Eurotúnel
O Eurotúnel consiste em uma gigantesca obra da engenharia que interliga a Inglaterra à França. Como existe uma barreira geográfica entre os dois países, o canal da Mancha, foi preciso que o túnel fosse construído a 40 metros abaixo desse canal. A distância entre os dois países é de 50 km. Essa construção é composta por três túneis paralelos.
O Eurotúnel foi inaugurado em 1994, após oito anos de muito trabalho e um investimento de 16 bilhões de dólares, oriundo da França e da Inglaterra.
Os três túneis paralelos possuem funções distintas, dois possuem compartimentos usados para transportar caminhões, carros e passageiros, e o outro é usado para o sistema de ventilação.
O trajeto entre os dois países, feito em um trem (Eurostar), demora aproximadamente 35 minutos, em uma velocidade média de 160 km/h. O túnel é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana dos Engenheiros Civis.
A construção desse empreendimento foi sem dúvida um grande passo para a integração no seguimento político-econômico entre França e Inglaterra, além de amenizar o isolamento Britânico em relação ao que se desenvolve na União Européia.
O Eurotúnel foi inaugurado em 1994, após oito anos de muito trabalho e um investimento de 16 bilhões de dólares, oriundo da França e da Inglaterra.
Os três túneis paralelos possuem funções distintas, dois possuem compartimentos usados para transportar caminhões, carros e passageiros, e o outro é usado para o sistema de ventilação.
O trajeto entre os dois países, feito em um trem (Eurostar), demora aproximadamente 35 minutos, em uma velocidade média de 160 km/h. O túnel é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana dos Engenheiros Civis.
A construção desse empreendimento foi sem dúvida um grande passo para a integração no seguimento político-econômico entre França e Inglaterra, além de amenizar o isolamento Britânico em relação ao que se desenvolve na União Européia.
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
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