Whatsapp icon Whatsapp

Acordo ortográfico

Não precisa se preocupar, pois o novo acordo ortográfico passa a vigorar somente a partir de 1º de janeiro de 2013. Até lá, a velha e nova ortografia estarão convivendo, a fim de que haja uma transição tranquila.

Portanto, será um pouco complicado vestibulares e concursos de modo geral cobrarem as novas regras e punirem com diminuição de pontos os que não as seguirem. Afinal, o jeito antigo de se escrever algumas palavras e o novo estarão sendo aceitos até que o prazo se finde.

Essa mudança na língua portuguesa era para ter acontecido desde 1990, quando a maioria dos países que falam o português não assinou em concordância. Somente após dez anos em trâmite no Congresso Nacional é que este acordo foi sancionado pelo presidente da República e mais tarde ainda, em 2006, por mais dois países: São Tomé e Príncipe e Cabo Verde. A ratificação da reforma ortográfica por esses três países foi o suficiente para legalizá-la.


Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acordo ortográfico – unificação da grafia!

O motivo principal deste acordo é promover a unificação ortográfica dos países que têm o português como língua oficial, os quais são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Alguns professores já usam livros didáticos com as novas regras para que os alunos se acostumem aos poucos e estejam ambientados com as mesmas.
Há, ainda, dicionários disponíveis com a nova grafia, como o famoso Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) de autoria da própria Academia Brasileira de Letras.

Portanto, não há motivos para ficar apreensivo com o novo acordo, pois terás tempo e meios de se adaptar, material para embasamento teórico e contatos como o Mundo Educação para o manter informado e tirar suas possíveis dúvidas!

É só clicar nos links abaixo e se informar de maneira rápida e prática! Curta as informações e qualquer dúvida é só enviar para: atendimento@mundoeducacao.uol.com.br! Teremos satisfação em atendê-lo o mais prontamente possível!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Sabrina Vilarinho

Artigos de Acordo ortográfico

A acentuação
Como fica o acento circunflexo?
O Novo Acordo Ortográfico eliminou o acento diferencial das palavras homófonas, exceto em dois casos: pôde e pode, pôr e por
Acentos diferenciais em pôde e pôr
Acentos diferenciais em pôde e pôr: Saiba mais sobre o Novo Acordo Ortográfico da língua portuguesa!
Acentuação
O que muda nas paroxítonas?
Hífen
Quando não é utilizado?
O acento diferencial
Veja em quais pares ele deixa de existir!
O Alfabeto
A reintegração das letras k. w e y!
O hífen
Quando é utilizado?
O trema
Saiba mais sobre a queda desse sinal diacrítico!
Com o acordo ortográfico de 2009, os verbos terminados em guar, guir, quar e quir sofreram alterações na grafia e pronúncia
Verbos terminados em guar, guir, quar e quir
Quer ficar por dentro do novo acordo ortográfico? Saiba mais sobre os verbos terminados em guar, guir, quar e quir.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.