Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Drogas
  3. Lança-perfume

Lança-perfume

O lança-perfume é um solvente químico composto por éter, clorofórmio, cloreto de etila e uma essência perfumada. Esse composto químico é produzido sob pressão dentro de tubos, assim, quando ele entra em contato com o ar, evapora rapidamente. O lança-perfume começou a se tornar popular após ser importado da Argentina, no início do século XX.

Na verdade, em alguns países, o lança-perfume não é considerado uma droga e sim um analgésico. Inicialmente, o lança-perfume era uma espécie de brincadeira, onde alguém lançava a substância em outra pessoa, dando a sensação fria e perfumada. Isso se tornou um símbolo do carnaval carioca.

O problema é que ele passou a ser inalado com fins entorpecentes: as pessoas molhavam lenços com o líquido e o aspiravam. A inalação do lança-perfume provoca efeitos de euforia, bem-estar, vontade de rir e sensação de “estar voando”. Contudo, também ocasiona a aceleração da freqüência cardíaca, a destruição irreversível de células cerebrais, alucinações, dores de cabeça, náuseas e depressão.

Os efeitos do lança-perfume são relativamente rápidos, duram em média de 15 a 40 minutos. Assim, são utilizadas cada vez mais outras doses da droga, contribuindo para o desencadeamento do ciclo vicioso. Existe também uma variação nacional do lança-perfume denominada de “Cheirinho da Loló", composto de fluido de isqueiro, B25, entre outros inalantes. Na Argentina e no Paraguai, as pessoas nem sabem o que é o lança-perfume, trata apenas de um item de exportação; já no Brasil, ele é considerado droga e seu uso ou porte pode levar à prisão por posse ou tráfico.
Lança-perfumes
Lança-perfumes
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Substâncias que constituem o crack
Crack
Crack, O que é o Crack, Como é feito o Crack, quais as substância que constituem o Crack, quando surgiu o Crack, as causas do Crack, os sintomas do Crack.
Ópio sendo extraído
Ópio
A única droga que foi motivo declarado para uma guerra.
Conheça mais uma artimanha do tráfico de drogas.
Tráfico de droga e “mulas”
Conheça mais uma artimanha do tráfico de drogas.
Cogumelos
Cogumelos
Cogumelos, os cogumelos, cogumelo, cogumelos usados como alucinógenos, quais as causas que os cogumelos trazem para o organismo, tipos de cogumelos, efeitos dos cogumelos.
I-Doser: uma droga alternativa e sem efeitos colaterais?
I-Doser
Você já ouviu falar do I-Doser? Clique aqui e conheça do que se trata!
As drogas podem ser classificadas de acordo com seus efeitos.
Classificação das drogas
Classificação das drogas de acordo com os estpimulos que promovem no sistema nervoso central.