Classificação dos Moluscos
A classificação dos invertebrados que pertencem ao Filo Mollusca, tem como fundamento os seguintes parâmetros: a presença e a forma da concha, e o aspecto anatômico relativo da cabeça, do pé e da massa visceral, agrupando esses animais em sete classes.
Monoplacophora → seres que possuem uma única concha em forma de capuz, revestindo totalmente o pé e a massa visceral.
Amphineura → organismo possuidor de concha formada por um conjunto de oito placas articuladas, circundadas por um cinturão dérmico. O pé é bem desenvolvido e adaptado à forma de locomoção (animais rastejantes).
Scaphopoda → animais formados por concha única com formato cônico, aberta nas extremidades. São exclusivamente marinhos, vivendo enterrados na areia, hábito proporcionado a especialidade dos pés, conferindo a capacidade de escavar.
Pelecypoda ou Bivalvia → moluscos formados por duas valvas articuladas, semelhante a uma dobradiça com característica elástica. Vivem enterrados ou fixados em substratos submersos de água salgada ou doce.
Gastropoda → animais que possuem concha com morfologia espiralada (caramujos e caracóis), retraindo-se para o interior dessa quando em situações adversas (perigo). Apresentam pés adaptados ao deslizamento sobre a superfície.
Cephalopoda → organismos marinhos, com algumas espécies apresentando concha interna (lula e sépia) e outras desprovidas de conchas (polvo), manifestando aparelho locomotor modificado em tentáculos dotados de ventosas.
Aplacophora → molusco de pequena dimensão e sem concha, assemelhando-se a vermes.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia