Whatsapp icon Whatsapp

Classificação dos Moluscos

Náutilo, Polvo e Caracol.
Náutilo, Polvo e Caracol.

A classificação dos invertebrados que pertencem ao Filo Mollusca, tem como fundamento os seguintes parâmetros: a presença e a forma da concha, e o aspecto anatômico relativo da cabeça, do pé e da massa visceral, agrupando esses animais em sete classes.

Monoplacophora → seres que possuem uma única concha em forma de capuz, revestindo totalmente o pé e a massa visceral.

Amphineura → organismo possuidor de concha formada por um conjunto de oito placas articuladas, circundadas por um cinturão dérmico. O pé é bem desenvolvido e adaptado à forma de locomoção (animais rastejantes).

Scaphopoda → animais formados por concha única com formato cônico, aberta nas extremidades. São exclusivamente marinhos, vivendo enterrados na areia, hábito proporcionado a especialidade dos pés, conferindo a capacidade de escavar.

Pelecypoda ou Bivalvia → moluscos formados por duas valvas articuladas, semelhante a uma dobradiça com característica elástica. Vivem enterrados ou fixados em substratos submersos de água salgada ou doce.

Gastropoda → animais que possuem concha com morfologia espiralada (caramujos e caracóis), retraindo-se para o interior dessa quando em situações adversas (perigo). Apresentam pés adaptados ao deslizamento sobre a superfície.

Cephalopoda → organismos marinhos, com algumas espécies apresentando concha interna (lula e sépia) e outras desprovidas de conchas (polvo), manifestando aparelho locomotor modificado em tentáculos dotados de ventosas.

Aplacophora → molusco de pequena dimensão e sem concha, assemelhando-se a vermes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Sistema circulatório das aves
As aves são animais que apresentam circulação dupla e completa, veja aqui como ocorre o sistema circulatório das aves.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.