LHC - funcionamento até o final de 2012

Sabemos que o LHC (Large Hadron Collider) é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente. Ele está localizado próximo à fronteira da França com a Suíça, perto de Genebra. O principal foco desse acelerador de partículas é obter dados sobre colisões de feixe de partículas em altíssimas velocidades.
Em Genebra foi anunciado que o famoso e esperado acelerador de partículas, LHC, estará funcionando perfeitamente até o final de 2012 e que após esse período, o acelerador de partículas passará por manutenção técnica para funcionamento com altas energias no ano de 2014.
Informou a direção do centro europeu de pesquisas, Cern, que para o período entre 2011 e 2012 o acelerador funcionará com baixas energias, 3,5 TeV ( 3,5 teraelétron-volt).
Em comunicado realizado pelo diretor dos aceleradores do Cern, Steve Mayer, “Se o LHC continuar dessa forma e funcionar tão bem em 2011 como funcionou em 2010, o ano será emocionante.”
Era de interesse da equipe que o “Grande Colisor de Hádrons” estivesse em funcionamento até o final de 2011 e somente no ano seguinte viesse a pausa técnica para que o mesmo funcionasse com altas energias, de 7 TeV.
Como a equipe de cientistas obteve um “bom funcionamento“ do acelerador em 2010, ela decidiu repensar a data de pausa em um ano para assim colherem mais dados.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física
Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
Artigos Relacionados

Dualidade Partícula Onda
Difração era um fenômeno comum às ondas até ser lançada a hipótese de de Broglie.

Efeito Compton
Arthur Holly Compton descobriu o Efeito Compton. Clique aqui e veja em que consiste esse efeito!
O Tempo é Relativo
Os postulados de Einstein trazem uma nova visão sobre o tempo.

Quantidade de movimento relativístico
A definição da quantidade de movimento na visão da teoria da relatividade.

Radiação do Corpo Negro
Desvendando o espectro da radiação térmica

Sociologia
Pré-Enem | Trabalho, sociedade e tecnologia
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Trabalho, sociedade e tecnologial" com o professor João Gabriel!
Últimas notícias
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos

Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.

Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."

História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!