Domótica

Residência com tecnologias automatizadas
Residência com tecnologias automatizadas

É a tecnologia responsável pela gestão de todos os recursos habitacionais. Esse termo nasceu da fusão da palavra “Domus”, que significa casa, com a palavra “Robótica”, que está ligada ao ato de automatizar (realizar ações maquinalmente). Tem por objetivo satisfazer as necessidades de comunicação, segurança e comodidade diária das pessoas.

Esse conceito vem da necessidade do homem de querer realizar o mínimo de esforço durante atividades corriqueiras. Quando se fala em modernidade fazemos associação com conforto, pois tudo que está ligado à tecnologia basicamente está relacionado à melhoria da vida humana.

A domótica segue essa linha de raciocínio e, vem dando grandes passos para melhorar a vida do ser humano, esse que a princípio habitava uma caverna sem qualquer conforto hoje habita um centro de tecnologia que realiza diversas atividades para ele, sem que o mesmo se esforce. Sem falar que o mercado para esse tipo de tecnologia vem aumentando consideravelmente, apesar de ser inacessível à grande parte da sociedade mundial, em especial àquelas pertencentes à classe baixa. Em compensação, a classe alta demonstra bastante interesse pela domótica, em virtude da comodidade, conforto e o principalmente da segurança. Pois o quadro de violência está crescendo a ponto de sufocar a sociedade, dessa forma quando surge algo relacionado à segurança, muitas pessoas resolvem investir, não importando com o preço, na tentativa de escapar da violência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há diversos dispositivos desenvolvidos para automatizar as tarefas rotineiras em uma casa, interligados entre si gerando um sistema amplo de execução de serviços. Na domótica atual é possível ter controle sob diversas tarefas realizadas pelo homem em sua residência como, por exemplo, na iluminação, climatização e segurança. Existem sensores que ao detectarem a presença humana iluminam o ambiente, interagem o clima com a temperatura do corpo da pessoa presente na casa em determinado momento, além de controlar quem entra e quem sai através de câmeras e detectores de intrusos, entre outros.

Publicado por Eliene

Artigos Relacionados

Bug do Ponto Flutuante
Bug do Ponto Flutuante, o que foi o Bug do Ponto Flutuante, consequências do Bug do Ponto Flutuante, o erro da Intel, a descoberta do Bug do Ponto Flutuante.
No Brasil, a Campus Party é realizada em seis capitais [1]
Campus Party
Clique aqui e entenda o que é e como funciona a Campus Party, evento que acontece em várias capitais do país anualmente.
Um modelo de computador do século XXI
Evolução dos Computadores
Evolução dos Computadores, Computadores de primeira geração, computadores da segunda geração, computadores da terceira geração.
Linguagem de Marcação
Objetivos da Linguagem de Marcação e sua utilização.
Um exemplo simples de processamento de dados
Processamento de Dados
Processamento de Dados, conceito de Processamento de Dados, a simplificação do Processamento de Dados, a coleta de dados, o processamento das informações coletadas.
Scam nada mais é do que um golpe feito por meio da internet.
Scam
Scam, o que é scam, golpes virtuais, fraudes virtuais, internet, phishing scam, e-mails, vírus de computador, como identificar um scam.
video icon
Português
Semântica no Enem
O estudo da semântica na língua portuguesa envolve a significação de palavras, textos e imagens. Esse é um assunto recorrente na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e, por isso, na aula de hoje, analisaremos as possíveis formas de abordagem desse conteúdo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?