Whatsapp icon Whatsapp

Curiosidade: gestantes e terçol

Negar o pedido de uma grávida não causa terçol.
Negar o pedido de uma grávida não causa terçol.
O terçol é uma infecção bacteriana que, quando ocorre, aparece nas pálpebras, próxima aos cílios. A região acometida se inflama e se apresenta com coloração avermelhada.

Existem algumas crendices relacionando grávidas e terçóis. Algumas, por exemplo, dizem que quando se nega um desejo a uma gestante, o bebê nasce com a boca torta e a pessoa que não a atendeu fica com terçol. Já outras, anunciam que terçóis podem ser curados quando o olho acometido é soprado por uma gestante.

Tanto uma quanto outra, provavelmente surgiram de casos isolados e coincidentes, nos quais, de fato, as informações anunciadas aconteceram. Dessa forma, tais crendices teriam sido incorporadas como regras, a partir de exceções.

Entretanto, em alguns casos, certas crendices têm realmente um fundo de verdade. Aquela de que esquentar uma aliança de ouro e aplicar no local acometido pelo terçol, por exemplo, pode funcionar, uma vez que o calor é a base para o tratamento dessa infecção. Porém, por este adorno poder esquentar demasiadamente, queimando a pele, ou mesmo conter fungos e bactérias, o ideal é que sejam feitas compressas com algodão ou gaze embebido com água morna.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Gêmeos coligados, unidos, ou siameses
Entenda a formação de gêmeos siameses, e o porquê desta expressão.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!