Intolerância alimentar

A intolerância alimentar é uma reação do organismo quando determinados alimentos são ingeridos e provocam alguns sinais como dor abdominal, espirros, coceira, prisão de ventre ou intestino solto, dor de cabeça, acne, cansaço após as refeições e flatulências.

Diferente da alergia alimentar, a intolerância não envolve o sistema imunológico, pois a intolerância se dá pela má absorção de alguma substância contida no alimento. As principais substâncias que provocam a manifestação da intolerância alimentar são os alimentos que contém corantes, conservantes, lactose, glúten, crustáceos e chocolate. Ao entrar no estômago, as substâncias intoleráveis dos alimentos não conseguem ser absorvidas ou não são absorvidas de forma correta pelo organismo, provocando o acúmulo dessas na região, ainda provoca a saturação dos mesmos causando problemas como enxaqueca, depressão, variação de humor, tontura, sinusite, renite, eczema, urticária, câimbra, afta, halitose, diarréia, obesidade, anorexia e outros.

Como o problema ainda não é bem conhecido, uma das formas de perceber a intolerância é a auto-observação. A auto-observação consiste em permanecer atento às reações do organismo quando se ingere algum alimento. Dessa forma, o alimento prejudicial poderá ser percebido, assim seu consumo evitado. Cerca de 60% da população possui algum tipo de intolerância, mas como o assunto não é divulgado a população não conhece o problema e ainda vive constantemente com esse sem saber como solucioná-lo.
Corantes comestíveis normalmente provocam intolerância alimentar.
Corantes comestíveis normalmente provocam intolerância alimentar.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Queimação que provoca grande incômodo.
Azia
Azia, o que é azia, características da azia, alimentos que contribuem para o aparecimento da azia, alimentos que amenizam a azia, o tratamento para a azia, sintomas da azia, como a azia acontece.
Dormir de barriga para cima propicia o ronco
Ronco
Saiba mais sobre o ronco: no que consiste e os problemas relacionados à ele.
Lesões nos pés: como evitar esse problema?
Lesões nos pés
Fique por dentro das lesões mais comuns que ocorrem nos pés e dicas fáceis para evitá-las.
Algumas das principais localizações da endometriose.
Endometriose
Cólicas fortes, dor durante o ato sexual e dificuldade para engravidar podem ser sintomas da endometriose.
Uma pessoa deve evacuar pelo menos três vezes por semana
Constipação intestinal ou prisão de ventre
Compreenda o que é a constipação intestinal (prisão de ventre), suas principais causas e como o problema pode ser tratado.
A lactose é o açúcar natural do leite
Lactose
Clique e conheça as características e utilizações da lactose, substância que é conhecida como o açúcar do leite.
Os congestionamentos são bem comuns nas grandes cidades.
Perigos do trânsito para a saúde
Perigos do trânsito para a saúde, trânsito, congestionamento, saúde, poluição, dicas, problemas de saúde, tráfego intenso, hora do rush, grandes cidades.