Whatsapp icon Whatsapp

Recursos Minerais do Brasil

Mineração no Brasil: um importante recurso econômico
Mineração no Brasil: um importante recurso econômico

O Brasil é um imenso território com uma formação rochosa antiga. Graças a isso, possui grande quantidade de minerais. Destaque para minerais metálicos, como o ferro, o manganês e a bauxita (minério de alumínio). Esses minerais são a base da indústria mineradora brasileira, principalmente o minério de ferro. Em menor escala, porém não menos importante, tem-se também o ouro, o cobre e o nióbio.

Para se ter uma ideia da importância da indústria mineral para o país,  em 2011 ela apresentou saldo positivo de US$ 34 bilhões na balança comercial brasileira, representando 18% de todos os produtos exportados.

Ferro: O Brasil está entre os 5 maiores produtores de minério de ferro do mundo. Ele é extraído, principalmente, nos Estados de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em Minas Gerais, o ferro é explorado no Quadrilátero Ferrífero (região centro-sul do Estado), enquanto que no Pará é explorado na Serra dos Carajás, localizada no sudeste do Estado. Segundo o Ministério de Minas e Energia do Brasil, o minério de ferro representa 93% das exportações do setor de mineração do país. Sua maior utilidade é a de ser matéria-prima para produção do aço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Manganês: Semelhante ao minério de ferro, o manganês serve de matéria-prima para a produção do aço. Ele é o responsável em dar liga aos componentes do aço. A maior parte do manganês extraído destina-se a essa finalidade. No Brasil, ele é concentrado principalmente na porção norte do território, sobretudo no estado do Amapá. Mas também é encontrado no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, e na Serra dos Carajás, no Pará.

Bauxita: Outro mineral importante para o país é a bauxita, matéria-prima do alumínio. O Brasil detém a terceira maior reserva do mundo. Suas jazidas são encontradas, principalmente, nos estados de Minas Gerais e no Pará. O processo de transformação desse mineral em alumínio é muito caro e oneroso ao meio ambiente. Por isso, é tão importante a reciclagem de latinhas de alumínio.

Apesar de o Brasil possuir tantos recursos e riquezas minerais, o processo de transformação e produção desses recursos fica nas mãos de grandes empresas multinacionais estrangeiras. Consequentemente, grande parte dos lucros não permanece no país, não beneficiando assim sua população.

Publicado por Regis Rodrigues de Almeida

Artigos Relacionados

Jazida de carvão.
Carvão mineral no Brasil
A produção dessa matéria-prima em solo brasileiro.
A mineração pode gerar diversos impactos ambientais
Impactos ambientais da Mineração
Conheça os principais impactos ambientais da mineração, uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade.
Conjunto de diferentes minerais de uso econômico
Minerais
As principais características dos minerais, suas propriedades, classificação e os critérios utilizados para suas caracterizações.
Característica visual do solo tipo “terra roxa”.
Os solos brasileiros
Os principais solos do Brasil e suas características básicas.
Vitória-régia, planta aquática do pantanal Mato-Grossense
Pantanal Mato-Grossense
O bioma considerado como uma das maiores planícies alagáveis do mundo.
Vegetação caducifólia da Caatinga, que perde as suas folhas no período da seca
Principais biomas brasileiros
Clique e conheça as características dos principais biomas brasileiros.
video icon
História
Muro de Berlim: da construção à queda
Assista a nossa videoaula para conhecer a história do Muro de Berlim (1961-1989). Confira também no nosso canal outras informações sobre a Idade Contemporânea e Guerra Fria.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!