Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana

Geografia humana

A ciência geográfica tem como principal objeto de estudo o espaço, que é organizado e modificado por meio das relações homem-natureza. Portanto, os elementos humanos e físicos estão diretamente relacionados e se interagem no processo de organização espacial.

Visando proporcionar maior praticidade para as pesquisas dos leitores, classificamos os artigos em Geografia Humana e Geografia Física. Entretanto, é importante ressaltar que essas duas vertentes não estão desvinculadas, e que essa divisão não prejudicou a análise crítica da configuração do espaço geográfico resultante das relações sociedade-meio.

Portanto, essa seção de Geografia Humana irá abordar artigos relacionados à população, distribuição populacional, composição étnica, globalização, relações econômicas, desigualdades socioeconômicas, transportes, fontes de energia, dentre outros assuntos pertinentes.

Diante da diversidade de temas que a Geografia Humana aborda, dividimos os textos em subseções. Sendo assim, os artigos estão classificados em:

- Meios de Transporte.
- Fontes de Energia.
- Acordos Internacionais.
- População.
- Países.
- Continentes.
- Migração.

Boa leitura!

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

As relações sociais no espaço geográfico
As relações sociais no espaço geográfico
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

A Geografia Humana é a ciência que estuda o espaço geográfico, concebendo-o não tão somente como um meio, mas também como um agente e um produto das atividades humanas, sendo também visto como um organismo vivo e dinâmico. Assim, podemos dizer que os estudos dessa área do conhecimento resumem-se:

a) às sociedades em geral

b) à relação entre homem e espaço

c) à distribuição das práticas culturais

d) à dinâmica dos conhecimentos abstratos humanos

e) aos processos de concentração demográfica e urbana

Questão 2

O espaço geográfico surge da intervenção humana sobre o meio natural. As tecnologias são o instrumento dessa intervenção. Na era industrial, com o carvão, a máquina a vapor e as ferrovias, e depois com o petróleo, o motor a combustão interna e o automóvel, o meio técnico substitui extensamente o meio natural. Atualmente, com a revolução tecnocientífica, emerge um novo meio que se organiza em torno das telecomunicações e das redes digitais.

(MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p. 97).

Com o avanço das formas de intervenção e transformação da sociedade sobre o espaço, temos a transformação do meio e das técnicas utilizadas nesse processo. De acordo com a literatura especializada, o conceito que melhor sintetiza as recentes transformações mencionadas no trecho acima é:

a) meio cibernético digital

b) meio organizativo estrutural

c) espaço das trocas imateriais

d) espaço das tecnologias digitais

e) meio técnico-científico-informacional

Mais Questões

Seções de "Geografia humana"

Artigos de "Geografia humana"