Futebol de Areia
O futebol de areia, também conhecido como futebol de praia, mistura as regras do futebol com as do futsal.
É praticado há muitas décadas como uma variação de lazer do futebol. Porém sua institucionalização enquanto esporte organizado é recente, data de 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado em Los Angeles.
A prática do futebol de areia ocorre em um campo com, no mínimo, 40 cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. Os gols têm 2,20 m de altura por 5,5 de extensão.
A bola de futebol de areia é mais leve que uma bola normal, apesar de ter uma circunferência idêntica.
Cada equipe é formada por cinco jogadores, sendo um deles o goleiro. Esse pode segurar a bola dentro de sua área. O número de substituições é livre. Cada partida tem dois juízes, com igual autoridade para aplicar as leis do jogo.
As partidas duram 36 minutos divididos em três tempos de 12 minutos. O Tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto. Há um intervalo de 3 minutos entre cada tempo.
Os jogadores não podem usar calçados, apenas meias ou tornozeleiras.
Os torneios mais importantes de futebol de areia realizados durante o ano são o Campeonato Mundial, disputado por oito países, e o Mundialito.
No Brasil são disputados o Campeonato Brasileiro e o tradicional desafio entre paulistas e cariocas.
Em relação à participação do Brasil no Campeonato Mundial, o país ganhou oito títulos das nove edições, até o ano de 2004, perdendo apenas para Portugal em 2001.