Whatsapp icon Whatsapp

Tétano

Vacinar é a melhor prevenção
Vacinar é a melhor prevenção

O tétano é uma doença infecciosa provocada pela exotoxina liberada pela bactéria Clostridium tetani. É encontrada sob forma de esporos em fezes, na terra e plantas que são introduzidas no organismo a partir de lesões na pele. A toxina liberada age principalmente nas células motoras do sistema nervoso central após o período de incubação que varia de 03 a 21 dias, bloqueando a transmissão dos impulsos inibidores dos neurônios resultando em espasmos musculares (contrações musculares involuntárias).

Pode ser prevenida através de vacinas que imunizam o organismo contra a bactéria. A imunização é dividida em doses, a saber:

1ª dose --> 1º dia
2ª dose --> 30º dia
3ª dose --> 60º dia
4ª dose --> 10 anos após última dose
5ª dose --> 10 anos após última dose
6ª dose --> 10 anos após última dose

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vacinação é extremamente importante para que os leucócitos contidos no organismo e responsáveis pela destruição de corpos estranhos estejam preparados para conter a bactéria caso haja contaminação pela mesma.

Sintomas

Espasmos musculares, convulsão, asfixia, rigidez no abdome, pescoço, costas, suor excessivo, febre e taquicardia.

Tratamento

O tratamento consiste em introduzir no organismo antibióticos, relaxantes musculares, sedativos (para não induzir espasmos musculares) e aplicação do soro anti-tetânico para casos onde há necessidade de combater a doença mais rapidamente. É extremamente importante evitar os estímulos colocando-os em locais tranquilos, confortáveis e de fácil observação.

Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

Bactérias
Brucelose
Obtenha informações sobre essa doença, como se adquire, seus sintomas e tratamento.
Cárie
Cárie
Conheça o que é a cárie, suas causas e como prevenir
Manifestação da difteria na faringe
Difteria
Difteria, o que é difteria, a transmissão da difteria, contágio da difteria, sintomas da difteria, tratamento da doença, prevenção contra a difteria.
Os carrapatos do gênero Amblyomma são os principais vetores da febre maculosa.
Febre maculosa
Saiba mais a respeito da febre maculosa, uma doença transmitida pela picada de carrapato. Descubra aqui qual é o agente etiológico da doença, seus vetores, como ela é transmitida e os principais sintomas. Além disso, entenda por que é tão importante o diagnóstico precoce.
Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.
Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
Salmonella (Salmonelose)
Conheça algumas das principais características das bactérias do gênero Salmonella e aprenda mais a respeito da salmonelose, uma doença causada por elas.
Tifo
Tifo, bactéria causadora do tifo, sintomas do tifo, como as bactérias são liberadas, como as bactérias se reproduzem, o diagnóstico do tifo.
video icon
Filosofia
Viúva Negra: o contexto sociopolítico da criação da personagem
Uma das mais importantes peças dos Vingadores, a Viúva Negra (apresentada primeiramente na pele da personagem Natasha Romanoff e encarnada no cinema por Scarlett Johansson) apresenta uma boa chave de leitura para compreender um período da história do século XX: a Guerra Fria. Para saber mais, assista a este vídeo livre de spoilers!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas