Whatsapp icon Whatsapp

Mensagem subliminar

Mensagem subliminar: As pétalas da rosa mostram um casal nu.
Mensagem subliminar: As pétalas da rosa mostram um casal nu.
A mensagem subliminar designa o tipo de mensagem que não é perceptível pelos limites sensoriais do organismo. Dessa forma, é transmitida por estímulos pouco intensos que não são percebidos pela consciência humana, mas que são captadas inconscientemente pela visão periférica (em casos de mensagens visuais) que capta imagens sem utilizar a fóvea (parte da retina que focaliza objetos). Quanto maior for à intensidade dos estímulos supraliminares, maior é a chance de estes serem notados, de forma que o armazenamento dos estímulos subliminares se dá quando os supraliminares estão sendo armazenados.

De forma auditiva, olfativa, gustativa, tátil ou visual as mensagens subliminares ao serem absorvidas não são identificadas pelo cérebro, o que as coloca facilmente sobre as escolhas, atitudes e tomada de decisões influenciando-as. Apesar de atuarem sobre os cinco sentidos humanos, 90% das mensagens subliminares estão sob as formas visuais e auditivas.

Conscientemente, não se pode perceber a quantidade e a forma de milhares estímulos que se recebe diariamente, mas cientistas, através de experiências, conseguiram perceber quando o cérebro registra uma mensagem subliminar e como isso ocorre.

A mensagem subliminar apesar de ser anti-ética e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, ainda é empregada na TV em comerciais, shows, novelas, filmes, eventos e outros que utilizam de tais mensagens para se auto-promoverem e ainda para realizarem um merchandising de seus colaboradores de forma que somente seja percebido seus produtos nas imagens poluídas que não focalizam nenhum produto existente.
Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

As lâmpadas de Edison
A história que assinala as transformações do mundo após a Revolução Industrial.
O que provoca o formigamento de alguns membros?
Você já teve curiosidade em saber o que causa o 'formigamento' de alguns membros do nosso organismo? Então acesse esse texto e aproveite para retirar todas suas dúvidas!
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!