Whatsapp icon Whatsapp

Choque circulatório

O choque circulatório é uma condição grave com alta taxa de mortalidade
O choque circulatório é uma condição grave com alta taxa de mortalidade

O choque circulatório é uma condição clínica que se caracteriza pela má perfusão do sangue, ou seja, quando o sistema cardiovascular é incapaz de manter o suprimento de sangue necessário à oxigenação dos tecidos, o que pode resultar em hipóxia celular. Quando não revertida, a hipóxia celular causa a morte das células, com consequente morte de tecidos e posterior falência dos órgãos, podendo levar à morte.

O choque circulatório pode estar associado à hipotensão, mas isso não quer dizer que pessoas que tenham pressão baixa sofrerão de choque circulatório. Para que haja o choque é preciso, como já foi dito antes, que ocorra a má perfusão do sangue.

Além da hipotensão, a pessoa com choque circulatório apresenta pouca produção de urina, fraqueza, diminuição do nível de consciência, mudanças no padrão respiratório e uma pele fria e úmida.

O choque circulatório pode ser classificado em três tipos:

  • Choque hipovolêmico: quando há redução no volume de sangue no organismo. Essa redução de sangue pode ocorrer de forma hemorrágica por meio de ferimentos traumáticos, fraturas e cirurgias; e de forma não hemorrágica, por meio de diarreias, desidratação, queimaduras extensas, torção intestinal, dentre outras.
  • Choque cardiogênico: o choque cardiogênico decorre de uma disfunção no coração, de forma que ele não consegue bombear a quantidade necessária de sangue. Ocorre em infartos extensos, insuficiência cardíaca avançada, arritmias graves e embolia pulmonar.
  • Choque distributivo: decorrente de processos inflamatórios intensos, como queimaduras graves, infecções bacteriana graves, reações inflamatórias secundárias, reações alérgicas graves, dentre outros.

O sucesso no tratamento do choque circulatório depende, na maioria das vezes, da rapidez com que este é diagnosticado. O tratamento do choque circulatório dependerá do tipo de choque sofrido pelo paciente. Em alguns casos, o paciente é tratado com reposição vigorosa de líquidos e por vezes é necessário que o médico, a partir de sua experiência e das condições do paciente, lance mão de medicamentos que aumentem a pressão arterial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O choque circulatório é uma condição gravíssima, que possui uma taxa de mortalidade bastante elevada. Por esse motivo o tratamento deverá ser iniciado tão logo se diagnostique o choque.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.