Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Drogas
  3. Classificação das drogas

Classificação das drogas

As drogas psicotrópicas agem no sistema nervoso central, produzindo alterações de comportamento, humor e cognição. De acordo com a ação destas no organismo do indivíduo, um pesquisador francês, denominado Chaloult, classificou as drogas em três grandes grupos:


Drogas estimulantes do sistema nervoso central:

Estas substâncias aumentam a atividade cerebral, uma vez que imitam ou cooperam com os neurotransmissores estimulantes do organismo do indivíduo, como a epinefrina e dopamina. Assim, dão sensação de alerta, disposição e resistência, mas que, ao fim de seus efeitos, conferem cansaço, indisposição e depressão, devido à sobrecarga que o organismo se expôs.

Algumas delas são:

nicotina
cafeína
anfetamina
cocaína
crack
merla


Drogas depressoras do sistema nervoso central:

Tais drogas apresentam uma diminuição das atividades cerebrais de seu usuário, deixando-o mais devagar, desligado e alheio; menos sensível aos estímulos externos.

Algumas delas são:

álcool
inalantes/solventes
soníferos
ansiolíticos
antidepressivos
morfina


Drogas perturbadoras do sistema nervoso central:

São aquelas drogas cujos efeitos são relativos à distorção das atividades cerebrais, podendo causar perturbações quanto ao espaço e tempo; distorções nos cinco sentidos e até mesmo alucinações. Grande parte destas substâncias é proveniente de plantas, cujos efeitos foram descobertos por culturas primitivas, associando as experiências vivenciadas a um contato com o divino.

Algumas delas são:

maconha
haxixe
ecstasy
cogumelo
LSD
medicamentos anticolinérgicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

As drogas podem ser classificadas de acordo com seus efeitos.
As drogas podem ser classificadas de acordo com seus efeitos.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
Cena do filme "Turistas", no qual o tema é abordado.
Boa Noite Cinderela
Boa Noite Cinderela, o conjunto de drogas que constituem o Boa Noite Cinderela, qual o efeito do Boa Noite Cinderela, como ocorre a utilização do Boa Noite Cinderela, o que é o boa noite cinderela.
Lança-perfumes
Lança-perfume
Lança Perfume, o que é lança perfume, do que o lança perfume é feito, quando o lança perfume foi proibido no Brasil, como o lança perfume era usado antigamente, os efeitos do lança perfume, o que o consumo do lança perfume causa, o perigo do uso do lança
Pupila dilatada, um dos efeito do LSD.
LSD
LSD, formas de consumo, como se apresenta, efeitos físicos, sintomas psíquicos, utilizada por adolescentes e jovens, intuito de sua utilização.
A maconha é a droga ilícita mais utilizada em nosso país.
Maconha
Que tal conhecer mais sobre a maconha? Essa planta polêmica pode trazer danos quando usada como droga de abuso, porém apresenta algumas substâncias importantes.
Indução à sonolência
Soníferos
Soníferos, o que são soníferos, as consequências da utilização de soníferos, o que os soníferos causam.
As substâncias do “Boa noite, Cinderela” provocam muita sonolência.
Substâncias químicas do “Boa noite, Cinderela”
Acesse este link e conheça as substâncias que podem ser usadas no golpe “Boa noite, Cinderela”. Substâncias como alcaloides, que têm ação depressora no sistema nervoso central, quando misturadas em bebidas alcoólicas, formam uma droga usada, geralmente, para dopar pessoas e, assim, realizar assaltos ou crimes sexuais.
Apesar dos efeitos psicoativos, a ayahuaska não é considerada droga
Ayahuaska
Bebida feita por meio da fervura do cipó mariri e das folhas da chacrona que é usada em rituais religiosos, como Santo Daime e União do vegetal: sua utilização e efeitos.
I-Doser: uma droga alternativa e sem efeitos colaterais?
I-Doser
Você já ouviu falar do I-Doser? Clique aqui e conheça do que se trata!
Parar de fumar é possível!
29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo
Conheça os principais objetivos do Dia Nacional de Combate ao Fumo e os riscos do tabagismo para a saúde.
A presença do álcool no organismo interfere na ação dos neurotransmissores
Por que ficamos bêbados ao ingerir álcool?
Clique aqui e saiba por que ficamos bêbados ao ingerir álcool. Entenda toda a química por trás da ação dessa substância no nosso sistema nervoso central e descubra como são causados os conhecidos sintomas de embriaguez. Conheça ainda a fórmula e a ação do etanol, tipo de álcool presente nas bebidas alcoólicas.
Ecstasy
Ecstasy
Ecstasy ou Pílula do Amor, o ecstasy. Informações sobre o princípio ativo da droga, conseqüências e efeitos do uso do ecstasy, surgimento do ecstasy (histórico) e as curiosidades a respeito do Ecstasy. Também pode ser chamada de pílula do amor.
Barbitúricos
Barbitúricos
Barbitúricos, os barbitúricos, o que são os barbitúricos, para que os barbitúricos são usados, o que os barbitúricos provocam, o que os barbitúricos causam, as consequências do uso de barbitúricos.
Substâncias que constituem o crack
Crack
Crack, O que é o Crack, Como é feito o Crack, quais as substância que constituem o Crack, quando surgiu o Crack, as causas do Crack, os sintomas do Crack.