O Mundo e o Dia da Criança
O dia da criança é uma data festejada em todo o mundo, mas cada localidade comemora de acordo com os interesses do país.
Seguindo referência da Organização das Nações Unidas, que no dia 20 de novembro de 1959, oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança, a maioria dos países utiliza essa data para fazer a comemoração.
Algumas localidades apresentam curiosidades sobre a data, mas o Japão possui uma das mais interessantes, a Kodomo-no-hi. No país, existe um dia especial para as meninas, três de março, conhecido como o dia das bonecas, onde aparecem lembranças das meninas do império. Para os meninos a comemoração é feita no dia cinco de maio, onde os presentes representam força e saúde para os mesmos. Soltar pipas em forma de carpas também é uma tradição deste dia, como forma de atrair força e sucesso para os mesmos.
Quando a Índia se tornou independente do Reino Unido, seu primeiro ministro, Jawaharlal Nehru, foi homenageado com a comemoração do dia da criança acontecendo no dia do seu aniversário, 14 de novembro.
As crianças da Nova Zelândia escolhem, a cada ano, uma espécie animal para homenagear, tornando-o mascote da comemoração, que acontece no último domingo de outubro.
Em outros países a comemoração acontece de forma variada. Na Alemanha a festividade acontece em vinte de setembro; na África em vinte e cinco de dezembro; no México em trinta de abril e na Rússia em primeiro de junho. Cuba comemora o dia das crianças no terceiro domingo de julho e a Argentina no segundo domingo de agosto.
No Brasil, a data é comemorada no mesmo dia da padroeira do país, em 12 de outubro. Esse dia foi escolhido em virtude de uma promoção da indústria de brinquedos Estrela, que se juntou com a Johnson & Johnson, a fim de escolher o bebê mais robusto.
Foi uma ótima jogada de marketing, pois a campanha aumentou o movimento nas lojas, proporcionando ótimos lucros. O ato de dar presentes para as crianças neste dia passou a ser quase uma obrigação.
Veja Mais!
Acertando nos Presentes
Sugestões de presentes que fazem o gosto da criançada.