Whatsapp icon Whatsapp

Como resumir uma obra?

Resumir um texto significa reluzi-lo em poucas palavras mantendo o seu objetivo, ou seja, o seu tema central. Para que o objetivo seja mantido é importante identificar o tema do texto, os dados importantes e as palavras desconhecidas para conhecer o significado das mesmas. As vantagens de se resumir um texto é retirar dele somente o conteúdo necessário a ser conhecido, a participação ativa da aprendizagem de quem resume e de quem lê o resumo, além de diminuir o tempo da leitura.

Um resumo pode ser indicativo, informativo ou crítico (resenha). O resumo indicativo apresenta uma visão geral do texto, porém utiliza somente os pontos principais como destaque. Normalmente é utilizado em propagandas, catálogos de editoras, livrarias e distribuidoras ou ainda em breves exposições de determinadas obras. O resumo informativo, o mais utilizado em universidades, exige do produtor um profundo conhecimento da obra original a ser resumida. Objetiva transmitir ao leitor o maior número de informações relacionadas ao texto, de maneira que sua leitura original seja dispensada. Informa dados relacionados à qualidade e à medição da obra resumida. Expõe as referências bibliográficas, os gêneros do texto, o resumo do conteúdo, o assunto, metodologia, objetivo, resultados e conclusão. O resumo crítico ou resenha também exige profundo conhecimento sobre o assunto a ser resumido, pois associa os fatos e a crítica pessoal de quem escreve. Deve-se antecipadamente estudar e conhecer bem o que se vai escrever sobre determinada obra.

De acordo com a intenção do resumo feito é que se determina a extensão do mesmo. Para notas e indicações breves determina-se a utilização de no máximo 100 palavras;
Para artigos de periódicos utiliza-se no máximo 250 palavras;
Para livros, relatórios técnico-científicos e trabalhos acadêmicos utiliza-se no máximo 500 palavras;

O resumo deve ser estruturado da seguinte forma: Assunto, objetivo, metodologia e conclusão. Pode preceder a obra resumida, pode ser apresentado individualmente em diferentes situações ou ser apresentado posterior a uma referência do documento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Sabrina Vilarinho