalismo
Clique aqui para saber o que é o anarcocapitalismo, como ele é fundamentado, quais são as inspirações dessa teoria e as suas aplicações.
Antissemitismo
Clique aqui para entender o que é antissemitismo, qual a origem do termo, o que são povos de origem semita e o porquê de os judeus serem tão hostilizados.
Antropologia
Acesse este link para saber o que é antropologia, qual a importância dela para a compreensão dos estudos sociais e quais elementos formam essa ciência.
Auguste Comte, o pai da Sociologia *
Auguste Comte
As contribuições de Auguste Comte para a Filosofia e para a Sociologia são enormes. Neste texto você encontrará um pequeno resumo de algumas delas!
Canibalismo humano no Brasil em 1557, segundo a descrição de Hans Staden
Canibalismo
Canibalismo, o que é canibalismo, casos de canibalismo na história, o canibalismo perante a sociedade, o canibalismo no mundo.
Ciência política
Acesse este link para entender a importância da ciência política, como ela surgiu, o seu desenvolvimento histórico e o que faz aquele que estuda essa ciência.
Classe social
Saiba um pouco mais sobre o conceito sociológico de classe social sob a perspectiva de três grandes autores e adaptado à realidade brasileira.
Os integrantes de uma comunidade se aproximam uns dos outros ao se diferenciarem do restante da sociedade
Comunidade e Sociedade
Em nossa sociedade, as comunidades estão a nossa volta e podemos fazer parte de muitas, mesmo sem perceber. Entenda como e por quê aqui!
Comunismo
Conheça um pouco sobre a história do comunismo. Aprenda quais são as suas características e a sua simbologia. Descubra quais países são considerados comunistas.
A bandeira é o mais marcante dos símbolos de uma nação
Conceito de Estado-nação
Para o entendimento de nossa realidade política, o conceito de Estado-nação é de grande importância. Clique aqui para informar-se sobre o assunto!
As ações de justiça social visam à melhora das condições de vida de sujeitos em situação precária
Conceito de justiça social
O conceito de justiça social, embora muito usado, é pouco entendido. Venha compreender mais sobre esse importante tema!
Consciência de classe
Conheça um pouco sobre o conceito marxista de consciência de classe, fundamental para a organização política de trabalhadores do século XIX em diante.
Consciência negra
Clique no link e acesse este texto para saber o que é consciência negra e a sua importância. Entenda também as origens da data comemorativa do dia 20 de novembro.
Aperto de mão, um contato social
Contatos Sociais
Contatos Sociais, o que são Contatos Sociais, exemplos de Contatos Sociais, tipos de Contatos Sociais, Contatos Sociais primários, Contatos Sociais secundários.
Contracultura
Você sabe o que é a contracultura? Acesse este link para entender o que foi, por que surgiu e quais os elementos que compõem esse movimento cultural.
A escola é uma das maiores instituições de controle de uma sociedade
Controle social
O controle social delimita nosso comportamento de acordo com regras e normas. Saiba mais sobre esse assunto clicando aqui!
Crise dos refugiados
Acesse este link para entender o problema dos refugiados, por que tem acontecido uma crise e quais as consequências políticas disso.
Até mesmo a nossa forma de vestir está ligada à nossa cultura
Cultura
O conceito de cultura é amplo e complexo. Entenda mais sobre o assunto aqui!
Cultura de massa
Clique aqui e descubra o significado completo do termo cultura de massa, que designa o produto artístico criado pela indústria cultural.
Cultura erudita
Conheça um pouco mais sobre cultura erudita, sua origem, suas características, seus exemplos e suas diferenças em relação à cultura popular e à cultura de massas.
Cyberbullying
Clique aqui e saiba sobre o cyberbullying, uma prática de bullying que vem estendendo-se pela sociedade por conta da popularização da internet e das redes sociais.
O grafite é visto, por muitos, como um ato de delinquência.
Delinquência
A delinquência está associada a crimes da juventude. Mas, será apenas isso? Descubra aqui!
Protesto, em Denver, contra Trump no dia de sua posse. A democracia é, grosso modo, o poder político distribuído para o povo. [1]
Democracia
Acesse este link para entender a origem, o significado e os diferentes tipos existentes de democracia.
Infelizmente, a democracia racial ainda é uma utopia.
Democracia racial
Clique aqui para saber o que é democracia racial, por que ela pode ser considerada um mito e por que é preciso desfazê-la para acabar com o racismo.
Desigualdade de gênero
Conheça um pouco mais sobre a desigualdade de gênero e suas consequências. Saiba qual é a posição do Brasil no ranking global.
O trabalho escravo e a exploração do trabalho infantil são exemplos de violações contra os direitos humanos.
Direitos Humanos
Clique e conheça a história da defesa e do reconhecimento dos Direitos Humanos, a atuação da ONU, além de ter acesso à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
As avaliações fixas podem tornar-se parâmetro de segregação social
Educação e desenvolvimento humano
A educação e o desenvolvimento humano andam de mãos dadas. Informe-se mais sobre essa questão aqui!
Émile Durkheim
Clique aqui e conheça a trajetória intelectual de Émile Durkheim, um dos principais teóricos da sociologia clássica e o primeiro a desenvolver um método sociológico.
Escola de Frankfurt
Clique aqui para entender o que é a Escola de Frankfurt, quais são os pensadores vinculados a ela e qual pensamento pertence a essa tradição.
Estado Democrático de Direito
Conheça um pouco mais sobre o Estado Democrático de Direito, suas bases filosóficas, suas características e sua importância.
Estado laico é aquele que não adota religião oficial, promove a liberdade religiosa e protege, igualmente, aqueles que não optarem por uma crença.
Estado laico
Clique aqui e saiba o que é Estado laico, sua importância e desde quando o Brasil é um país laico. Saiba também o que são os Estados confessional, teocrático e ateu.
Estruturalismo
Acesse este link e descubra o que foi o estruturalismo, quais as suas aplicações, qual a sua importância e como ele influenciou as ciências humanas.
Etnocentrismo
Acesse este link para entender o que é etnocentrismo com base em uma visão proposta pela antropologia e pela sociologia, entendendo-o como um fenômeno social.
O Brasil é o quinto país do ranking mundial em violência contra a mulher.
Feminicídio
Clique aqui para entender o que é feminicídio, a lei que trata sobre isso e em que casos ela pode ser aplicada.
Florestan Fernandes
Acesse este link para conhecer a vida e o intelecto de Florestan Fernandes, um dos principais pensadores da sociologia de nosso país.
Formas de governo
Clique aqui e entenda o que são formas de governo e a diferença entre forma e regime de governo. Saiba quais formas de governo foram estabelecidas no Brasil.
Franz Boas
Acesse este link para conhecer Franz Boas, um estudioso de antropologia que revolucionou as bases dessa ciência ao desmascarar o racismo das teorias de sua época.
Friedrich Engels
Saiba mais sobre Friedrich Engels conferindo sua vida, teoria e obras, que influenciaram não só a produção teórica das Humanidades, mas a geopolítica do século XX.
Genocídio
Clique aqui para entender o que é genocídio. Aprenda como podemos descrever o termo e quais são os seus sinônimos. Saiba quais genocídios marcaram a humanidade.
Crianças vítimas do genocídio armênio
Genocídio e etnocídio
Você conhece a diferença entre genocídio e etnocídio? Embora sejam conceitos diferentes, eles estão relacionados. Saiba mais!
Geração Z
Conheça um pouco sobre a Geração Z e as mudanças de mentalidade e comportamento que ela imprime às sociedades contemporâneas.
Gilberto Freyre
Acesse este link e descubra quem foi Gilberto Freyre, um dos principais teóricos da sociologia brasileira. Conheça aqui sua biografia e suas principais ideias.
Família, um grupo social primário.
Grupos Sociais
Os Grupos Sociais, as formas de associções humanas, o que são Grupos Sociais, características dos Grupos Sociais, tipos de Grupos Sociais.
A troca de alianças simboliza o compromisso firmado pelos noivos
História do casamento
Clique para conhecer os papeis desempenhados pelo casamento ao longo da história humana!
Identidade cultural
Clique aqui para descobrir o que é identidade cultural, como ela é estabelecida e qual a importância dela para a preservação da cultura de um povo.
Ideologia
Entenda um pouco mais sobre o que é ideologia, quais os seus tipos, sua função e sua concepção, conforme Karl Marx, um dos maiores teóricos da sociologia.
Instituições sociais
Clique aqui para entender o que são instituições sociais, quais são elas, como estão organizadas e como afetam a organização das sociedades.
Um cemitério judaico, localizado na França, teve as lápides pichadas com suásticas nazistas, ato de preconceito e intolerância religiosa.
Intolerância religiosa
Acesse este link para entender o que é a intolerância religiosa e como ela se manifesta. Confira dados sobre esse problema no Brasil.
O isolamento está geralmente associado à exclusão sofrida em nosso convívio
Isolamento social
Clique aqui para saber o que é isolamento social, como ele pode ocorrer, porque ele ocorre, quais são os tipos de isolamento e quais as consequências dessa prática.
Anualmente, mais de 40.000 pessoas perdem a vida no trânsito das cidades brasileiras
Jovens: as principais vítimas do Trânsito
A violência no trânsito é um problema a ser urgentemente resolvido. Obtenha mais informações sobre o assunto aqui!
Jürgen Habermas
Conheça um pouco mais sobre Jürgen Habermas, um grande intelectual com contribuição importante para a Filosofia, Sociologia, Política, Educação e Direito ocidentais.
Karl Marx foi um dos principais sociólogos clássicos. [1]
Karl Marx
Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a biografia, a produção intelectual e algumas frases ditas pelo filósofo e sociólogo alemão Karl Marx.
Ku Klux Klan
Saiba mais sobre a Ku Klux Klan, organização supremacista e terrorista que surgiu na segunda metade do século XIX.
Ilustração de revoltosos ludistas destruindo maquinário de uma indústria têxtil
Ludismo
O ludismo lutava contra a tecnologia ou contra a precarização das condições de vida? Saiba a resposta aqui!
A luta de classes seria a origem das grandes mudanças sociais
Luta de classes
Karl Marx identificou a luta de classes como o motor que gira a roda da história. Clique para entender mais sobre o assunto!
O trabalhador assalariado vende sua força de trabalho por um salário no final do mês
Mais-valia
No universo teórico de Karl Marx, a ideia de mais-valia é central para a explicação de vários problemas. Acesse e saiba mais sobre o assunto!
Marxismo
Clique aqui para saber o que é marxismo! Entenda sua aplicação e os elementos econômicos e políticos que envolvem essa teoria.
Max Weber
Acesse este link para descobrir mais sobre a vida e a produção intelectual do sociólogo clássico alemão Max Weber, o formulador da teoria da ação social.
Os líderes de um grupo social são responsáveis por representar os anseios e as características do grupo
Mecanismos de sustentação dos grupos sociais
Conheça quais são os mecanismos de sustentação dos grupos sociais!
Minorias
Clique aqui para entender o conceito sociológico de minoria social, que designa determinados grupos excluídos do poder e da obtenção de direitos básicos.
A mobilidade social pode ser compreendida por meio de referenciais não-econômicos.
Mobilidade Social
O conceito que estuda a mudança de posição do indivíduo na sociedade.
Modernidade líquida
Clique aqui para saber o que é modernidade líquida, qual a sua diferença com a pós-modernidade e como ela afeta a vida das pessoas e as relações sociais.
Feudalismo
Modos de produção pré-capitalistas
Modos de produção pré-capitalistas, as características dos principais Modos de produção pré-capitalistas, o Modo de produção comunal primitivo, Modo de produção escravista, Modo asiático de produção, Modo de produção feudal.
Martin Luther King foi um dos maiores líderes do movimento social contra a discriminação racial na história dos Estados Unidos *
Movimentos sociais
Você provavelmente já ouviu falar em movimentos sociais, certo? Mas você entende o que são? Não!? Clique e aprenda!
Reunião durante a Revolução Russa de 1917. A revolução é a forma mais extrema de mudança social e política
Mudança social e política
A mudança social e política é um tema que muito nos interessa em nosso contexto político e social atual. Entenda mais a respeito!
Os símbolos de uma religião carregam significados que representam parte do contexto de crenças seguidas
O que é religião?
Neste texto trazemos uma análise acerca do que deve ou não ser considerado ao definirmos o que é uma religião. Saiba mais!
A Sociologia busca entender a complexidade do mundo social
O que é Sociologia?
Você sabe qual é o papel da Sociologia? Aprenda clicando aqui!
A prática da pirataria é considerada crime pelo nosso Código Penal
Pirataria e o acesso ao consumo
Afinal de contas, a pirataria é crime? Faça parte desse debate, clique aqui!
Poder
Clique aqui para saber o que é o poder para os maiores filósofos e sociólogos que já trataram sobre o assunto na história do pensamento ocidental.
A mediação de conflitos é uma das características que definem a política
Poder político
Ainda que mal visto por grande parte das pessoas, o poder político é um assunto de grande relevância em nossas vidas. Entenda a razão aqui!
Monumento ao filósofo francês Auguste Comte na Praça Sorbonne, Paris – França.
Positivismo
Clique aqui e descubra o que foi o positivismo, corrente teórica do século XIX que priorizou o desenvolvimento da técnica e o cientificismo.
A segregação está intimamente ligada ao preconceito quando separa grupos atribuindo características baseadas em cor da pele, por exemplo.
Preconceito
O que é preconceito e quais os problemas atribuídos a ele. Veja aqui!
Guerra, um processo social dessociativo
Processos Sociais
O que são processos sociais? Confira seu conceito aqui.
Proletariado
Acesse este link para entender o conceito de proletariado, um importante termo para a compreensão sociológica da humanidade e do sistema econômico capitalista.
A sistematização da organização burocrática está relacionada com o processo de racionalização
Racionalização em Max Weber
O processo de racionalização em Max Weber diz respeito à racionalidade na construção das instituições do Estado moderno. Quer entender? Clique aqui!
É preciso apagar o racismo de nossa sociedade e manter viva a história de luta de negros e indígenas para que essa barbárie não se repita no futuro.
Racismo
Clique aqui e entenda a definição sociológica de racismo e como o preconceito de raça se originou e ainda permanece em nossa sociedade.
Racismo no Brasil
Saiba um pouco mais sobre o racismo no Brasil e seus aspectos históricos e estruturais, bem como sobre a legislação e políticas antirracistas criadas para combatê-lo.
Raymundo Faoro
Conheça um pouco mais sobre Raymundo Faoro, sua biografia, suas ideias e suas análises sobre a formação do Estado brasileiro.
Regimes de governo
Clique aqui para entender o que são regimes de governo! Aprenda a diferença entre os regimes e as formas de governo. Conheça os principais tipos de regimes de governo!
A modernidade caracterizou-se pelo processo de racionalização do mundo
Secularização
Você já ouviu falar em secularização? Sabe o que significa? Neste texto você encontrará a resposta. Clique e saiba mais!
Sérgio Buarque de Holanda
Conheça Sérgio Buarque de Holanda, um dos maiores intelectuais brasileiros, e dono de uma interessante explicação da formação da sociedade brasileira.
O sistema eleitoral define as regras da disputa política de uma sociedade
Sistema de lista aberta
Entenda o que é o sistema de lista aberta em um sistema político!
O voto proporcional em lista é a forma presente no nosso sistema eleitoral atual
Sistema de lista fechada
Sistema de lista fechada ou de lista aberta? Já ouviu falar disso? Entenda do que se trata aqui!
Sistema Único de Saúde (SUS)
Conheça um pouco mais sobre o SUS, sua história, seu funcionamento, seus princípios, suas dificuldades e sua importância para o Brasil e os brasileiros.
A socialização é um fenômeno em que todos os envolvidos acabam por sofrer influência
Sociabilidade e socialização: a construção do indivíduo
A socialização é grande parte do que nos tornamos. Clique aqui e saiba o por quê!
Social-democracia
Entenda um pouco mais sobre a social-democracia, corrente política que influenciou os Estados modernos, e aprimore sua percepção política sobre a função do Estado.
Sociedade
Saiba um pouco mais sobre o conceito de sociedade. Conheça seus tipos, exemplos, sua relação com a cultura e sua diferença em relação ao conceito de comunidade.
A superpopulação urbana é uma característica das sociedades de massa
Sociedade de massa
Sociedade de massa é o nome que damos à atual configuração das sociedades contemporâneas. Saiba mais sobre o assunto aqui!
Grupo de jovens protestando contra a discriminação sexual.
Sociologia da Juventude
Sociologia da Juventude, movimentos sociais, sociologia, movimento hippie, geração yuppie, globalização, movimento punk, globalização, cultura jovem, contra-cultura, padrões de comportamento.
Os status e os papéis sociais podem variar bastante de acordo com a cultura analisada.
Status e Papel Social
Dois conceitos úteis no desenvolvimento das pesquisas sociológicas.
Sufrágio universal
Clique aqui e descubra o que é sufrágio universal, o reconhecimento do direito à participação política e ao voto distribuído a todos os membros de uma sociedade.
Surgimento da Sociologia
Clique aqui e entenda como foi o nascimento da Sociologia e quais os motivos históricos que estão envoltos no surgimento dessa ciência.
“As respigadoras”, 1857, Jean-François Millet. As sociedades medievais tradicionais estavam dispostas sob a lógica da solidariedade mecânica
Tipos de solidariedade social
Conheça os tipos de solidariedade social definidos por Émile Durkheim!
Os trabalhadores de uma linha de produção são indiferentes ao produto que produzem
Trabalho
As relações de trabalho mudaram, mas o trabalho ainda define muitas de nossas relações. Clique aqui e entenda como!
Violência contra a mulher
Clique aqui para saber mais sobre a violência contra a mulher, quais as causas e consequências desse tipo de violência, e o que podemos fazer para encerrar esse mal.
Xenofobia
Acesse este link para saber o que é xenofobia, como ela começa, quais as suas características, e quais os problemas sociais relacionados a ela.
Zygmunt Bauman
Clique aqui para conhecer a biografia e as teorias de Zygmunt Bauman, um sociólogo do século XX que analisou a sociedade por uma ótica única.
video icon
Português
Interpretação de textos publicitários no Enem
Os textos publicitários fazem parte da nossa vida e nós entendemos bem o papel deles. Como interpretar esses textos para usá-los na redação do Enem ou mesmo para responder às questões objetivas? O prof. Guga preparou uma aula só para explicar isso para você!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!