IMC

O IMC é um padrão adotado pela OMS para calcular o grau de obesidade de um indivíduo.
O IMC é um padrão adotado pela OMS para calcular o grau de obesidade de um indivíduo.

O IMC (Índice de Massa Corporal) é um padrão internacional de cálculo da obesidade de um indivíduo adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O método, desenvolvido pelo belga Lambert Quételet no fim do século XIX, é a forma mais fácil de saber se uma pessoa está com o peso ideal ou não.

A altura (calculada em metros) e o peso (calculado em quilogramas) do indivíduo são os dois fatores levados em conta no cálculo do IMC. Para calcularmos o índice, basta dividirmos o peso de uma pessoa pela sua altura ao quadrado:

IMC = Massa
           Altura²

Após o cálculo do índice, a OMS adota uma tabela que indica os graus de obesidade, entretanto, essa indicação não é algo totalmente inequívoco:

Condição

IMC em adultos

abaixo do peso

abaixo de 18,5

no peso normal

entre 18,5 e 25

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

acima do peso

entre 25 e 30

obeso

acima de 30

Índices abaixo de 18.5 não são considerados saudáveis segundo a OMS, entretanto, a pessoa pode muito bem apresentar um biotipo longilíneo e ser saudável. Indivíduos com IMCs entre 18.5 e 25 são considerados normais; nesse caso, a necessidade de emagrecer é, na maioria das vezes, de ordem estética. Entre 25 e 30, o indivíduo é considerado acima do peso, apresentando maiores chances de apresentar complicações, como diabetes, hipertensão arterial e hipercolesterolemia. Pessoas com IMCs acima de 30 são consideradas obesas, por isso, em virtude do alto risco de complicações metabólicas, é extremamente recomendável procurar um médico.

Pessoas com uma grande massa muscular podem possuir um IMC elevado sem, no entanto, estarem acima do peso, por isso, esse aspecto é um dos principais problemas do uso do IMC. Além disso, o índice não leva em consideração os aspectos étnicos e raciais dos indivíduos: um grupo de assessoramento ligado à OMS concluiu que indivíduos de origem asiática com um IMC acima de 23 já são considerados acima do peso.

Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

O chá verde é rico em substâncias antioxidantes e auxilia na prevenção de algumas doenças
Chá Verde
Chá Verde, tipo de chá feito a partir da infusão, erva Camellia sinensis, popularidade do chá verde, forma de preparo do chá verde, origem do chá verde, benefícios do chá verde, valor nutritivo do chá verde.
É no intestino grosso que ocorre o processo da colonterapia.
Colonterapia
Colonterapia, a lavagem estomacal, os riscos da colonterapia, hidrocolonterapia, o método utilizado para perda de peso, os problemas da colonterapia, celebridades que fizeram a colonterapia.
Obesidade infantil
Você sabia que a obesidade infantil pode ter consequências graves? Clique aqui e entenda o que é esse problema que tem afetado várias crianças no mundo.
video icon
Biologia
5 vacinas que marcaram a história
Vacinas são e sempre serão uma das maiores descobertas de cientistas e pesquisadores da área da saúde. Além de diminuir a propagação de doenças e, em muitos casos, erradicá-las, elas permitiram o avanço da medicina moderna. Venha conhecer cinco delas que marcaram a história da humanidade!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?