Whatsapp icon Whatsapp

Bolsas de Estudos para o ensino superior

Várias iniciativas de instituições públicas e privadas permitem o acesso de estudantes carentes ao ensino superior através de bolsas de estudos.
Bolsas de estudo podem ser concedidas por faculdades, governos e entidades filantrópicas
Bolsas de estudo podem ser concedidas por faculdades, governos e entidades filantrópicas

É comum nas instituições privadas de ensino superior a política de concessão de bolsas a estudantes carentes. Além das próprias universidades, que beneficiam os estudantes com descontos ou isenção na mensalidade, outras entidades filantrópicas e governamentais também realizam ações para ajudar esses estudantes.

A Abeduq e a Educafro são exemplos de entidades filantrópicas que possuem convênio com algumas universidades e beneficiam os estudantes com descontos que podem chegar a 100% do valor da mensalidade. Existe ainda a Bolsa Empresa, que pode ser concedida por organizações que desejam investir e proporcionar o aperfeiçoamento de seus funcionários. Neste tipo de benefício não há regra específica para a seleção em virtude de a iniciativa partir da própria empresa.

Filantrópicas e Governamentais

As universidades conhecidas como confessionais ou comunitárias são obrigadas por lei a fornecer bolsas para os alunos necessitados. Apesar da obrigatoriedade da concessão, não há uma regra específica para o modo como a bolsa será oferecida. Em alguns casos os alunos devem prestar serviço à instituição depois de formado, em outros não há a necessidade de ressarcir a universidade quando terminar o curso.

Os governos estaduais também implementam políticas de concessão bolsas, como é o caso da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que, através do Programa Escola da Família em parceria com as instituições privadas, custeia 100% do valor da mensalidade em cursos de graduação. Estados como Ceará, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro, entre outros, também possuem programas próprios que oferecem bolsas de estudos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro meio de ingressar em universidades privadas com direito a bolsas é através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também através do Programa Universidade Para Todos (ProUni), criado em 2005 pelo governo federal, que concede bolsas parciais e integrais conforme a renda familiar do candidato e a nota obtida nas provas do Enem.

Financiamentos

Além dos programas que concedem descontos e isenções, são oferecidos também programas de financiamento através dos quais os estudantes recebem um desconto na mensalidade que deverá ser ressarcido após o final do curso. A Fundação Estudar é um exemplo desse financiamento, após terminar a graduação os profissionais doam 10% do seu salário para a instituição até que se alcance o valor que foi investido pela instituição.

Criado em 1999 e mantido pelo Governo Federal, o Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies) subsidia a formação superior de estudantes permitindo que o pagamento da dívida comece a ser realizado 18 meses após a conclusão do curso. A taxa de juros cobrada nesse caso é bem inferior ao que é praticado pelos bancos.

Publicado por Rafael Batista

Artigos Relacionados

O espaço pedagógico prazeroso
Formas de organizar o espaço escolar proporcionando bem-estar aos alunos.
Profissão – A Hora da Escolha
Confira aqui alguns fatores que influenciam na escolha da profissão.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.