Tifo

O tifo é causado pela bactéria Rickettsia prowazekii, esta por sua vez é um parasita intracelular que não se reproduz fora das células hóspedes. É uma doença epidêmica transmitida pelo piolho humano do corpo.

O tifo indica também doenças infecciosas assinaladas por dores de cabeça, calafrio, febre, dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas que perseveram por duas ou três semanas. Está relacionada com a falta de higiene e pobreza.

Ao excretar suas fezes, o piolho libera bactérias que entram em contato com o corpo humano através de feridas. As bactérias se reproduzem no interior das células e o período de incubação é de dez a catorze dias.

Os sintomas são dores nas articulações e na cabeça, febre alta, que pode provocar delírios, e erupções cutâneas hemorrágicas.

O diagnóstico é feito através de exame laboratorial e o tratamento é realizado à base de antibióticos como as tetraciclinas.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Os carrapatos do gênero Amblyomma são os principais vetores da febre maculosa.
Febre maculosa
Saiba mais a respeito da febre maculosa, uma doença transmitida pela picada de carrapato. Descubra aqui qual é o agente etiológico da doença, seus vetores, como ela é transmitida e os principais sintomas. Além disso, entenda por que é tão importante o diagnóstico precoce.
Salmonella (Salmonelose)
Conheça algumas das principais características das bactérias do gênero Salmonella e aprenda mais a respeito da salmonelose, uma doença causada por elas.
Vacinar é a melhor prevenção
Tétano
Tétano, o que é tétano, o que provoca o tétano, os sintomas do tétano, o tratamento para o tétano.
A melhor opção é prevenir a doença
Coqueluche
coqueluche, o que é coqueluche, bactéria que provoca a coqueluche, a transmissão da coqueluche, os sintomas da coqueluche, as fases da coqueluche, o tratamento para a coqueluche, a prevenção contra a coqueluche.