Gêmeos coligados, unidos, ou siameses
Gêmeos podem ser fraternos, quando dois ou mais ovócitos são fecundados, cada um, por dois ou mais espermatozoides; ou idênticos, quando um único zigoto se divide em dois ou mais embriões. Irmãos siameses pertencem ao segundo grupo.
Este é um caso raro de gestação: a cada 100 mil nascimentos, um é de gêmeos coligados. Neste tipo especial de gravidez, a separação dos embriões ocorre depois do nono dia, e não se dá de forma completa. Assim, origina crianças que têm partes do corpo em comum, e que geralmente também compartilham órgãos. Em maior frequência, elas se encontram unidas pelo tórax, e neste caso são chamadas de gêmeas xifópagas.
O nome “gêmeos siameses” faz referência a dois irmãos coligados que viviam no Sião, atual Tailândia: Chang e Eng. Os dois eram artistas circenses, e fizeram muitas viagens pelo mundo, popularizando este tipo de expressão ao se referir a gêmeos deste tipo. Eles viveram por 63 anos, e tiveram 22 filhos.
Dependendo da forma com que os irmãos se encontram unidos, podem ser separados cirurgicamente. Entretanto, este procedimento médico é bastante delicado, e em muitos casos, resultar necessariamente na morte de uma das crianças.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia