Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Combustíveis
  4. Índice de Octanagem da Gasolina

Índice de Octanagem da Gasolina

A gasolina é uma fração de hidrocarbonetos derivada do petróleo que entra em combustão no motor de explosão interna do automóvel, liberando energia, que é usada para fazer o carro se movimentar.

Abaixo é mostrado um esquema resumido de como esse tipo de motor funciona:


Esquema de funcionamento de um motor a explosão de quatro tempos
 

Observe que no 2º tempo a mistura de ar e vapor da gasolina é comprimida e no 3º tempo uma faísca causa a sua combustão. Assim, a gasolina é considerada de melhor qualidade quando resiste a essa taxa de compressão sem sofrer combustões prematuras, mas explodindo na hora certa, que é no terceiro tempo.

Visto que a composição de uma gasolina para a outra diferencia, o desempenho desse combustível também varia, sendo que algumas resistem mais à compressão do que outras. Essa resistência à compressão passou então a ser chamada de octanagem ou índice de octanas. Quanto maior for o índice de octanagem da gasolina, melhor será o seu desempenho.  

Quando o índice de octanagem da gasolina é baixo, isso pode prejudicar o funcionamento do motor, diminuindo sua potência e causando um barulho característico conhecido por “batida de pino”. Consequentemente, o dono do veículo terá mais gastos com combustível. Mas além do impacto negativo sobre o bolso do consumidor, ainda tem o lado pior: mais gases poluentes serão lançados na atmosfera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse nome “octanagem” veio da escala que se criou para medi-la, baseada no fato de que se atribuiu ao isoctano o valor 100 de octanagem ou 100 octanas. O valor de zero foi atribuido ao heptano. Assim, se tivermos, por exemplo, uma gasolina de 80 octanas, significa que ela se comporta como se fosse uma mistura de 80% de isoctano e 20% de heptano.



Estruturas do heptano e do isoctano

Note, porém, que isso não significa que a gasolina tem mesmo o isoctano e o heptano em sua composição. Na verdade, ela apenas se comporta como uma mistura desses hidrocarbonetos.
Para se determinar o índice de octanagem de uma gasolina, o que se faz é comparar o funcionamento de um motor padrão de um cilinro trabalhando com esse combustível com o funcionamento do mesmo motor com uma mistura de heptano e isoctano.
Existem meios de se aumentar a octanagem da gasolina, um deles é adicionar determinados compostos, chamados de antidetonantes, tais como o etanol e o metil-t-butil-éter ou MTBE.

A gasolina é composta de uma mistura complexa de hidrocarbonetos que pode variar de uma para a outra, por isso que há diferentes índices de octanagem
A gasolina é composta de uma mistura complexa de hidrocarbonetos que pode variar de uma para a outra, por isso que há diferentes índices de octanagem
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Índice de Octano de combustíveis
Percentual de isoctano e de heptano, resistência de um combustível a auto-inflamar-se, autodetonância, índice de octanagem, chumbo tetra-etila, número de octano de um combustível.
Calor, Peso e Viscosidade de combustíveis
Propriedades presentes em combustíveis.
Como o petróleo refinado é classificado?
Densidade do petróleo
Classificação do petróleo pela escala API.
Para lucrar em cima dos proprietários de automóveis, alguns adicionam álcool na gasolina
Determinação do teor de álcool na gasolina
Não seja enganado com gasolinas adulteradas. Aprenda a realizar o teste da proveta para determinar o teor de álcool na gasolina.
Refinaria de petróleo onde são obtidos os derivados deste que é o combustível fóssil mais usado atualmente
Combustíveis Fósseis
Saiba mais sobre os combustíveis fósseis, por que eles passaram a ser tão usados e quais são as desvantagens de seu uso.
Ilustração de um motor de explosão interna com quatro pistões
Funcionamento do Motor de Combustão Interna
Conheça os estágios de funcionamento do motor de combustão interna e entenda como a gasolina faz o carro andar.
Álcool anidro queimando.
Obtenção de álcool anidro
Como separar os componentes desta mistura azeotrópica?