Whatsapp icon Whatsapp

União Europeia

União Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Seus países-membros contam com um elevado nível de integração, inclusive com o uso de moeda única.
Bandeira da União Europeia.
Bandeira da União Europeia.

A União Europeia é o principal bloco econômico do mundo. Ela reúne países altamente desenvolvidos e industrializados do continente europeu. Tem como objetivo principal a integração econômica e política entre os países-membros. Possui como mecanismo de funcionamento diversos órgãos supranacionais, que decidem questões internas ao bloco.

Atualmente, a União Europeia é composta por 27 países-membros, com destaque para Alemanha, França e Itália. O bloco representa o mais elevado nível de integração econômica e monetária, especialmente por meio da adoção de moeda única, o euro.

Leia também: Otan — a maior organização político-militar do mundo

Resumo sobre União Europeia

  • A União Europeia foi formada, em 1992, por meio do Tratado de Maastricht, acordo político-econômico assinado por 12 países europeus.

  • A integração europeia, no entanto, foi iniciada, em 1944, pela integração pioneira dos países Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.

  • A formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço também foi uma importante percursora da constituição da União Europeia.

  • Atualmente, a União Europeia conta com 27 países-membros. Houve, nos últimos anos, a saída do Reino Unido e a entrada da Croácia.

  • Possui diversas instâncias que permitem o adequado funcionamento do bloco, inclusive por meio da adoção de moeda comum.

  • Um dos seus principais objetivos é garantir a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços entre os países-membros.

Videoaula sobre União Europeia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da União Europeia

A história da União Europeia está centrada no agrupamento gradual de diversos países europeus em torno de um objetivo econômico comum. O embrião para o surgimento do bloco ocorreu por meio do acordo econômico entre Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos.

Esse acordo, conhecido pelo acrônimo Benelux, foi criado no ano de 1944. Em 1952, essa comunidade de países expandiu-se com a entrada de França, Itália e Alemanha. Logo o grupo ganhou o nome de Europa dos Seis ou, ainda, de Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Ao longo do tempo, a entrada de novos países — Reino Unido, Irlanda e Dinamarca (1973); Grécia (1981); e Espanha e Portugal (1986) — formou a Europa dos Doze.

Bandeiras dos países que fazem parte da União Europeia, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França.
Criada oficialmente em 1991, a União Europeia é formada na atualidade por 27 países-membros. [1]

O ano de 1991 marcou a fundação oficial da União Europeia, nome que permanece até a atualidade, formado pelos 12 países europeus citados. O bloco se propôs a reunir os países em torno de objetivos econômicos comuns, com destaque para a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços.

A expansão da União Europeia foi contínua. Houve a entrada de Suécia, Finlândia e Áustria (1995); Malta, Chipre, Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia, Lituânia, Letônia e Lituânia (2004); Bulgária e Romênia (2007); e Croácia (2013). Além disso, houve a saída do Reino Unido (2020).

Países que fazem parte da União Europeia

A União Europeia é um bloco econômico composto na atualidade por 27 países-membros. São eles:

Alemanha

Espanha

Lituânia

Áustria

Estônia

Luxemburgo

Bélgica

Finlândia

Malta

Bulgária

França

Países Baixos

Chipre

Grécia

Polônia

Croácia

Hungria

Portugal

Dinamarca

Irlanda

República Tcheca

Eslováquia

Itália

Romênia

Eslovênia

Letônia

Suécia

Como funciona a União Europeia

A União Europeia é um bloco econômico com diversos níveis de integração econômica, política e cultural. É considerada o principal bloco econômico do mundo, e também é o único bloco econômico em nível mundial que atingiu o grau de integração monetária por meio da criação de moeda única.

As bases do funcionamento do bloco foram estabelecidas pelo Tratado de Maastricht, assinado em 1992. Ele prevê a integração econômica e política europeia, além da adoção de uma política externa comum. Ademais, também são abordadas questões de segurança comum, com destaque para assuntos judiciais diversos, além da criação de instâncias supranacionais. Houve ainda a criação do euro (1999), moeda única adota na maior parte do bloco, formando a Zona do Euro, o que indica o atual nível máximo de integração econômica entre os países europeus.

O funcionamento da União Europeia é balizado por importantes instituições supranacionais, que têm participação ativa de representantes dos diversos países-membros do bloco. São elas:

  • Parlamento Europeu;

  • Conselho da União Europeia;

  • Comissão Europeia;

  • Conselho Europeu;

  • Banco Central Europeu;

  • Tribunal de Justiça da União Europeia;

  • Tribunal de Contas Europeu.

Objetivos da União Europeia

A União Europeia tem objetivos bem claros estabelecidos durante o seu processo oficial de construção por meio da assinatura dos países-membros do Tratado de Maastricht, em 1992. Eles podem ser sintetizados da seguinte forma:

  • integração econômica e política por meio da livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços;

  • desenvolvimento econômico e financeiro dos países-membros por meio de diversas ações integradas;

  • manutenção da paz regional por meio da adoção de uma política de segurança comum, garantindo a proteção mútua;

  • compromisso social dos países-membros em questões como a melhoria da qualidade de vida da população e a diminuição da desigualdade entre seus participantes.

Veja também: Mercosul — o bloco econômico sul-americano que também objetiva a livre circulação

Curiosidades sobre a União Europeia

  • O Acordo de Schengen é um mecanismo que permite a livre circulação de pessoas entre a maior parte dos países da União Europeia, assim como em países parceiros.

  • A União Europeia é o único bloco econômico que possui uma moeda única, o euro, que vem sendo adotado por alguns países do bloco desde 2002.

  • A Alemanha é a principal economia da União Europeia, além de ser seu país mais populoso.

  • Em 2020, o Reino Unido deixou oficialmente a União Europeia. O processo de saída do país, o primeiro a deixar o bloco econômico, ficou conhecido como Brexit.

  • Atualmente, alguns dos países que pretendem ingressar na União Europeia são: Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Kosovo, Macedônia do Norte, Albânia, Sérvia e Turquia.

  • Os principais órgãos da União Europeia estão localizados em Bruxelas (Bélgica).

Crédito de imagem

[1] MDart10 / Shutterstock 

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Acordos transnacionais
Acordos Transnacionais, O que são Acordos Transnacionais, Quais os tipos de Acordos Transnacionais, Quais as características dos Acordos Transnacionais.
Blocos econômicos
Entenda o que é um bloco econômico e conheça os principais blocos econômicos do mundo. Veja também as vantagens e desvantagens de participar desses agrupamentos.
Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
Conheça os motivos de criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
Etapas de Formação da União Europeia
Um resumo com os principais acontecimentos que desencadearam a formação da União Europeia.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
Instituições da União Européia
Instituições da União Européia, Quais são as principais instituições da União Européia, A União Européia como modelo de formação de outros blocos, Em quais seguimentos as Instituições da União Européia atuam.
Mercosul
Clique para saber o que é o Mercosul. Entenda seu funcionamento, como os países atuam nesse bloco e os objetivos dessa integração.
ONU (Organização das Nações Unidas)
Clique aqui e entenda o que é a ONU (Organização das Nações Unidas). Conheça sua função e seus principais objetivos.
Organizações internacionais
Saiba o que são as organizações internacionais e veja as principais organizações do mundo. Confira também a participação do Brasil nessas instituições.
USMCA
Conheça mais sobre o USMCA, o novo acordo que substitui o antigo Nafta. Saiba qual o objetivo desse acordo, o que se manteve e quais foram as mudanças propostas.
video icon
Professora ao lado do texto"Vogal temática"
Português
Vogal temática
Vogal temática é a vogal que torna possível a ligação entre o radical e as desinências. Nesta videoaula, aprofundaremo-nos nesse assunto e analisaremos as formas de identificação adequadas desse morfema.