2. Física
  3. Eletricidade
  4. O Poder das Pontas

O Poder das Pontas

Você já deve ter observado que caminhões tanque, desses que transportam combustível, têm formas arredondadas. Você sabe por quê?

Há mais de duzentos anos os cientistas observaram que um condutor que apresenta em sua superfície uma região pontiaguda dificilmente se mantém eletrizado, pois a carga elétrica fornecida a ele escapa através dessa ponta. Porém, aqueles cientistas não tinham uma explicação satisfatória para o fato.

Hoje sabemos que o poder das pontas ocorre porque, em um condutor eletrizado, a carga tende a acumular-se nas regiões pontiagudas. Em virtude disso o campo elétrico nessas regiões é mais intenso do que nas regiões mais planas do condutor.
É devido a esse fato que não se recomenda, em dias de chuva, abrigar-se em baixo de árvores e em locais mais altos.

No caso dos caminhões tanque, suas Ca, impedindo que uma centelha seja gerada, o que provocaria uma grande explosão.

Caminhões tanque tem suas extremidades arredondadas para que as cargas não se acumulem em uma das pontas.
Publicado por: Kleber G Cavalcante
Máquina Eletrostática
Eletrostática
Confira aqui a teoria e os pesquisadores da Eletrostática! Veja também qual é a sua aplicação!
Representação eletromagnética
Eletromagnetismo
Clique aqui e conheça as principais características do eletromagnetismo!
Esquema de Funcionamento da Bateria automotiva
Acumuladores de Chumbo
Qual sua relação direta com as baterias automotivas?
Entendendo a equação do armazenamento elétrico
Capacitor Plano
Entendendo a equação do armazenamento elétrico
Circuito elétrico simples
Potência em resistores
No estudo da potência em resistores, é preciso aprender o cálculo da potência elétrica dissipada em um resistor.
Ilustração do dispositivo utilizado por Thomson na descoberta do elétron.
Descoberta do elétron
Veja aqui qual foi o aparato experimental construído por Thomson que resultou na descoberta do elétron.