Geografia
A Geografia é uma área do conhecimento pertencente às Ciências Humanas e que tem como principal objeto de estudo o espaço geográfico, originado por meio das interações entre os seres humanos e a natureza, notadamente das alterações promovidas pela atividade antrópica no meio. Dada a amplitude e complexidade do seu objeto de estudo, a Geografia é compartimentada entre Geografia humana e Geografia física, cada qual com os seus respectivos ramos de estudo.
Tendo como foco as relações socioespaciais, a Geografia e fundamental para a análise crítica das relações entre ser humano e meio natural, compreendendo a fundo as dinâmicas socioeconômicas, políticas e culturais do meio em que estamos inseridos.
Leia também: O que é geopolítica?
Resumo sobre Geografia
- A Geografia é a área do conhecimento que estuda o espaço geográfico e os fenômenos socioeconômicos e espaciais que acontecem sobre e por meio dele.
- Divide-se em duas grandes áreas: Geografia humana e Geografia física.
- Entre os ramos da Geografia, estão: Geografia urbana, Geografia agrária, Geografia regional, geomorfologia, pedologia, climatologia e cartografia.
- A complexidade do objeto de estudo da Geografia e a diversidade de temas que essa ciência aborda proporcionam uma grande variedade de conteúdos que abordam desde a estrutura do planeta Terra até a globalização e a geopolítica.
- A Geografia é importante para o conhecimento do meio em que estamos inseridos, permitindo o desenvolvimento do pensamento crítico acerca das relações entre os seres humanos e o meio natural bem como da organização socioeconômica, política e cultural do espaço geográfico.
O que a Geografia estuda?
A Geografia é uma área do conhecimento que estuda o espaço geográfico e os fenômenos socioeconômicos e naturais que acontecem sobre ele. O espaço geográfico pode ser compreendido como o resultado da transformação que os seres humanos exerceram e exercem de maneira constante sobre o meio natural, construindo sobre ele um conjunto de formas e conteúdos e de dando a ele um dinamismo próprio, a principal característica desse espaço.
O espaço geográfico se encontra em constante movimento, uma vez que é sobre ele que se desenvolvem as relações sociais e as atividades econômicas. Por essa razão, o espaço geográfico é o principal objeto de estudo da Geografia. Dada a sua complexidade, a compartimentação do espaço geográfico com diferentes abordagens teóricas deu origem a duas áreas da Geografia, que conheceremos na sequência.
Para além de objeto de estudo da Geografia, o espaço é classificado, também, como uma das categorias dessa ciência. As categorias representam, cada uma delas, um recorte espacial que auxilia no entendimento do principal objeto de estudo da Geografia com base em diferentes dimensões: natural, política, socioeconômica, cultural e populacional. Nesse sentido, as categorias de estudo da Geografia são:
- paisagem;
- território;
- região;
- lugar.
Áreas de estudo da Geografia
Os estudos da Geografia são compartimentados em duas áreas, a saber:
- Geografia humana: se dedica à compreensão e análise das relações socioespaciais, analisando como se dá a interação entre os seres humanos e o espaço geográfico com as dinâmicas sociais, políticas econômicas e culturais que se desenvolvem sobre o espaço e por meio dele.
- Geografia física: se dedica ao estudo minucioso dos aspectos físicos do espaço geográfico, ocupando-se da caracterização de aspectos do modelado (seu relevo), do clima, da vegetação, do solo, da estrutura geológica e das dinâmicas e fenômenos naturais que acontecem na atmosfera, na superfície terrestre e no interior do planeta Terra.
Veja também: Qual é o conceito de paisagem cultural?
Conteúdos de Geografia
Dada a complexidade do seu objeto de estudo, a Geografia é composta por um vasto acervo de conteúdos que podem ser analisados pela perspectiva espacial. Entre os assuntos mais comuns da Geografia, estão:
- tipos de relevo;
- tipos de clima;
- aquecimento global;
- intemperismo;
- formação dos solos;
- tipos de vegetação;
- problemas ambientais;
- deriva continental e tectonismo;
- estruturas geológicas;
- ciclo das rochas;
- hidrologia;
- urbanização;
- crescimento populacional;
- divisão regional;
- industrialização;
- globalização;
- divisão internacional do trabalho;
- modernização da agricultura;
- estrutura fundiária;
- geopolítica;
- relações internacionais;
- desenvolvimento econômico;
- economia territorial;
- população;
- migrações e processos migratórios;
- indicadores demográficos.
Ramos da Geografia
Cada uma das grandes áreas da Geografia é subdividida em diferentes ramos que tornam o estudo do espaço geográfico ainda mais detalhado e oferecem análises. A seguir, confira quais são os principais ramos da Geografia de acordo com a sua área de estudo:
Ramos da Geografia |
|
Geomorfologia |
Geografia regional |
Climatologia |
Geografia urbana |
Cartografia |
Geografia agrária |
Pedologia |
Demografia |
Hidrografia |
Geografia econômica |
Biogeografia |
Geografia política |
Saiba mais: Geografia econômica — ramo da Geografia que estuda os atores econômicos do espaço geográfico
Qual a importância da Geografia?
A Geografia é uma área do conhecimento importante por proporcionar o estudo e a compreensão do meio em que estamos inseridos, permitindo-nos pensar de forma crítica acerca de como o espaço se encontra organizado e de que maneira os seres humanos interagem entre si, por meio de laços econômicos, políticos, sociais e territoriais, e também com o meio natural, transformando-o e utilizando-se de seus elementos como recursos naturais.
Fontes
CASTRO, Iná Elias. GOMES, Paulo César da Costa. CORRÊA, Roberto Lobato. (Orgs). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006, 4ª edição. Coleção Milton Santos 1.