Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

datas comemorativas em todo o mundo, podendo ser internacionais, as quais são celebradas por mais de uma nação ou pelo mundo todo; nacionais, comemoradas em todo território de um país; regionais, celebradas em uma cidade, estado etc..

Essas datas podem girar em torno de diferentes situações. Às vezes são datas religiosas, celebração de momentos históricos, homenagem a alguma pessoa importante ou até mesmo uma data escolhida para uma profissão, um objetivo, entre outros motivos. Porém, para que uma data comemorativa seja oficializada, há fatores que precisam ser considerados. Veja a seguir as principais informações sobre datas comemorativas.

Leia também: Festa Junina – comemoração religiosa e de caráter rural

Quais são as principais datas comemoradas no Brasil?

As principais comemorações brasileiras podem ser datas fixas ou podem variar anualmente. Veja quais são elas:

→ Feriados

→ Datas importantes que não são feriados

Como surgem as datas comemorativas?

Para que uma data comemorativa surja, é necessário que um projeto de lei seja criado por vereadores e deputados, de forma que essa solicitação convença os responsáveis de que essa data é importante. Após a criação do projeto, ele deve ser encaminhado para aprovação no Poder Legislativo e, depois, para ser sancionado pelo Poder Executivo. Também existem casos em que o próprio governo (federal, estadual ou municipal) cria alguma data.

No caso das datas internacionais, o calendário costuma ser aprovado por organizações reconhecidas mundialmente, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Geralmente, os países-membros das entidades realizam assembleias gerais para constituir uma nova data comemorativa internacional.

Já a seleção do dia para determinar uma data comemorativa nem sempre é motivada, algumas datas podem ser escolhidas também de forma aleatória. É importante pontuar que as datas comemorativas podem ser fixas, como é o caso do Natal, comemorado no dia 25 de dezembro, ou podem ser móveis. Neste último caso, citamos o Dia das Mães, comemorado nos segundos domingos de maio.

Leia também: Por que o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro?

Por que algumas datas são feriados?

Os momentos históricos e religiosos de um país ou cidade geralmente passam a ser feriados. Por exemplo, no dia 7 de setembro é comemorada a Independência do Brasil. A data é um feriado nacional e sua celebração resgata o contexto histórico do país, sendo considerada uma importante data.

Os feriados podem ser determinados por suas leis como obrigatórios ou facultativos. Nos feriados obrigatórios, as pessoas são dispensadas de suas atividades escolares ou profissionais. Já nos facultativos, as organizações têm liberdade de escolher liberar ou não seus funcionários ou alunos. 

Publicado por: Giullya Franco

Seções de "Datas Comemorativas"