Esqui

O esqui é um par de lâminas com aproximadamente 2 m de comprimento e 8 cm de largura que permite as pessoas deslizarem sobre a neve. Foi criado em razão da dificuldade que o homem tinha para se deslocar em campos nevados. Logo virou modalidade olímpica, sendo disputado por homens e mulheres, nas categorias slalom, slalom gigante e superslalom gigante.

O esqui alpino é uma das modalidades do esqui. Um esporte técnico e de velocidade que demanda uma grande capacidade aeróbica e resistência nos músculos das pernas. Por ser um esporte que depende da neve para ser realizado, é praticado durante o inverno.

No esqui alpino, os competidores esquiam em alta velocidade por um percurso em declive e desviam de obstáculos. O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível.

O esqui alpino faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde 1936. A prática utiliza-se de dois bâtons e dois esquis. O controle dos esquis é feito por meio do uso de botas. O capacete também é utilizado para proteger contra impactos com a neve, com outros esquiadores ou com obstáculos.
Esqui alpino
Esqui alpino
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Judô
Judô
Judô, arte marcial praticada como esporte, ano de criação do judô, objetivo do judô, características do judô, regras do judô, vestimenta utilizada no judô, pontuação do judô, cores das faixas utilizadas no judô.
A bandeira olímpica foi hasteada pela primeira vez em 1920, na Antuérpia, Bélgica*
Jogos Olímpicos
Conheça a história dos jogos olímpicos, as medalhas, recordistas, números e algumas curiosidades!
Ginástica Olímpica
Ginástica Olímpica
Ginástica Olímpica, ginástica artística, modalidade de ginástica, movimentos da ginástica artística, provas realizadas na ginástica olímpica, competições oficiais de ginástica olímpica.
Natação: um dos exercícios mais completos
Natação
Natação, exercício, arte ou esporte de nadar, exercícios mais completos, benefícios da natação, riscos de lesões durante a natação, os estilos de natação, objetivos terapêuticos da natação.
Musculação
Musculação, é um tipo de exercício realizado, a musculação é diferente do, a musculação além de ajudar, o treinamento com pesos auxilia no, os benefícios da musculação, os resultados da musculação.
Balonismo
Balonismo
O balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. O esporte que proporciona ao praticante a sensação de ficar mais próximo do céu possui adeptos em todo o mundo, no Brasil tem ganhado popularidade. A existência do balonismo data cerca de dois mil anos. A primeira tentativa de vôo com um balão de ar quente no Brasil foi feita pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão, em 1709. Em razão da evolução das técnicas de vôo, a utilização do balão se tornou mais segura para aqueles que se aventuram no esporte. O nascimento do balonismo ocorreu no ano de 1783, quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, realizaram o primeiro teste com um balão. O vôo foi um sucesso e visto por quase toda a população de Paris da época. O primeiro vôo de balão no Brasil aconteceu no ano de 1885. Em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil. Atualmente existem campeonatos do esporte do por todo o mundo. Algumas das provas de balonismo são: Fly In, Fly On, Caça à Raposa, Key Grab. De acordo com o campeão brasileiro de balonismo, Rubens Kalousdian, o esporte pode ser praticado por qualquer pessoa. Mas é restrito a um pequeno grupo de pessoas, devido o equipamento ser caro. Os melhores locais para a prática do balonismo são as grandes planícies. O balão é divido em algumas partes independentes, tais como: envelope, maçarico, cilindro, cesto. O combustível utilizado pelos balões é o propano. A ventoinha é utilizada para encher o balão com ar frio.