Whatsapp icon Whatsapp

Botsuana

Botsuana possui parques de animais selvagens
Botsuana possui parques de animais selvagens

Situada na porção sul do continente africano, numa região coberta pelo deserto Kalahari, Botsuana ocupa uma área de aproximadamente 581,7 mil quilômetros quadrados. O território nacional não possui saída para o mar e limita-se ao norte com a Zâmbia, a leste com Zimbábue, ao sul com a África do Sul, a oeste e noroeste com a Namíbia.

A população de Botsuana é composta por 1.977.569 habitantes, sendo que a maioria reside em áreas urbanas: 61,1%. O país apresenta grandes vazios populacionais, visto que sua densidade demográfica é de apenas 3,4 habitantes por quilômetro quadrado. Gaborone, capital nacional, é a cidade mais populosa, com 224 mil habitantes.

De acordo com dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Botsuana é de 0,633, ocupando o 98° lugar no ranking mundial, composto por 169 países. Um dos grandes problemas é a baixa expectativa de vida, influenciada diretamente pelo grande número de portadores do vírus HIV – cerca de 40% dos adultos estão contaminados pela AIDS.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A economia de Botsuana tem como principal fonte de receitas financeiras a extração de recursos minerais. O país é o maior produtor mundial de diamante, além de possuir jazidas de cobre e níquel. A indústria, pouco diversificada, atua nos segmentos têxtil, alimentício e do vestuário. A agricultura, limitada pelas condições físicas do território nacional, baseia-se nos cultivos de sorgo, frutas e verduras. Outra importante atividade é o turismo, impulsionado pelos parques de animais selvagens.


Bandeira de Botsuana

Dados de Botsuana:

Localização: África.

Área: 581.730 km².

Capital: Gaborone. 

Idiomas: Inglês (oficial), setsuana (nacional).

População: 1.977.569 habitantes.

Densidade demográfica: 3,4 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 1,4%.

População residente em área urbana: 61,1%.

População residente em área rural: 38,9%.

Religiões: Cristianismo 65% (independentes 38,5%, sem filiação 11,2%, protestantes 10,6%, outros 4,7%), crenças tradicionais 33,5%, outras 1,5%.

Esperança de vida ao nascer: 55,5 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,633 (médio).

Governo: República presidencialista.

Moeda: Pula.

Produto Interno Bruto (PIB): 11,6 bilhões de dólares.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
video icon
Ilustração da imagem de Dom Pedro I ao lado do escrito"Primeiro Reinado".
História
Primeiro Reinado: características gerais
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características do Primeiro Reinado (1822–1831) do imperador d. Pedro I. Confira também no nosso canal outras informações sobre o Primeiro Reinado e o Império Brasileiro.