Judô

Judô é uma arte marcial praticada como esporte. Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. Foi considerado esporte oficial no Japão no final do século XIX.

O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway. A vestimenta usada no judô é o judogi, de cor branca ou azul, sendo que o azul é mais utilizado em encontros importantes.

O judô tem grande aceitação em todo o mundo, um dos esportes mais praticados, e uma das únicas artes marciais disputadas nas Olimpíadas. Sua prática não é restrita somente a homens com vigor físico, estendendo-se também a mulheres, crianças e idosos.

Os judocas são divididos em duas categorias: principiantes (kiu) e mestres (dan). A cor da faixa utilizada na vestimenta indica o grau de aprendizado. Os principiantes usam, nesta ordem, faixa branca, azul, amarela, laranja, verde, roxa e marrom. Os mestres utilizam a faixa preta, a listrada de vermelho e branco e a vermelha.

O judô é controlado pela Federação Internacional de Judô (IJF), instituída em 1952, e pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

A luta acontece em uma plataforma, o tatame, com o objetivo de alcançar um ponto através de um dos seguintes golpes: derrubar o adversário, obrigando-o a colocar os ombros no chão; imobilizá-lo por trinta segundos; e chave-de-braço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Judô
Judô
Publicado por: Thiago Ribeiro
Assuntos relacionados
Prática da capoeira
Capoeira
Capoeira, representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira, movimentos que caracterizam a capoeira, como a capoeira chegou ao Brasil, benefícios da capoeira.
Quadra de squash
Squash
Squash, esporte praticado em quadra fechada, como é disputado o jogo de squash, as duas versões sobre o surgimento do squash, quando foram construídas as primeiras quadras de squash, benefícios do squash.
O Discóbolo de Myron é o símbolo do curso de Educação Física
01 de setembro – Dia do Profissional de Educação Física
Entenda a importância do Dia do Profissional de Educação Física e conheça um pouco mais da área.
Salto ornamental
Salto Ornamental
Salto ornamental, esporte que consiste em saltar de uma plataforma, esporte de grande técnica, plasticidade e flexibilidade, trampolim, classificação de um salto ornamental, tipos de salto, provas de saltos ornamentais realizadas nas Olimpíadas.
Tênis de mesa
Tênis de Mesa
Tênis de mesa, pingue-pongue, jogo em que duas pessoas usam raquetes de madeira para passar uma bolinha, um dos esportes mais populares do mundo, especificidades do jogo de tênis de mesa.
Ginástica Olímpica
Ginástica Olímpica
Ginástica Olímpica, ginástica artística, modalidade de ginástica, movimentos da ginástica artística, provas realizadas na ginástica olímpica, competições oficiais de ginástica olímpica.
Os jogos olímpicos tiveram origem na Grécia Antiga e eram celebrados na cidade de Olímpia
História das Olimpíadas
Conheça a história das Olimpíadas para entender como elas eram realizadas na Grécia Antiga e também como foram recuperadas na Idade Contemporânea.
Handebol
Handebol
Handebol, ano de criação do handebol, características do jogo de handebol, regras do jogo de handebol, benefícios do jogo de handebol, gasto calórico do jogo de handebol, responsável pela criação do jogo de handebol.
 O vôlei de praia passou a integrar o programa dos Jogos Olímpicos em 1996
Vôlei de Praia
Vôlei de praia, origem do vôlei de praia, regras do vôlei de praia, diferenças do vôlei de praia para o vôlei de quadra, objetivo do vôlei de praia.
Um tranceur, adepto do Le Parkour.
Le Parkour
Le Parkour, a evolução dos movimentos do Parkour, os pais do Le Parkour, quem pode praticar o Parkour, tranceurs, movimentos do Le Parkour, 13º Distrito.
Esqui alpino
Esqui
Esqui, par de lâminas, criação do esqui, modalidade disputada por homens e mulheres, categorias do esqui, esqui alpino, esporte de velocidade, esporte que demanda grande capacidade aeróbica e resistência nos músculos das pernas, objetivo do esqui alpino.