Anúncio classificado
Inferindo-nos aos gêneros textuais, ressaltamos que estes compõem as diversas modalidades sociocomunicativas que permeiam nosso cotidiano linguístico.
Trata-se de uma atividade comunicativa na qual a intencionalidade discursiva pauta-se pelo caráter persuasivo, visto que o objetivo dos interlocutores é divulgar uma determinada informação relacionada à venda, aluguel, troca, oferta de serviços especializados e emprego.
Os mesmos veiculam em canais de comunicação como os jornais, revistas e sites que priorizam este ramo de atividade. Daí a denominação de “classificados”, pois são divididos por categoria.
Quanto à estrutura, geralmente são compostos por uma linguagem clara, concisa e objetiva, sem dispor de nenhum recurso visual atrativo, como é o caso de imagens criativas. Entre os elementos que o constituem, ressalta-se como relevantes:
# O título – o mesmo é retratado de maneira evidente, visando chamar a atenção do leitor.
# O discurso, ou seja, a mensagem específica – Consta-se dos dados essenciais do produto ofertado. Nesse caso há a prevalência de adjetivos, os quais reforçam ainda mais a finalidade persuasiva.
# E por último é disponibilizado um meio de contato para que o receptor possa obter maiores informações sobre o que foi divulgado, podendo o anunciante identificar-se ou não.