Acento tônico
Acento tônico... Para falar sobre esse termo, relacionado a uma parte da gramática representada pela fonologia, analisemos os pares de vocábulos expressos abaixo:
TÔNICO / TONICO
Em “tônico” a sílaba mais fortemente pronunciada é a primeira; já em “Tonico”, a sílaba que apresenta tal aspecto é a segunda.
Mediante esses pressupostos temos condições de compreender o acento tônico, uma vez que ele representa a maior intensidade de voz que se atribui a uma sílaba de uma dada palavra.
Outro aspecto, também a ele referente, é que não pode ser confundido com o acento gráfico, haja vista que esse representa apenas um sinal de escrita, relacionado particularmente às regras de acentuação. Diante disso, cabe-nos entender que “tônico” é acentuado porque representa uma proparoxítona, grupo esse em que todas as palavras recebem acento gráfico.
Aquelas sílabas nas quais o acento tônico recai são denominadas tônicas. As que não o recebem são classificadas como átonas (aquelas que se posicionam antes da tônica são denominadas pretônicas; e postônicas são as que aparecem depois da tônica). Vejamos, na prática, como isso realmente se manifesta por meio de um exemplo:
CA – DEI – RA
↓ ↓ ↓
Átona Átona
pretônica Tônica postônica
Existe, também, além das já mencionadas (tônicas e átonas), uma sílaba cuja tonicidade é intermediária – ora denominada de subtônica. Tal modalidade é característica das palavras derivadas. Constatemos, pois, um exemplo:
BAM – BU
↓ ↓
ÁTONA TÔNICA
BAM – BU – ZAL
↓ ↓ ↓
ÁTONA SUBTÔNICA TÔNICA