Gasolina Aditivada

Gasolina, um hidrocarboneto de cadeia aberta.
Gasolina, um hidrocarboneto de cadeia aberta.

No mundo industrializado a gasolina é um fluido vital e de alta importância para a movimentação de toda economia. Esse combustível é usado em automóveis em razão do seu alto poder de produzir calor e da facilidade de se misturar com ar. Ela também é utilizada como solvente de óleos e gorduras.

A gasolina é líquida, volátil, inflamável e constituída quimicamente de hidrocarbonetos. Em outras palavras a gasolina é feita de moléculas que são compostas por hidrogênio e carbono, dispostos em forma de cadeias. A gasolina que conhecemos é um produto derivado do petróleo, que em seu estado natural é um líquido pastoso. Este líquido pastoso traz uma mistura de gasolina, querosene, diesel e vários outros óleos. Nas refinarias tais óleos são separados. Cada um desses produtos possui um determinado ponto de ebulição, é a partir desse ponto de ebulição que são feitas as separações dos óleos.

Hoje existe no mercado a utilização dos seguintes tipos de gasolina: a gasolina comum, a gasolina podium e a gasolina aditivada, sendo que essa última gera muitas dúvidas a respeito do seu uso em veículos automotores. O que a gasolina aditivada possui de diferente? Seu uso é bom ou não é? Ela aumenta a potência do veículo?

A gasolina aditivada difere da comum por receber das companhias distribuidoras um aditivo que possui características de detergentes e dispersantes. Esses aditivos funcionam como verdadeiros detergentes, atuando na diminuição dos resíduos deixados pela gasolina no interior do motor. Resíduos estes que são inevitáveis, pois vêm da própria gasolina, que contém um subproduto denominado de goma. Essa goma é resultante do processo de destilação da gasolina que submetida a altas temperaturas forma uma borra que pode gerar o entupimento do sistema de alimentação do motor, fazendo com que o mesmo estrague. A função dessa gasolina é manter o motor limpo, sem acúmulo de tais resíduos, permitindo que haja um bom fluxo de combustível e um melhor desempenho do motor.

São muitas as vantagens da gasolina aditivada, principalmente quanto à melhoria do desempenho do combustível. Muitas pessoas acreditam que essa gasolina aumenta a potência do veículo, melhorando seu desempenho nas ruas e pistas, o que não é verdade. A sua função não é melhorar a capacidade do motor, tão menos a de torná-lo mais rápido, mas sim a de deixá-lo limpo, melhorando o sistema de injeção e a queima do combustível, o que melhora o seu rendimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos

Artigos Relacionados

Equação de Einstein, a mais famosa equação da física
Introdução à física
Confira neste artigo uma abordagem de introdução à física e saiba o que é essa ciência, como ela se desenvolveu e veja alguns dos maiores físicos da história.
O elemento responsável pela revolução eletrônica.
Transistor
Conheça o componente que revolucionou a eletrônica.
video icon
Português
Sinônimos e antônimos: qual a diferença?
De um lado, palavras com sentidos idênticos ou semelhantes; de outro, palavras que se contrastam quanto à significação. Nesta videoaula, compreenderemos as diferenças entre sinônimos e antônimos com clareza!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?