Whatsapp icon Whatsapp

Os sovietes e o duplo poder

Com o assalto ao Palácio de Inverno, em outubro de 1917, teve fim o Governo Provisório instituído em fevereiro de 1917 na Rússia.*
Com o assalto ao Palácio de Inverno, em outubro de 1917, teve fim o Governo Provisório instituído em fevereiro de 1917 na Rússia.*

Uma das características mais marcantes do processo revolucionário russo, no período compreendido entre a Revolução de Fevereiro e a Revolução de Outubro de 1917, foi a dualidade de poderes existente entre os sovietes e o governo Provisório. A tensão gerada pela divisão do poder político do período, somada com a permanência da Rússia na I Guerra Mundial, teve como consequência a tomada do poder de Estado, em outubro de 1917, pelos bolcheviques e socialistas revolucionários de esquerda.

A queda da monarquia russa em fevereiro de 1917 deu lugar à formação de um Governo Provisório, formado pela aliança entre forças liberais da burguesia e pelo soviete de Petrogrado (antiga São Petersburgo), capital da Rússia. A aliança durou pouco, sendo que o principal motivo de ruptura foi a permanência da Rússia na guerra.

Os sovietes (conselho, em russo) era o órgão criado pelos trabalhadores e soldados russos durante a Revolução de 1905 e que fora derrotada. Neste órgão, os trabalhadores exerciam um poder ao mesmo tempo executivo e legislativo, elegendo seus representantes a partir dos locais de trabalho e quartéis. Em fevereiro de 1917, os sovietes surgiram novamente, agora aceitando a participação de deputados e de camponeses, principalmente pelo fato de os trabalhadores e soldados serem do campo. Através de uma participação mais direta e de controle pela base das ações dos deputados, os sovietes se converteram no órgão de luta autônoma destes três setores da sociedade.

O Governo Provisório, primeiro chefiado pelo príncipe Livov e posteriormente pelo menchevique Kerenski, não conseguiu atender às principais reivindicações da população russa, expressa no slogan “Paz e Terra” e que significava a saída do país da I Guerra Mundial e a distribuição de terras aos camponeses. Como as principais forças do Governo Provisório eram ligadas ao exército, aos latifundiários e à burguesia, não havia interesse em sair da guerra e nem de distribuir as terras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A dualidade de poderes se constituía desta forma, opondo o Governo Provisório, órgão dos capitalistas e latifundiários, aos sovietes, órgãos do poder dos operários, soldados e camponeses.

Percebendo a incapacidade da sustentação da aliança, o líder do partido bolchevique, Lenin, desde sua chegada ao país em abril de 1917, passou a defender o fim do Governo Provisório e a conclamar a palavra de ordem: “Todo poder aos sovietes”. Essa foi uma importante jogada tática de Lenin, que percebendo a força criada pelos trabalhadores através dos sovietes pretendia se apoiar neles para levar seu partido à tomada do poder.

Com o acirramento dos conflitos sociais no período, marcado pela ocupação das fábricas abandonadas pelos patrões e da tomada de terras pelos camponeses para a produção de alimentos, puderam os bolcheviques junto aos socialistas revolucionários de esquerda formar a Guarda Vermelha em Petrogrado, e apoiado na força que os sovietes tinham sobre a maior parte da população das grandes cidades, tomar o poder de Estado em Outubro de 1917.

* Créditos da imagem: Neveshkin Nikolay e Shutterstock.com

Publicado por Tales dos Santos Pinto

Artigos Relacionados

Bolcheviques e mencheviques
Descubra quem são os bolcheviques e os mencheviques. Conheça a sua origem, seus principais líderes e o que cada grupo defendia na Revolução Russa.
Revolução Russa – o processo revolucionário e o Governo Lênin
Revolução Russa, Socialismo, czarismo, queda do czarismo, processo revolucionário russo, mundo contemporâneo, Nicolau II, Lênin, Trotski, Stálin, Exército Vermelho, bolcheviques, mencheviques, guerra civil, Primeira Guerra Mundial, NEP, planos qüinqüenais.
Stalinismo
Clique para conhecer mais sobre o stalinismo, regime totalitário que existiu na União Soviética entre 1927 e 1953. Veja os principais acontecimentos desse período.
video icon
Escrito"Pólis" sobre imagem de Partenon, uma das principais construções da Grécia Antiga.
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.