Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Doenças
  3. Estado de coma

Estado de coma

A palavra coma vem do grego koma, que significa “estado de dormir”. Obviamente, um indivíduo nesse estado não está dormindo, uma vez que é impossível acordá-lo através de estímulos, como um barulho, por exemplo. O estado de coma é caracterizado pela atividade mínima do cérebro. Na verdade, o mesmo continua funcionando, porém em seu nível mais básico, representando assim, a falência dos mecanismos de manutenção da consciência causada pela insuficiência cerebral.

O estado de consciência depende da transmissão de sinais químicos do tronco cerebral e tálamo para o cérebro. Sendo assim, uma disfunção ou lesão nessas regiões pode colocar a pessoa em um estado de inconsciência (coma). Existe uma escala, denominada Escala de Glasgow, onde os níveis de incapacidade mental são avaliados. São apresentadas diferentes situações em três parâmetros, com diferentes pontuações. Se a soma dos pontos for inferior a cinco, o paciente se encontra em coma.

Não existe uma forma de tratamento no sentido de tirar o paciente do estado de coma. O que se faz nesse sentido é a tomada de medidas que previnam futuros danos físicos e neurológicos ao paciente, além de garantir a sua vida, uma vez que é necessária a aplicação de nutrientes através de tubos de alimentação, a utilização de máquinas de ventilação artificial, etc.

A recuperação de uma pessoa no estado de coma varia conforme a gravidade da lesão sofrida. Alguns casos não duram mais do que duas a quatro semanas, outros são irreversíveis. Alguns pacientes, quando saem do coma, entram no chamado estado vegetativo. Nesse estado, a pessoa está acordada, pode realizar alguns pequenos movimentos, bocejos e resmungos, no entanto, não responde a qualquer estímulo interno ou externo, evidenciando a persistência da lesão cerebral.

As taxas de sobrevivência de uma pessoa que se encontra no estado de coma são, em média, de 50%. Dessa parte, menos de 10% conseguem uma recuperação completa.
Pessoa em estado de coma.
Pessoa em estado de coma.
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Aneurisma
Aprenda mais sobre aneurisma, aqui! Neste texto abordaremos o que são aneurismas e seus sintomas, e conheceremos os aneurismas cerebral e da aorta abdominal.
A morte encefálica é a definição legal de morte
Morte encefálica
Tire suas principais dúvidas sobre a morte encefálica: o que é, como é determinada, sua diferença do coma e sua relação com a doação de órgãos.
A síndrome das pernas inquietas pode atrapalhar o sono das pessoas acometidas
Síndrome das pernas inquietas
A síndrome das pernas inquietas é caracterizada por movimentos incessantes dos membros inferiores dos acometidos. A síndrome das pernas inquietas ocorre mais em adultos.
Síndrome Neurológica
Enxaqueca
Enxaqueca, o que é enxaqueca, como a doença se manifesta, o que pode contribuir para uma crise de enxaqueca, tratamento das crises de enxaqueca e tratamento para prevenir a enxaqueca.
Manifestação da artrite reumática.
Artrite
Artrite, o que é artrite, as artrites que mais se manifestam, a artrite reumatóide, a ossteoartrite, o tratamento para a artrite, tipos de artrite.