Whatsapp icon Whatsapp

Decálogo do Bom Aluno

Aluno engana a si próprio ao se distrair das explicações do professor
Aluno engana a si próprio ao se distrair das explicações do professor

Nada acontece por acaso. Quem nunca ouviu essa frase, não é mesmo? Pois nos estudos também não é diferente, este requer algumas atitudes diárias, de dedicação, para que as notas altas apareçam, garantindo um maior preparo para o vestibular.

Na verdade, não adianta querer levar os estudos na brincadeira, pois um dia você precisará de todos os conhecimentos expostos ao longo de sua vida escolar, na seleção para o ingresso na universidade.


O bom aluno se monstra interessado pelas atividades escolares.

Então, arregace as mangas, siga as instruções a seguir e se torne um aluno exemplo.

- Prepare seus materiais para a aula, com antecedência. A organização prévia é uma forma de não esquecer os materiais, trabalhos e tarefas de casa.

- Seja um aluno participativo nas aulas. Dessa forma você reflete sobre os conteúdos vistos, criando consciência crítica e desenvolvendo sua forma de se comunicar.

- Não converse durante as aulas. O aluno que conversa se distrai, perdendo as explicações dos professores, além de mostrar falta de motivação diante dos estudos. Esse tipo de aluno não é bem visto pelos professores e colegas de turma que são mais interessados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Estude todos os dias, revise as matérias das aulas assistidas, reserve pelo menos quinze minutos por matéria. Dessa forma você fixa melhor os conteúdos vistos no dia.

- Faça todas as tarefas de casa, bem como exercícios complementares. A mente funciona melhor quando é estimulada. A ociosidade torna o cérebro lento e preguiçoso.

- Entregue os trabalhos nos dias marcados pelos professores. Agende suas obrigações e cumpra com elas, mostrando responsabilidade e compromisso.

- Seja líder, dê idéias que visem maior comprometimento e envolvimento dos alunos. Dessa forma você estará mantendo um bom contato social com os professores.

- Compartilhe seus conhecimentos com colegas que apresentam alguma dificuldade. Quando você explica um conteúdo para alguém está fazendo uma revisão do mesmo e reforçando o seu aprendizado.

- Não leve dúvidas para casa. Se você não conseguiu entender um conteúdo dado em sala, ficará muito mais difícil conseguir entendê-lo sozinho, em casa; diga claramente ao professor que não entendeu a matéria.

- Após as provas, esclareça as dúvidas das questões que não conseguiu resolver. Dessa forma você eliminará os exercícios nos quais não obteve sucesso.

Publicado por Jussara Barros

Artigos Relacionados

Decifrando os números da Prova Brasil.
A contribuição da Prova Brasil para o ensino público
Prova Brasil: educadores melhorando o ensino público.
A coluna deve ficar sempre bem posicionada
Boa Postura na Hora dos Estudos
Como manter a boa postura e não perder a concentração nos estudos.
Preserve!
Sustentabilidade
Conceito de sustentabilidade e algumas graduações voltadas para esse fim.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.