Whatsapp icon Whatsapp

Dia do Feirante

Trabalho de feirante – lavoura e feira livre
Trabalho de feirante – lavoura e feira livre

No dia 25 de agosto comemora-se o dia do feirante, o profissional que trabalha com produtos da agricultura, levando os alimentos até nossas mesas.

A criação da data se deu em virtude da realização da primeira feira livre do Brasil, no ano de 1914, na cidade de São Paulo.

Os chacareiros da época, a maioria deles imigrantes portugueses, não sabiam o que fazer com os produtos que não haviam sido comercializados nos empórios e quitandas. Com o apoio da prefeitura da cidade, conseguiram vender os produtos que sobravam diretamente para os consumidores, iniciando suas atividades no Largo General Osório.

Na época, Washington Luis era o prefeito de São Paulo e foi quem oficializou as feiras livres no Brasil, a partir do Ato 625.

Hoje em dia as feiras livres são administradas através da Lei nº492/84.

O visual da feira é muito bonito, com frutas, verduras e legumes frescos, que dão um colorido especial ao ambiente, juntamente com a luz do sol.

Os feirantes têm uma vida muito dura, pois precisam acordar bem cedo para montar as bancas nas feiras, que costumam atender a partir das sete horas da manhã.

Nas feiras a concorrência é grande, pois existem várias barracas que vendem os mesmos produtos. Para atrair os clientes, os feirantes gritam, demonstrando a qualidade de seus produtos aos clientes ou através de frases engraçadas, brincando com a freguesia, tornando o ambiente bem descontraído e animado. Dentre as frases temos: “moça bonita não paga, mas também não leva”, “Gostoso não é? Pode experimentar outra vez”, “aqui é barato, o marido da barata”, “pega no melão que aqui ele tá bom”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hoje em dia, além dos produtos alimentícios, hortifrutigranjeiros, podemos encontrar bancas vendendo vários tipos de produtos, como doces, farinha, pescados, carnes e linguiças defumadas, deliciosos pastéis fritos na hora, pequenos utensílios de cozinha, roupas, CDs e DVDs, além de serviços de consertos de panelas e outros.

Normalmente os atendentes das bancas são membros de uma mesma família, numa cultura que vai passando de geração em geração, a de se plantar, colher e comercializar para garantir o sustento da família.

Um aspecto interessante das feiras livres são os meninos que alugam carrinhos de mão, para os fregueses não ficarem cheios de sacolas nas mãos. Pacientemente eles seguem seus clientes, indo de um lado para outro da feira, até que as compras terminem e recebam pelos serviços.

Com isso, as feiras livres se tornaram uma atividade economicamente relevante, pois proporcionam o sustento de várias famílias.

Publicado por Jussara Barros

Artigos Relacionados

No dia 3 de agosto, celebra-se, no Brasil, o fim da censura e o retorno da liberdade de expressão
03 de agosto – Fim da censura no Brasil
Saiba por que o Fim da censura no Brasil é celebrado em 03 de agosto e o que isso tem a ver com o fim do Regime Militar.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas visa a garantir os direitos dessa importante população.
09 de agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas
Saiba quais são os objetivos da criação do Dia Internacional dos Povos Indígenas e os resultados alcançados para a garantia dos direitos desses povos.
Um meio ambiente saudável é direito de todos
14 de Agosto - Dia do Combate à Poluição
O Dia do Combate à Poluição é comemorado em 14 de agosto! Aproveite a data para aprender um pouco mais sobre o tema!
O Dia do Folclore é celebrado, no Brasil, em 22 de agosto
22 de Agosto - Dia do Folclore
Saiba por que o Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto e o que isso tem a ver com a origem da própria palavra folclore.
A Justiça é cega para aplicar as leis em igualdade para todos
Dia do Advogado
Duas datas para comemorar o sucesso da profissão.
O nutricionista indica a alimentação saudável para a redução do peso
Dia do Nutricionista
O surgimento da data e as principais áreas de atuação desse profissional.
Aeronáutica, Artilheiros da Marinha, Cavalaria e Infantaria do Exército
Dia do Soldado
A origem da data e importantes considerações sobre defesa.
video icon
Filosofia
1984, de George Orwell, e a origem do termo Big Brother
Alguns defendem que se trata de um programa alienador e outros defendem que podemos sim assistir ao Big Brother e ler bons livros. Não importa em qual time você está nas discussões nas redes sociais, o importante é assistir a esta aula sobre a origem do termo Big Brother, no livro 1984, de George Orwell. Como bônus, traremos outras referências legais para entender a atração televisiva.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.