Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação Física
  3. Futebol de Areia

Futebol de Areia

O futebol de areia, também conhecido como futebol de praia, mistura as regras do futebol com as do futsal.

É praticado há muitas décadas como uma variação de lazer do futebol. Porém sua institucionalização enquanto esporte organizado é recente, data de 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado em Los Angeles.

A prática do futebol de areia ocorre em um campo com, no mínimo, 40 cm de profundidade, e entre 35 e 37 m de comprimento por entre 26 e 28 m de largura. Os gols têm 2,20 m de altura por 5,5 de extensão.

A bola de futebol de areia é mais leve que uma bola normal, apesar de ter uma circunferência idêntica.

Cada equipe é formada por cinco jogadores, sendo um deles o goleiro. Esse pode segurar a bola dentro de sua área. O número de substituições é livre. Cada partida tem dois juízes, com igual autoridade para aplicar as leis do jogo.

As partidas duram 36 minutos divididos em três tempos de 12 minutos. O Tempo é parado quando um gol é marcado, quando o juiz apita uma falta ou tiro livre direto. Há um intervalo de 3 minutos entre cada tempo.

Os jogadores não podem usar calçados, apenas meias ou tornozeleiras.

Os torneios mais importantes de futebol de areia realizados durante o ano são o Campeonato Mundial, disputado por oito países, e o Mundialito.

No Brasil são disputados o Campeonato Brasileiro e o tradicional desafio entre paulistas e cariocas.

Em relação à participação do Brasil no Campeonato Mundial, o país ganhou oito títulos das nove edições, até o ano de 2004, perdendo apenas para Portugal em 2001.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Futebol de Areia
Futebol de Areia
Publicado por: Thiago Ribeiro
Assuntos relacionados
A bandeira olímpica foi hasteada pela primeira vez em 1920, na Antuérpia, Bélgica*
Jogos Olímpicos
Conheça a história dos jogos olímpicos, as medalhas, recordistas, números e algumas curiosidades!
Basquete
Basquete
Basquete, esportes mais populares do mundo, ano de criação do basquete, regras do jogo de basquete, características do basquete, risco de lesões no basquete, gasto calórico do jogo de basquete.