Whatsapp icon Whatsapp

Macaúba

A macaúba é uma palmeira cujos frutos têm grande potencial na produção do biodiesel
A macaúba é uma palmeira cujos frutos têm grande potencial na produção do biodiesel

A macaúba é uma palmeira pertencente à família Arecaceae, e de nome científico Acrocomia aculeata. Nativa do Brasil, essa palmeira pode ocorrer em todos os estados brasileiros, mas é encontrada com maior frequência nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Essa palmeira pode atingir até 15 metros de altura e é bastante resistente a queimadas e secas. Algumas espécies da família apresentam espinhos longos e pontiagudos ao longo do caule ou na base de suas folhas. Suas flores são agrupadas em cachos, e seus frutos são globosos, com polpa comestível de sabor adocicado, rica em glicerídeos e muito apreciada por humanos e pela fauna.

Comunidades do Pantanal mato-grossense utilizam as folhas da macaúba como forrageio para animais e também para retirar fibras destinadas à produção de linhas, redes e cordas. O pecíolo das folhas é utilizado para a confecção de balaios, cestos e chapéus, e o tronco é usado para moirões, calhas e na construção de casas. Da palmeira também se extrai o palmito, que é muito consumido pelas comunidades onde há grande incidência da palmeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa palmeira aproveita-se praticamente tudo, inclusive o fruto, que é a parte mais representativa economicamente. A polpa de seus frutos, por ser muito oleosa, é empregada na engorda de animais, principalmente suínos. O óleo extraído da polpa também é empregado na alimentação humana, na indústria química, na fabricação de cosméticos, ceras e biodiesel.

Estudos realizados por pesquisadores brasileiros apontam a macaúba como a nova aposta para alavancar a produção de biodiesel no Brasil. Atualmente, no país, a posição de destaque para a produção de biodiesel fica com a soja e o dendê, mas, embora a macaúba tenha um potencial menor para a produção de óleo, ela ganha pelo volume. Enquanto a soja rende mil litros de óleo por hectare, a macaúba rende cinco mil litros de óleo por hectare.             

O endocarpo do fruto da macaúba também está sendo estudado como forma de produzir carvão vegetal. Além disso, ele está sendo considerado superior ao carvão da madeira do eucalipto.

Publicado por Paula Louredo Moraes
video icon
Filosofia
Blaise Pascal
Conhece o filósofo Blaise Pascal? Talvez você conheça uma famosa frase dele: “o coração tem razões que a própria razão desconhece”. Assista a nossa videoaula para descobrir quem foi Pascal e qual é o sentido dessa frase.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas