Conjuntivite

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva ocular, a membrana que reveste todo o globo ocular. Essa doença pode ter duas causas de contaminação: alérgica ou viral. A conjuntivite alérgica é proveniente de produtos químicos, poluição do ar, etc., e não é contagiosa. A conjuntivite viral é proveniente de vírus levados aos olhos através das mãos, toalhas e outros objetos contaminados, esse tipo é altamente contagioso.

Os principais sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos e irritados, inchaço da pálpebra, sensação de areia ou cisco nos olhos e às vezes, dores locais. O tratamento baseia-se em lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A prevenção da doença se dá pelos hábitos de higiene na região dos olhos: lavar as mãos frequentemente, não coçar os olhos e evitar a ida frequente a clubes e piscinas públicas. A doença pode durar de uma semana a quinze dias e não costuma deixar sequelas.

Doença viral ou alérgica
Doença viral ou alérgica
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Conhecido como  mosquito-da-dengue, o <i>Aedes aegypti</i> também é responsável por transmitir outras doenças
Mosquito-da-dengue
Conheça as características físicas e comportamentais do Aedes aegypti, o mosquito-da-dengue.
Cuidados com o corpo durante o carnaval
Você sabe quais cuidados com o corpo durante o carnaval todo folião deve ter? Clique aqui e conheça 10 dicas valiosas para aproveitar melhor o carnaval!
A catapora, também chamada de varicela, caracteriza-se pela presença de erupções na pele
Catapora
Aprenda um pouco mais sobre a catapora, uma doença altamente contagiosa que acomete principalmente crianças.