Whatsapp icon Whatsapp

Literatura

A Literatura, em uma de suas possíveis definições, é a arte de conferir novos significados às palavras. Por meio da arte literária, o escritor extrapola e transfigura a realidade.
“Toda a literatura consiste num esforço para tornar a vida real”. Fernando Pessoa
“Toda a literatura consiste num esforço para tornar a vida real”. Fernando Pessoa

Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.”

Fernando Pessoa

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa, “escrever é esquecer”. Esse esquecimento, contudo, não afasta o escritor daquilo que é real: ao criar histórias, simular a vida nas páginas de um livro, ele transfigura a realidade, inventa um universo autônomo a partir de verdades que não podem ser mensuradas pelos mesmos padrões das verdades factuais. Por intermédio dos diversos gêneros, formas nas quais a linguagem literária se manifesta, a literatura toma corpo e liberta-se do plano das ideias; transforma-se em um poderoso instrumento de comunicação e interação, difunde a cultura e democratiza o conhecimento.

A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta. Talhar a obra literária sobre as próprias formas do que não basta é ser impotente para substituir a vida”.

Fernando Pessoa

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Definir Literatura é tarefa árdua: podemos especular, mas jamais afirmar categoricamente o que ela é. A Literatura está comumente associada à ideia de estética, contudo, nem todo texto literário é capaz de provocar efeito estético ou catarse. A matéria-prima dessa manifestação artística é a palavra, e dela extrai múltiplas acepções, ressignificando-a ao transportá-la para outros níveis, onde a poesia pode ou não residir — a poesia não depende apenas da mensagem para “existir”, mas também do receptor, aquele que lê.

Sem leitura não se pode escrever. Tão-pouco sem emoção, pois a literatura não é, certamente, um jogo de palavras. É muito mais. Eu diria que a literatura existe através da linguagem, ou melhor, apesar da linguagem”.

Jorge Luis Borges

Nesta seção que o Mundo Educação preparou para você estarão a sua disposição diversos artigos sobre a Literatura Brasileira e também sobre a Literatura Portuguesa – cuja história está indelevelmente ligada à nossa –, artigos que, por meio do estudo das escolas literárias, dos variados gêneros e dos escritores, buscam desvendar a arte literária. Boa leitura e bons estudos!

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Assista às nossas videoaulas

Seções de Literatura

“A literatura torna o mundo real, dando-lhe forma e permanência
A arte da palavra: a Literatura
Clique e conheça uma seção dedicada ao incrível universo da Literatura!
As escolas literárias facilitam o estudo e o ensino da literatura brasileira
Escolas literárias
Clique e conheça um pouco mais sobre as escolas literárias que marcaram a história da literatura brasileira.
Principais escritores brasileiros que ilustraram a capa do periódico Cadernos de literatura brasileira, do Instituto Moreira Salles
Escritores brasileiros
A literatura brasileira através de seus representantes: Clique e conheça um pouco mais sobre nossos escritores brasileiros.
Com origem no século XII, a Literatura Portuguesa, assim como a Literatura Brasileira, foi dividida em escolas literárias
Literatura Portuguesa
Era Medieval, Clássica e Moderna: Clique e conheça as origens e principais escolas literárias da Literatura Portuguesa.
Vanguardas europeias
Entenda o que foram as vanguardas europeias. Veja quais foram os movimentos de vanguarda e quais as suas principais características.

Artigos de Literatura

1º de maio – Dia da Literatura Brasileira
Conheça mais sobre o Dia da Literatura Brasileira: sua origem, o que se comemora nele, e principais autores e obras da nossa literatura.
21 de Março – Dia Mundial da Poesia
Conheça as motivações para a criação do Dia Mundial da Poesia e os poetas que marcaram a história da literatura brasileira.
23 de abril – Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral
Conheça o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral: suas motivações, seu objetivo e quem o criou. Confira uma seleção com 10 livros imperdíveis.
25 de julho – Dia Nacional do Escritor
Você sabia que existe uma data para celebrar o profissional da palavra? Saiba mais sobre o Dia Nacional do Escritor e conheça cinco grandes escritores brasileiros.
5 de maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona
Conheça mais sobre o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona: quem o criou e por qual motivação, e os países que o comemoram.
Parnasianismo no Brasil
Conheça as características, os principais autores e alguns poemas do Parnasianismo brasileiro, um importante movimento literário situado no fim do século XIX.
Prosa
O que define um texto como prosa? O que é prosa literária e prosa não literária, e o que é prosa poética? Aprenda mais sobre essa forma textual!
Realismo mágico
Conheça o realismo mágico: suas características, seus autores e obras, além de sua manifestação na pintura e no cinema.
Tipos de narrador
Saiba mais sobre os tipos de narrador que costumam compor uma narrativa. Veja suas principais características e exemplos extraídos de obras nacionais e estrangeiras.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas