Whatsapp icon Whatsapp

Tifo

O tifo é causado pela bactéria Rickettsia prowazekii, esta por sua vez é um parasita intracelular que não se reproduz fora das células hóspedes. É uma doença epidêmica transmitida pelo piolho humano do corpo.

O tifo indica também doenças infecciosas assinaladas por dores de cabeça, calafrio, febre, dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas que perseveram por duas ou três semanas. Está relacionada com a falta de higiene e pobreza.

Ao excretar suas fezes, o piolho libera bactérias que entram em contato com o corpo humano através de feridas. As bactérias se reproduzem no interior das células e o período de incubação é de dez a catorze dias.

Os sintomas são dores nas articulações e na cabeça, febre alta, que pode provocar delírios, e erupções cutâneas hemorrágicas.

O diagnóstico é feito através de exame laboratorial e o tratamento é realizado à base de antibióticos como as tetraciclinas.
Publicado por Patrícia Lopes Dantas

Artigos Relacionados

Coqueluche
coqueluche, o que é coqueluche, bactéria que provoca a coqueluche, a transmissão da coqueluche, os sintomas da coqueluche, as fases da coqueluche, o tratamento para a coqueluche, a prevenção contra a coqueluche.
Tétano
Tétano, o que é tétano, o que provoca o tétano, os sintomas do tétano, o tratamento para o tétano.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.