Whatsapp icon Whatsapp

Literatura

A literatura é uma arte que tem a palavra como matéria-prima. Os textos literários não são funcionais, apresentam grande subjetividade e também plurissignificação.
Ilustração artística de prédios feitos com livros como representação do conceito abstrato de literatura.
A literatura mistura sonho e realidade.

Literatura é a forma como chamamos a arte da palavra. Não existe um conceito definitivo para essa arte. No entanto, é possível afirmar que textos literários não apresentam uma função utilitária, são mais subjetivos e conotativos. Já os textos não literários apresentam função utilitária, são mais objetivos e denotativos.

Leia também: Semana de Arte Moderna de 1922 — um dos principais acontecimentos da literatura brasileira

Resumo sobre literatura

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    A literatura é uma arte, por isso não apresenta função utilitária.

  • Leitoras e leitores atribuem à literatura algumas funções sociais.

  • Emocionar e provocar reflexões são algumas das funções sociais da literatura.

  • A literatura escrita surgiu na Antiguidade, mas já existia na tradição oral.

  • O texto literário é subjetivo, não utilitário e predominantemente conotativo.

  • O texto não literário é objetivo, utilitário e predominantemente denotativo.

  • Existem três gêneros literários: lírico, narrativo ou épico e dramático.

O que é a literatura?

A literatura é entendida como a arte da palavra. Apesar disso, não existe um conceito definitivo para o que é a literatura. O que diferencia o texto literário de um não literário é o seu caráter artístico. Mas também não existe apenas uma definição de arte. Assim, para termos um pouco de segurança ao caminhar nesse terreno, devemos nos agarrar ao fato de que uma obra de arte não é algo funcional.

Portanto, o caráter não utilitário da arte também está presente na literatura, que se configura na arte da palavra, como vimos. É por meio das palavras que autoras e autores constroem suas obras de arte, ou seja, os seus livros. E, por não possuírem uma função específica, os textos literários têm maior tempo de duração do que aqueles não literários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por isso, podemos ler um romance de Machado de Assis, autor brasileiro que morreu em 1908, e ainda encontrar sentido nele. Afinal, esse autor trabalhou em suas obras temáticas universais, isto é, que são atuais em várias épocas e países, como, por exemplo, o adultério, a corrupção, o jogo de interesses, isso com muita ironia e metáforas.

A literatura se vale das figuras de linguagem para dar ao texto um caráter estético e não funcional, já que tais figuras permitem, às vezes, mais de uma interpretação. Os textos literários, por mais objetivos que alguns deles pretendam ser, sempre trazem algum elemento enigmático, que exige maior esforço dos leitores na interpretação.

Qual a origem da literatura?

As obras literárias mais antigas são a Ilíada e a Odisseia, dois famosos poemas épicos do escritor grego Homero. Portanto, está na Antiguidade a origem da literatura como a conhecemos hoje, formada por textos escritos que apresentam estrutura e conteúdo literários. No entanto, antes desses livros, já havia a tradição oral de se contar histórias.

Função da literatura

A princípio, é possível afirmar que a literatura, assim como as outras artes, não possui uma função utilitária. É isso que diferencia um romance ou uma poesia de uma receita de bolo, de uma notícia, de um manual de instruções ou de outros gêneros textuais funcionais.

Mas podemos considerar que a literatura possui algumas funções sociais, considerando a perspectiva de leitoras e leitores de textos literários. Desse modo, ao ler uma obra literária, podemos nos emocionar, fazer reflexões, pensar sobre a realidade, imaginar outras realidades, conhecer a tradição de nosso povo etc.

As diversas funções sociais dos textos literários só são possíveis porque tais textos permitem múltiplas interpretações. Assim, eles estimulam a subjetividade de seus leitores e leitoras, de forma que um mesmo livro pode gerar diferentes percepções em pessoas distintas, o que comprova o aspecto não utilitário da literatura.

Veja também: Funções da linguagem — os papéis da linguagem enquanto instrumento de comunicação

Diferenças entre texto literário e não literário

Características do texto literário

Características do texto não literário

Caráter subjetivo

Caráter objetivo

Ausência de função utilitária

Função utilitária

Predomínio da conotação

Predomínio da denotação

Exemplos

Exemplos

Conto, crônica narrativa, novela, romance, roteiro de cinema, peça teatral, poesia, poema épico etc.

Receita, bilhete, manual de instruções, bula de remédio, notícia, reportagem, anúncio etc.

Gêneros literários

Existem três gêneros literários: lírico, narrativo ou épico e dramático. Saiba sobre cada um deles a seguir.

Gênero lírico

Textos do gênero lírico apresentam a expressão de um eu poético, uma voz que manifesta suas emoções e pensamentos. Estruturalmente, os textos desse gênero podem apresentar versos e estrofes. Porém, existe também a prosa poética, que não é escrita em versos, mas possui conteúdo de poesia, ou seja, de forte caráter conotativo.

Gênero narrativo ou épico

Em textos do gênero narrativo ou épico, a história é contada por um narrador. Esse narrador pode ser observador, onisciente ou personagem da narrativa. Os personagens desse tipo de obra realizam suas ações em determinado tempo e espaço. Estruturalmente, textos narrativos são escritos em forma de prosa, mas também existem os poemas épicos, que são narrativas escritas em verso.

Gênero dramático

Textos do gênero dramático trazem as falas de personagens, mas também as instruções do autor da obra, isto é, do dramaturgo ou roteirista. Estruturalmente, esse gênero de texto é dividido em cenas. Assim, tanto comédias quanto tragédias são textos dramáticos.

Publicado por Warley Souza
Assista às nossas videoaulas

Seções de Literatura

A arte da palavra: a Literatura
Clique e conheça uma seção dedicada ao incrível universo da Literatura!
Escritores brasileiros
Clique aqui e saiba quais são os 32 escritores brasileiros mais famosos do Brasil.
Estilos de época
Saiba o que são estilos de época na literatura e conheça as características de cada um deles. Entenda a diferença entre estilo de época e estilo individual.
Literatura inglesa
Clique aqui e conheça a história da literatura inglesa. Veja todas as suas fases ao longo das épocas e suas características.
Literatura portuguesa
Conheça as principais características da literatura portuguesa. Veja os estilos que a compõem e quais são os maiores autores e obras da literatura portuguesa.
Vanguardas europeias
Entenda o que foram as vanguardas europeias. Veja quais foram os movimentos de vanguarda e quais as suas principais características.

Artigos de Literatura

1º de maio – Dia da Literatura Brasileira
Conheça mais sobre o Dia da Literatura Brasileira: sua origem, o que se comemora nele, e principais autores e obras da nossa literatura.
21 de Março – Dia Mundial da Poesia
Conheça as motivações para a criação do Dia Mundial da Poesia e os poetas que marcaram a história da literatura brasileira.
23 de abril – Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral
Conheça o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral: suas motivações, seu objetivo e quem o criou. Confira uma seleção com 10 livros imperdíveis.
25 de julho – Dia Nacional do Escritor
Você sabia que existe uma data para celebrar o profissional da palavra? Saiba mais sobre o Dia Nacional do Escritor e conheça cinco grandes escritores brasileiros.
5 de maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona
Conheça mais sobre o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona: quem o criou e por qual motivação, e os países que o comemoram.
Antoine de Saint-Exupéry
Clique aqui, saiba quem é o autor francês Antoine de Saint-Exupéry e conheça as principais características de suas obras.
Escolas literárias
Clique aqui e entenda o que são as escolas literárias. Conheça suas principais características. Saiba quais são as escolas literárias brasileiras e europeias.
José de Anchieta
Clique aqui, saiba quem é o padre José de Anchieta, veja quais são as características de seus textos e descubra quais são suas principais obras literárias.
Parnasianismo no Brasil
Conheça as características, os principais autores e alguns poemas do Parnasianismo brasileiro, um importante movimento literário situado no fim do século XIX.
Prosa
O que define um texto como prosa? O que é prosa literária e prosa não literária, e o que é prosa poética? Aprenda mais sobre essa forma textual!
Realismo mágico
Conheça o realismo mágico: suas características, seus autores e obras, além de sua manifestação na pintura e no cinema.
Simbolismo no Brasil
Clique aqui e conheça as características do simbolismo no Brasil. Saiba quem foram seus principais representantes e quais foram suas principais obras.
Tipos de narrador
Saiba mais sobre os tipos de narrador que costumam compor uma narrativa. Veja suas principais características e exemplos extraídos de obras nacionais e estrangeiras.
Walt Whitman
Clique aqui, saiba quem é o escritor estado-unidense Walt Whitman e conheça as principais características de sua poesia.
video icon
"Matemática do Zero | Terno Pitagórico" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Terno Pitagórico
Nessa aula veremos que o terno pitagórico são os triângulos retângulos que possuem as medidas dos lados sendo números inteiros. A ideia dos ternos pitagóricos é facilitar a resolução de questões e diminuir os cálculos aplicando semelhança de triângulos.