Whatsapp icon Whatsapp

Encceja e a certificação dos Ensinos Fundamental e Médio

Estudantes que não terminaram o Ensino Fundamental e Médio podem fazer o Encceja para obter a certificação.
Encceja substitui o Enem na certificação do ensino médio
Encceja substitui o Enem na certificação do ensino médio

A aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), criado em 2002 pelo Ministério da Educação (MEC), possibilita obter certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio.

Os estudantes podem participar de forma voluntária e gratuita. Porém, para obter a certificação, é necessário que eles tenham, pelo menos, 15 anos completos, para o Ensino Fundamental, e 18 anos, para o Ensino Médio, na data de realização das provas.

Saiba também o que é e como funciona a EJA

A inscrição no Encceja é pela internet, na página oficial do exame. Podem inscrever-se alunos brasileiros que moram no país ou no exterior.

Estudantes residentes no Brasil precisam apresentar o número do documento de identidade e do CPF. Quem mora no exterior também deve sinalizar o número do passaporte. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, o período de inscrições do Encceja inicia no mês de agosto. As provas são aplicadas em outubro, em um único dia, nos turnos matutino e vespertino.


Enem

Entre 2009 e 2016, a certificação do ensino médio era feita pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse caso, os interessados precisavam sinalizar essa opção no momento da inscrição e ter, no mínimo, 18 anos no dia das provas.

A outra exigência para obter o certificado pelo Enem era ter nota mínima de 450 pontos nas quatro provas objetivas (Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e acima de 500 na redação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No início de 2017, o MEC anunciou que o Enem não era adequado para fazer a certificação, uma vez que exigia de um jovem ou de um adulto mais conhecimento do que o necessário. Além disso, segundo o órgão, o índice de estudantes que conseguiam as notas mínimas era considerado baixo. Em 2016, menos de 8% dos inscritos obtiveram a média.


Conteúdo

O Encceja abrange conteúdos de áreas do conhecimento estabelecidas pelo currículo da Base Nacional Comum. Os participantes respondem a 60 questões objetivas de múltipla escolha em cada turno, totalizando 120 questões, com quatro alternativas de resposta. Também é necessário produzir uma redação no gênero dissertativo-argumentativo.

Veja as áreas do conhecimento que são cobradas nos exames:

→ Ensino Fundamental

Matutino: Ciências Naturais, História e Geografia
Vespertino: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática.

→ Ensino Médio

Matutino: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias
Vespertino: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias

O certificado do Encceja é emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação e por instituições educacionais que firmaram um Termo de Adesão com o Inep. 

Segundo o MEC, ao fazer o exame, os estudantes também têm acesso à autoavaliação de suas competências e habilidades adquiridas no processo escolar e formativo. A partir dos resultados, ainda conforme o órgão, é possível consolidar e divulgar um banco de dados com informações técnico-pedagógicas, metodológicas, operacionais, socioeconômicas e culturais.

Publicado por Silvia Tancredi
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A contribuição da Prova Brasil para o ensino público
Prova Brasil: educadores melhorando o ensino público.
Autoconhecimento e Vestibular
A maturidade em se descobrir traz segurança para a escolha da profissão.
Bolsas de Estudos para o ensino superior
Além dos governos estaduais e federal, várias instituições brasileiras oferecem bolsas de estudos para o ensino superior.
video icon
Escrito"Fração molar" sobre imagem de frascos com substâncias químicas, em um laboratório, ao lado do professor de química.
Química
Fração molar
A fração molar é um tipo de concentração de soluções e é dada pelo número de mol dos componentes de uma solução. Pode ser calculada a fração molar em relação ao solvente ou ao soluto, sendo que, obrigatoriamente, o valor da soma entre a fração molar do soluto e a do solvente deve sempre ser 1.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.