Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. África do Sul

África do Sul

A África do Sul é um país localizado na porção sul da África. Ela é banhada pelos oceanos Atlântico e Índico, possui um clima temperado, uma vegetação predominantemente seca e a presença de grandes animais selvagens. A história da África do Sul é marcada pelo regime de segregação racial chamado apartheid, que separava a sociedade sul-africana em brancos e negros. O regime de separação foi superado, na década de 1990, com a eleição de Nelson Mandela, primeiro presidente negro eleito pela população local.

O país é formado por 58 milhões de habitantes, que possuem uma cultura diversa em razão da diversidade de práticas culturais existentes na região. A base econômica da África do Sul é o setor primário, com destaque para a exploração de ouro e diamante. O regime governamental do país é o de uma república parlamentarista. Sua infraestrutura ainda é bastante precária, em razão do baixo volume de investimentos públicos.

Leia também: 10 países mais pobres do mundo

Dados gerais da África do Sul

  • Nome oficial: República da África do Sul

  • Gentílico: sul-africano

  • : 1. 221.037 quilômetros quadradosterritorial Extensão

  • Localização: sul da África

  • Capital: Pretória (executiva), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária)

  • Clima: Temperado

  • Governo: república parlamentarista

  • Divisão administrativa: nove províncias

  • Idioma: africâner e inglês (principais)

  • Religiões:

- 80,6% (cristianismo)

- 1,7% (islamismo)

- 1,1% (hinduísmo)

- 14,9% (sem religião)

- 1,7% (outras)

  • População: 57.780.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 41,3 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,709 (alto)

  • Moeda: Rand

  • Produto Interno Bruto: US$368,3 bilhões

  • PIB per capita: US$6.347,03

  • Gini: 57,7%

  • Fuso horário: UTC+2

  • Relações exteriores:

- Organização das Nações Unidas (ONU)

- Organização Mundial do Comércio (OMC)

- Fundo Monetário Internacional (FMI)

- BRICs

- G20

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia da África do Sul

A geografia da África do Sul é caracterizada pela diversidade das formas da paisagem. O país está localizado no extremo-sul da África, sendo banhado pelo  oceano Atlântico  e pelo oceano Índico. O relevo predominante é do tipo planalto, sendo que há, também, algumas formas de relevo de planície, que acompanham o litoral. Na África do Sul, estão presentes duas formações desérticas, o deserto do Kalahari e o deserto da Namíbia.

Os dois tipos climáticos predominantes são o Subtropical e o Temperado, sendo os verões tradicionalmente quentes e os invernos mais secos e com temperaturas amenas. A vegetação é caracterizada por savanas e estepes, nas áreas mais secas do país, pela vegetação mediterrânea, nas zonas próximas do litoral, e, ainda, pela presença de florestas tropicais, em especial, ao longo dos rios do país. Os dois rios principais são o Orange e o Limpopo. A África do Sul possui cinco grandes mamíferos: leão, leopardo, elefante, hipopótamo e rinoceronte.

A fauna da África do Sul é composta por animais de grande porte, como os elefantes, que habitam as savanas.
A fauna da África do Sul é composta por animais de grande porte, como os elefantes, que habitam as savanas.

História da África do Sul

A África do Sul era uma região habitada por populações tradicionais. No ano de 1488, o navegador Bartolomeu Dias contornou o então chamado cabo da Boa Esperança, na porção extremo-sul do continente africano, dando assim início ao processo de colonização do país.

A África do Sul, em razão da sua posição geográfica estratégica, foi amplamente disputada por nações colonizadoras, como portugueses, holandeses e ingleses. A Holanda, cujo nome oficial é Países Baixos, foi o primeiro país a instalar uma colônia oficialmente reconhecida no território sul-africano, mais precisamente no ano de 1652.

No entanto, o Reino Unido acabou assumindo a antiga colônia holandesa em 1806, e os britânicos ampliaram seu controle sobre toda a região, fundando diversos povoamentos. O processo de ocupação britânico foi finalizado em 1910, em razão da independência da África do Sul.

Após a independência sul-africana, intensos debates internos refletiram na divisão do país em grupos de população definidos pela cor da pele. Assim, houve a instalação de um regime de segregação racial. Desse modo, o grupo formado por pessoas brancas dominava as principais instituições políticas e a produção econômica do país, sendo que a maior parte da população, formada por pessoas negras, era excluída do sistema político, econômico e social.

Esse regime recebeu o nome de apartheid. A divisão do país pela raça da sua população durou aproximadamente 40 anos e gerou uma grande desigualdade social. O seu término está atrelado a uma eleição nacional, no ano de 1994, com a participação de todos os sul-africanos, tendo sido eleito Nelson Mandela, primeiro presidente negro do país.

Apesar dos avanços econômicos e sociais nos últimos anos assim como da maior inserção da população negra na sociedade sul-africana, o país ainda apresenta altos índices de pobreza e desigualdade.

Veja também: Panteras Negras – grupo político estadunidense que lutava pelos direitos dos negros

Mapa da África do Sul

Demografia da África do Sul

A população da África do Sul é composta por 58 milhões de habitantes, sua formação é caracterizada pela grande diversidade de língua e religião. O maior grupo populacional do país é formado por negros de origem africana, sendo que há, também, a presença de brancos de origem europeia e pessoas de origem asiática.

Conforme os dados demográficos mais recentes, a África do Sul apresenta uma taxa estável de crescimento da população, sendo um país de repulsão, mas também de atração em relação aos migrantes. A África do Sul recebe muitos imigrantes de outros países africanos em busca de melhores condições de vida. A maior cidade é Joanesburgo. Além dela, Cidade do Cabo, Durban, Germinston, Pretória e Port Elizabeth possuem mais de um milhão de habitantes.

Economia da África do Sul

A economia da África do Sul é a principal do continente africano. A base econômica do país está concentrada no setor primário, mais precisamente na exploração mineral. A África do Sul explora grandes quantidades de ouro e diamante, sendo um dos principais produtores mundiais. No setor de mineração, destacam-se, ainda, a exploração de cromo, ferro e manganês.

Além disso, com relação às atividades primárias, o país produz muitos alimentos típicos de clima temperado, como cereais e uvas, além de carne, lã e derivados de leite.

Já no setor secundário, predominam as atividades de transformação, como as indústrias metalúrgica e siderúrgica. Além disso, a produção de máquinas e equipamentos de transporte assim como a indústria química e alimentícia possuem destaque na economia sul-africana.

O setor terciário é desenvolvido e ancorado pelas atividades de comércio. O turismo, em especial o ecoturismo, tem crescido muito nas últimas décadas, sendo um importante gerador de riquezas para as comunidades do país.

A Cidade do Cabo é um dos principais centros econômicos da África do Sul, sendo muito procurada por turistas que desejam conhecer melhor o país.
A Cidade do Cabo é um dos principais centros econômicos da África do Sul, sendo muito procurada por turistas que desejam conhecer melhor o país.

Infraestrutura da África do Sul

A África do Sul tem uma infraestrutura pouco desenvolvida e com muitos problemas operacionais, mesmo após a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo de Futebol de 2010. O setor de transportes possui modais rodoviários e ferroviários, além de aeroportos e portos, que realizam a maior parte das trocas comerciais do país. O setor de energia ainda é concentrado na utilização de combustíveis fósseis, porém estão sendo feitos investimentos em energias renováveis.

A África do Sul aposta também no desenvolvimento das áreas de biotecnologia e aeroespacial. A rede de educação do país possui ampla cobertura e é considerada uma das melhores do continente. Já a saúde é composta por centros de atenção básica. Na África do Sul, está o maior hospital do mundo, na cidade de Joanesburgo.

Acesse também: O que é bioenergia?

Governo da África do Sul

O governo da África do Sul é formado por um sistema de Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), sendo que o presidente do país, chefe do poder Executivo, é eleito de maneira indireta, por um sistema que depende do Legislativo. Os representantes políticos do Legislativo são escolhidos, pela população, por meio da votação em partidos. A duração de um governo nacional na África do Sul é de cinco anos, e a Assembleia Nacional é composta por 400 representantes. O atual presidente do país é Cyril Ramaphosa.

Bandeira da África do Sul

Cultura da África do Sul

A cultura da África do Sul é muito diversificada e marcada pelos diferentes povos que formaram o país. O território possui 11 línguas oficiais e diversas práticas religiosas. O principal ritmo musical praticado e ouvido pelos sul-africanos é o kwaito, sendo que a música tradicional africana é muito valorizada. Já o prato principal é chamado de braai, uma carne grelhada, muito parecida com o churrasco brasileiro. No esporte, além do futebol, a África do Sul possui grande tradição no rugby, no críquete e no hóquei em campo.

Publicado por: Mateus Campos
Assuntos relacionados
Argélia
Veja quais são as principais características da Argélia. Saiba mais também sobre as influências dos povos árabes e berberes nos costumes e nas tradições do país.
Botsuana possui parques de animais selvagens
Botsuana
Localizado na porção sul da África, o território de Botsuana é coberto pelo deserto Kalahari.
Uma das lindas paisagens do Chile.
Chile
Chile, Onde está localizado o Chile, A extensão territorial no Chile, O clima do Chile, A população do Chile, A composição étnica do Chile, A capital do Chile, Os indicadores sociais do Chile.
França
Clique aqui e conheça a França em detalhes. Aprenda sobre suas características físicas, economia e população. Leia algumas curiosidades sobre esse país fascinante.
A subnutrição atinge 60% dos haitianos
Haiti
Características da nação mais pobre da América.
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Ilhas Malvinas
Características gerais de um território ultramarino britânico localizado em plena América do Sul.
Manifestações culturais em Moçambique
Moçambique
Moçambique é um país africano de língua portuguesa. Confira!
Países da África
Saiba quais são os países da África e suas capitais. Veja como esses países se distribuem em cinco grandes regiões. Descubra quais países da África falam português.
Integrantes da assembléia constituinte do Nepal.
Proclamação da República do Nepal
Proclamação da República do Nepal, Quando ocorreu a Proclamação da República do Nepal, Como ocorreu a Proclamação da República do Nepal, A retirada do rei do poder e o processo de Proclamação da República do Nepal.
Dacar, capital do Senegal
Senegal
Banhado pelo Oceano Atlântico, o Senegal é um país africano de grande riqueza histórico-cultural.
Serra Leoa abriga grandes reservas de diamantes
Serra Leoa
Situada na África, Serra Leoa apresenta grande riqueza mineral, contudo, os problemas socioeconômicos persistem no país.
Monte Kilimanjaro: o ponto mais elevado da África
Tanzânia
Localizada na costa leste do continente africano, a Tanzânia abriga um dos pontos mais elevados do mundo, o monte Kilimanjaro.